4 cuidados que você precisa ter para comprar o primeiro imóvel

67940-x-cuidados-que-voce-precisa-ter-para-comprar-o-primeiro-imovel

banner-mktplacedireto-2
67940-x-cuidados-que-voce-precisa-ter-para-comprar-o-primeiro-imovelO mercado imobiliário é um setor extremamente popularizado no Brasil. Muitos sonham todos os dias com a casa própria. No entanto, mesmo endo conhecido é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar o primeiro imóvel.
Proprietários de primeira viagem ainda correm o risco de cometer alguns erros banais, mas que podem gerar uma bela dor de cabeça no futuro. Quer descobrir como evitá-los? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Fique atento à avaliação

Um dos principais cuidados que você precisa ter para comprar o primeiro imóvel diz respeito à avaliação e à precificação da unidade. É essencial que ela seja feita do jeito certo, de forma que você não acabe pagando acima do valor de mercado e amargue um tremendo prejuízo logo de início.
Para que isso não aconteça, você deve comparar com outras propriedades na mesma região, com metragem e diferenciais semelhantes, e descobrir se existe uma discrepância. Também é fundamental conhecer o que valoriza uma casa ou apartamento. Os itens mais importantes são localização, metragem, vagas na garagem, acabamento e infraestrutura.

2. Faça uma bela vistoria

Uma vez que o imóvel esteja dentro da faixa de preço correta, é hora de investir em uma boa vistoria para descobrir se existem problemas ou até mesmo vícios ocultos na unidade. Uma análise bem-feita pode revelar defeitos não apontados pelo vendedor e você pode desistir da compra ou barganhar um belo desconto.
Dê atenção especial para as partes hidráulicas e elétricas, pois seus reparos podem ser bem dispendiosos. Sinais de pintura fresca, por exemplo, podem ocultar algum vazamento ou infiltração. Abra todas as torneiras e teste as luzes em horário de pico (entre 19 e 21 horas). Caso a intensidade diminua, o quadro de energia pode precisar de substituição.

3. Simule o financiamento

Outro dos cuidados que você precisa ter para comprar o primeiro imóvel é descobrir se essa aquisição efetivamente cabe no seu orçamento e se você terá condições de pagar as parcelas em dia no caso de um financiamento. Muitas pessoas acabam comprando na empolgação e sofrem depois para quitar a sua dívida.
O lado bom dessa história é que os bancos, instituições financeiras e construtoras oferecem a possibilidade de simular as prestações, verificando o saldo total e o valor já com a incidência dos juros. Dessa maneira, você vê se seu orçamento comporta os gastos e pode fechar negócio sem medo.

4. Verifique a documentação

Não é raro vermos imóveis com problemas de documentação. Por isso, para que você não tenha uma bela dor de cabeça no futuro e nem precise arcar com as dívidas feitas pelo antigo proprietário, o ideal é ter olhos atentos e só fazer uma proposta depois de ter certeza de que a papelada está cristalina.
Peça as certidões negativas do vendedor de CND e INSS, justiças municipais, estadual, federal e do trabalho, falência e concordata, ações cíveis e no cartório de protesto. Do imóvel, solicite a matrícula atualizada, certidão negativa de IPTU e ônus reais, o “habite-se” e, para finalizar, promessa de compra e venda datada e assinada. Dividas antigas podem ser cobradas do novo proprietário. Por isso, todo cuidado é pouco.
Esses são alguns cuidados que você precisa ter para comprar o primeiro imóvel! Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!
banner-mktplacedireto-1
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?
]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *