4 dicas práticas para fazê-lo manter suas resoluções financeiras

money-256312_640

money-256312_640

Todas as pessoas têm sonhos e fazem planos para conquistá-los, mas para isso é preciso um planejamento financeiro. Criar metas bem definidas e se organizar para cumpri-las é um passo fundamental para que você não fique sem investimentos e acabe sendo pego de surpresa.

Confira algumas dicas do GuiaBolso.com que vão te ajudar a manter as suas resoluções financeiras, de forma simples e satisfatória.

 

Tenha objetivos bem definidos

Você quer estudar fora? Juntar dinheiro para se casar? Ou pretende trocar de carro o mais rápido possível? Entender o seu momento é sem dúvida o primeiro passo. Com estas questões claras é possível fazer um planejamento que envolva os seus gastos fixos e variáveis, já com uma quantia estabelecida para atingir o seu objetivo.

Esse tipo de exercício é extremamente positivo, pois além de ser algo palpável e que dá um retorno satisfatório, já que você vai conseguir realizar e depois poderá partir para um novo plano, ainda é uma ótima forma de não gastar tudo o que recebe sem um propósito maior.

 

Acompanhe a sua conta bancária

Mesmo que esteja em uma situação financeira confortável, não deixe de acompanhar a sua conta diariamente. Esse controle é importante e deve se tornar um hábito. Com isso é possível entender no que você pode economizar ou como está o seu comportamento de consumo e, assim, fazer planos mais palpáveis.

 

Tenha sempre um plano B

Dentro de tudo o que planejamos sempre devemos considerar as falhas. Um projeto pode não ir para frente como se esperava ou a promoção pode demorar um pouco mais a acontecer. No entanto, como isso não é algo previsível, o ideal é que nos meses em que estiver um pouco mais tranquilo já garanta uma quantia a mais para a conta ou até mesmo adiante alguns pagamentos dos meses seguintes, como a parcela do carro, por exemplo. Assim, caso as finanças fiquem um pouco mais apertadas nos próximos meses, você terá um em que se apoiar.

 

Registre o seu progresso

O ser humano é movido a recompensas, por isso é importante registrar o seu desempenho ao longo dos meses. Se conseguir visualizar as suas conquistas, ou seja, tudo o que juntou e a forma como progrediu, com certeza será uma motivação ainda maior para continuar e obter ainda mais controle sobre as suas finanças.

No final das contas, o importante é ter controle e entender que o seu esforço tem uma causa e valerá a pena. Não deixe as suas resoluções financeiras para o próximo mês. Lembre-se de que quanto antes começar, mais rápido conseguirá atingir os seus planos e a satisfação será recompensadora.

 

Agora que você já leu o nosso artigo, que tal começar? Conte a sua experiência para nós e não deixe de acompanhar o blog, sempre com dicas e novidades para o seu bolso. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário!

Já conhece o novo GuiaBolso? Acesse GuiaBolso.com, seu controle financeiro + inteligente.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *