5 dicas infalíveis para aumentar a sua produtividade no trabalho

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46796-x-dicas-infaliveis-para-aumentar-a-sua-produtividade-no-trabalhoQuem nunca se viu com uma montanha de projetos, relatórios e demandas para cumprir no trabalho e sem saber como arrumar tempo para colocar tudo em ordem? Você sabia que existem inúmeros fatores externos que prejudicam a produtividade no trabalho da maioria das pessoas?
Redes sociais, dezenas de grupos em chats de mensagens, uma conversinha aqui e outra acolá em momentos inoportunos e ligações pessoais a todo instante são alguns desses fatores que não apenas atrapalham a rotina profissional como favorecem a boa e velha procrastinação ao longo do dia.
Para evitar esse tipo de situação e aumentar seu ritmo e produtividade no trabalho, enumeramos 5 dicas que todo profissional deve adotar. Vamos lá?

1. Crie uma rotina saudável para o seu dia a dia

Quando falamos em rotina saudável, isso significa tudo que você faz dentro e fora do horário de trabalho. Por isso, evite acordar em cima da hora, levante cedo para que tenha tempo de fazer uma atividade física, uma meditação, passear com seu cachorro ou, simplesmente, tomar um bom banho com calma. Tome seu café da manhã em família tranquilamente ou leia as notícias do dia.
Esses momentos tranquilos antes de ir ao trabalho ajudam tanto o organismo a despertar e ganhar ritmo quanto favorece a criatividade, o senso de organização e a concentração. Isso tudo faz com que o dia flua melhor.

2. Mantenha sempre atualizados: listas, agenda e cronogramas

Todos os projetos, os prazos, as datas, as reuniões, as viagens e os almoços de negócios precisam ser organizados, anotados e verificados todos os dias. Para tal, você pode usar:

  • Planilhas;
  • Agendas físicas;
  • Agendas eletrônicas;
  • Listas de prioridades — que podem ser por data, por importância ou por urgência;
  • Cronograma geral do planejamento da empresa.

Todos os seus compromissos precisam ser anotados. Quando finalizados, coloque uma observação, sublinhe, risque ou catalogue. Sempre quando chegar à empresa, verifique quais são os compromissos do dia, quais tarefas estão com prazos mais apertados e qual será sua prioridade no momento.

3. Desconecte-se, já que produtividade no trabalho não combina com redes sociais

Esqueça as redes sociais durante seu horário de trabalho. Elas distraem, consomem seu tempo, tiram o foco e fazem com que você se perca entre papéis, projetos e prazos. Então, desative as notificações.
Por mais que você trabalhe como publicitário, redator ou social media, ocupe-se apenas em cuidar e verificar os canais dos clientes do qual você é responsável. Use seu horário de almoço para conversar online com amigos ou verificar seus perfis.
Em muitas empresas, o uso de redes sociais em horário de expediente pode até acarretar em demissão por justa causa. Fique atento!

4. Aprenda a compartilhar e delegar tarefas quando necessário

Não queira abraçar o mundo com os braços, pois, você tem grandes chances de não conseguir dar conta de tudo sozinho. Por isso, caso sinta que tem muito trabalho para cuidar, observe as pessoas ao seu redor e veja com quem poderá compartilhar ou a quem delegará algumas de suas responsabilidades.
Mas não prolongue essa ação. Seja honesto com você e com a sua equipe e divida as responsabilidades com tempo de folga para que a outra pessoa possa trabalhar com calma.

5. Pare de procrastinar e de deixar tudo para depois

Procrastinar é acumular problemas. Nesse caso, acumular trabalho. Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer agora. Desafie-se a concluir tarefas em 3 horas em vez de 8 horas, por exemplo.
Nunca pense que o prazo está distante e que aquilo que tem em mãos pode ser feito mais para frente. Trabalhos feitos em cima da hora perdem qualidade, pois estão sujeitos à falta de revisão, à falta de atenção aos detalhes e a serem entregues com prazos estourados.
Com uma rotina bem organizada e deixando pequenos vícios de lado, é possível tornar o trabalho mais fácil e rápido. Como consequência, consegue-se aumentar e qualificar a produtividade no trabalho exercido.
Gostou das nossas dicas sobre como manter a produtividade no trabalho? Segue alguma rotina eficaz e quer compartilhar conosco? Deixe o seu relato nos comentários!
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