5 dicas para decorar um apartamento novo sem gastar muito

banner-mktplacedireto-2 Texto escrito pela equipe do blog da Plano e Plano. A aquisição de um imóvel ou uma grande reforma sempre carregam muito entusiasmo… Só que ele pode ir embora rapidinho se você se empolgar e acabar gastando mais do que devia. É provável que você tenha se planejado para arcar com os custos da obra – ou da compra. Mas e aqueles que vem depois da entrega das chaves? A decoração, por exemplo, se não programada, pode comprometer uma reserva que você não estava contando em gastar. Apesar de ser uma despesa a mais, decorar a casa não pode ser deixado de lado. Ela faz parte da identidade que você quer dar ao local e te ajudará a se sentir acolhido pelo seu novo cantinho. Pensando nisso, preparamos algumas dicas legais para que a decoração caiba no seu bolso! Confira:

1. Determine o seu orçamento antes de começar

O primeiro passo para não se atrapalhar com os gastos que sucedem a obra é estabelecer um teto para eles. Sabendo exatamente qual é o máximo que você está disposto a gastar, fica mais fácil de planejar cada compra e não cometer nenhum impulso. Se você já adotar um planejamento financeiro, tudo ficará muito mais simples. Com o aplicativo Guiabolso, por exemplo, você cadastra a sua conta bancária e tem todas as suas despesas categorizadas. Assim, você consegue ver quanto da sua renda está, de fato, disponível para investir na decoração. Na aba planejamento do app, é possível estabelecer um teto para essa despesa. Conforme tiver gastos e classificá-los nesta categoria, o aplicativo te ajuda a visualizar se ainda há folga para mais alguns nesta área.

2. Invista em itens atemporais

Não é muito eficiente gastar dinheiro com um acessório que está na moda se você está tentando economizar na decoração. Afinal, daqui há alguns anos, a tendência é que queira trocá-lo por já não combinar com o estilo do momento. Por isso, nossa dica é que você priorize móveis, acessórios e itens de decoração que sejam clássicos e atemporais. Investir em peças versáteis e multiuso também é ótimo para não ter que renovar tão cedo a decoração, mas poder fazer algumas mudanças ao longo do tempo.

3. Pinte um quarto ou parede de acento com uma cor ousada

A pintura é a ferramenta de decoração mais acessível que existe, então abuse dela! Considerar sua personalidade e os acessórios que irão compor o espaço é fundamental para n?o correr o risco de enjoar cedo da coloração! Para ficar mais fácil de visualizar como ficaria o ambiente, algumas casas de tinta, como Coral e Suvinil, disponibilizam simuladores em aplicativo ou no próprio site. Neles, você pode inserir uma foto do cômodo e aplicar a cor que chamou a sua atenção. Ótimo para não se enganar né? Se mesmo assim você ficar na dúvida, pode pedir para a loja preparar uma amostra da tinta escolhida. Aí, é só testar em um pedacinho da parede.

4. Faça você mesmo

Não é à toa que a moda Do It Yourself  (Faça você mesmo) está ganhando popularidade: é uma forma de economizar dinheiro, ocupar o tempo livre fazendo algo produtivo e colocar a criatividade em prática. O site DCoração oferece muitas ideias para você se inspirar. Basta escolher o material ou ambiente que tem interesse e seguir os tutoriais. Aceite o desafio e coloque a mão na massa!

5. Aproveite o excelente custo benefício de itens usados

Você já pensou alguma vez em comprar coisas de segunda mão? Itens de decoração reaproveitados, além de mais baratos, carregam um charme especial – mesmo em imóveis novinhos em folha. Em brechós especializados em acessórios para casa e sites de compra e venda de itens usados, como o Mercado Livre, OLX e o Remobile, você encontra tudo o que estiver procurando! Mesmo com a verba pequena, dá sim para ter um imóvel com a sua cara! Utilize as nossas dicas para decorar o seu apartamento novo e ainda ter dinheiro para comemorar com os amigos a sua conquista! banner-mktplacedireto-2]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *