5 dicas para fazer um controle financeiro que funciona

banner-620x100-2 controle financeiroFazer controle financeiro é uma questão de hábito. Com força de vontade e autodisciplina é possível assumir as rédeas das suas finanças e saber como administrar o próprio dinheiro. Uma das melhores formas de trazer este hábito para sua vida é apostar na ajuda valiosa de uma ferramenta de controle financeiro. Uma das melhores opções é o GuiaBolso, sistema gratuito  e automático, que permite que você organize sua vida financeira em menos de dois minutos. Confira algumas dicas para fazer um controle financeiro que funciona:  

Saiba o quanto ganha e quanto gasta

A regra de ouro para quem quer começar a fazer controle financeiro é saber exatamente o quanto ganha e quanto gasta. Para isso, é importante ter disciplina para anotar todas as despesas que tem por mês, mesmo as menores, como suco ao chegar no trabalho, bala no cinema, mesada das crianças. Para o controle financeiro ser eficaz, não deixe também de categorizar seus gastos. Assim, você saberá exatamente para onde seu dinheiro está indo: moradia, alimentação, lazer, contas residenciais etc. Ao final do mês, reserve um tempo para analisar sua planilha de gastos e ver em que áreas está gastando mais e onde é possível economizar.

Leia mais: As 4 melhores planilhas de gastos para seu dinheiro

Crie metas de gastos com a regra dos 50-15-35

Controle financeiro só é possível com planejamento. Para manter suas finanças em dia, crie metas de gastos para usar seu dinheiro com sabedoria e não correr o risco de extrapolar seu orçamento. Uma das melhores formas de fazer isso é usando a regra dos 50-15-35. Segundo o modelo, 50% da renda mensal devem ser destinados para gastos prioritários como aluguel, condomínio, contas residenciais, mensalidade da escola, plano de saúde etc. Outros 15% são reservados para prioridades financeiras. Caso você tenha dívidas, use esta quantia para quitá-las. Se não, reserve este valor para criar uma reserva de emergência ou poupar para realizar um sonho. Os 35% restantes são usados para manter o estilo de vida.

Leia mais: Você conhece a regra dos 50-15-35?

Acompanhe o desempenho ao longo do mês

Para o controle financeiro ser realmente eficaz, é muito importante que você acompanhe o desempenho das suas finanças ao longo do mês. Criar este hábito é importante para que você não corra o risco de ter surpresas desagradáveis como, no final do mês, se deparar com a conta corrente no vermelho porque gastou demais ou ter o cartão de crédito recusado porque estourou o limite.  

Crie uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é essencial para lidar com imprevistos financeiros sem correr o risco de ficar no vermelho. O valor que você destinará para este fundo varia de acordo com as suas possibilidades, mas o ideal é que gire em torno de 10% do seu salário. Uma reserva de emergência razoável corresponde de três a seis meses da sua renda mensal média.

Leia mais: O que considerar ao criar sua reserva financeira

Tenha metas para realizar os sonhos financeiros no médio e longo prazo

É mais fácil adquirir o hábito de fazer o controle financeiro quando você estabelece metas para realizar sonhos no médio e longo prazo. Se você deseja fazer um curso no exterior, veja o valor que terá que desembolsar e em quanto tempo gostaria de ir. A partir daí, veja o quanto terá que economizar por mês para realizar este sonho. banner-620x100-1Leia mais: Os 5 melhores aplicativos de controle financeiro  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *