6 dicas para não cair em golpe ao contratar um empréstimo

1 (2)

Por Marcela Rampini

Desde que a quarentena chegou à realidade das nossas vidas, a renda de muitas pessoas foi comprometida – seja por ser um trabalho autônomo e as lojas estarem fechadas, ou por ter redução de jornada e consequentemente redução de salário, perda de emprego e tantas outras possibilidades. O empréstimo pessoal vêm sendo mais procurado e, infelizmente, muita gente tem caído nos famosos golpes. 

Foi pensando nisso que o Guiabolso reuniu algumas dicas pra te ajudar na hora de contratar o seu crédito online. Assim, você faz tudo de casa e ainda numa instituição segura. 

1 – Desconfie se te pedirem dinheiro antecipado

Eu sei, parece que é óbvio, mas é o tipo de golpe mais comum que existe. Se você tem buscado um crédito, jamais pague antes de receber, além de sempre cuidar para não fazer depósitos em contas de pessoa física. Pessoas físicas não estão autorizadas, em nenhuma hipótese, a conceder empréstimos online. Por isso, jamais deposite valores em contas bancárias que não sejam de pessoa jurídica.

2 – Use os canais oficiais da empresa e cheque CNPJ

Se você tem buscado pelo seu crédito dentro do nosso aplicativo ou outra plataforma, use sempre os canais oficiais. Feche negócio dentro do aplicativo ou com um dos nossos consultores autorizados. Jamais ofereça seus dados em uma página que você não confie. 

Além disso, sempre cheque se a empresa tem um CNPJ válido. Você pode fazer isso no site da Receita Federal. No site do Banco Central, também é possível checar a relação de instituições autorizadas a operar no Brasil. Vale a pesquisa!

3 – Procure saber mais sobre a instituição

Sites como o Reclame Aqui são pioneiros quando o assunto é saber mais sobre uma instituição. Procure sobre a instituição que você pretende pegar o empréstimo e leia a respeito. As reclamações de outros consumidores sobre a empresa irão dizer muito sobre o tipo de atendimento que você terá e se a instituição é segura.

4 – Desconfie de anúncios milagrosos de empréstimos online

Os empréstimos online são regulamentados pelo Banco Central (BACEN) e devem respeitar uma série de requisitos. Por isso, desconfie se alguma plataforma te oferecer o crédito de maneira muito diferente do padrão já analisado. Perceba se existe alguma processo que fuja da regra, como pagar antes de receber o valor, depositar em contas de pessoas físicas, prazos muito longos de pagamento, poder fazer empréstimo em nome de outra pessoa, entre outros.

5 – Procure o certificado de segurança no site

O certificado de segurança é um cadeado verde que aparece na barra de endereços do site acessado. Assim, fique atento a esse detalhe já que os sites passam por um rigoroso processo de auditoria e verificação para obter o certificado.

Além disso, é importante checar se a conexão do site é segura e criptografada para evitar a ação de hackers. Na barra de seu navegador, o endereço da web deverá começar com “https://” em vez de apenas “http://”.

6 – Procure uma instituição que seja confiável

O Guiabolso fez um post que trouxe algumas instituições que podem te oferecer um crédito barato e que realmente são confiáveis. Em tempos de crise, é preciso entender o motivo do teu crédito para que você possa fazer escolhas assertivas. No post, alguns tipos de empréstimos também são explicados, assim você pode analisar com calma qual o melhor para você.

Leia mais:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *