6 formas de se preparar para o inesperado e não cair nas dívidas

preparar financeiramente

dívidas

A vida é cheia de altos e baixos. Por isso, temos sempre que estar preparados para encarar eventuais dívidas, desgastes emocionais e planos que não deram certo. Como muitas dessas situações não podem ser evitadas, manter as finanças organizadas é o melhor caminho, já que agir proativamente é muito melhor do que viver correndo atrás do prejuízo.

Se você também pensa assim, mas ainda não encontrou a melhor maneira de se manter financeiramente saudável, confira algumas dicas de como evitar gastos desnecessários, não criar dívidas e ainda poupar dinheiro. Confira:

Fundo de emergência para prevenir dívidas

Como o próprio nome diz, o fundo de emergência é uma reserva financeira para nos proteger das adversidades da vida. Guarde o suficiente para conseguir manter suas despesas de três a seis meses, prevenindo-se para períodos fora do mercado de trabalho por doença, demissão ou outra situação peculiar.

O melhor caminho para chegar a esse valor é seguir a regra dos 15-35-50 e guardar 15% da sua renda todos os meses em uma conta específica para esse fim, sem misturar com outras fontes de renda ou despesa. A poupança é um bom lugar para construir seu fundo de emergência.

Previdência privada para pensar no futuro

Depois de ter a reserva de emergência, seu próximo foco deve ser se preocupar também com a aposentadoria. Uma previdência privada pode ser uma boa pedida, já que você contribui com valores fixos mensalmente e garante um salário maior na velhice.

Plano de saúde para cuidar do presente

Existem algumas garantias que são indispensáveis, como o plano de saúde. Seja uma simples gripe ou algo mais grave, estar prevenido para esse tipo de imprevisto é essencial. Se você ainda não tem 30 anos, pode optar por um plano de coparticipação, que oferece valor mais atrativo. Entre os 30 e 40, a escolha é sua: vale avaliar a frequência com que você vai ao médico e precisa de laboratórios.

Mas se você já passou dos 40 anos, o ideal é que você tenha um plano com cobertura completa, para não ficar na mão quando mais precisar, e nem adquirir dívidas em caso de alguma emergência médica.

Seguro automobilístico para dirigir mais tranquilo

Todo mundo está sujeito a um imprevisto no trânsito. Uma parada repentina, a bateria estragada ou até mesmo um acidente podem ser incômodos para você e sua família, então invista em um seguro. Além de garantir o ressarcimento dos valores perdidos, você também ganha em tranquilidade, pois a seguradora cuidará da maior parte dos trâmites para você.

Seguro residencial para não se preocupar no dia-a-dia

O seguro residencial sempre acaba esquecido pelas pessoas, exceto quando acontece algum tipo de inconveniente. Ninguém nunca espera acidentes naturais, furtos e incêndios, mas esses eventos acontecem e trazem muitos gastos e, se você não estiver preparado, dívidas.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *