Bruany Bianchi
Muitos sonham em serem milionários, mas poucos estão preparados para mudar suas atitudes financeiras. Quando falamos em planejamento financeiro lembramos imediatamente de algumas palavras: antecedência, organização e disciplina. Para você começar a acumular 1 milhão de reais você vai precisar delas.
O primeiro passo é contribuir para sua construção de reserva, o quanto antes iniciar mais fácil será. Os aportes mensais farão toda a diferença no seu futuro. No exercício realizado os recursos arrecadados em um longo período de contribuição, fará com que o montante final seja composto por uma fatia maior dos rendimentos do que por aportes realizados, fazendo assim, o tempo e a rentabilidade trabalharem por você.
Se a acumulação acontecer desde o momento do nascimento, o esforço financeiro cai quase pela metade, por exemplo, com uma contribuição de R$357,00 mensais, o montante proveniente dos juros pode chegar a 76%. Se for aos 5 anos de idade, o pai precisará aumentar a contribuição da filha para R$456,00 e o montante proveniente dos juros fica em torno de 73% e assim gradativamente diminuindo. O quanto antes você iniciar os aportes, maior será o acúmulo decorrente dos juros. Confira no gráfico abaixo.
Portanto antecedência e planejamento são palavras chaves para concretizar um milhão de reais. Depois, deixe o tempo trabalhar por você e ao final desfrute sua nova vida de milionário.
Para começar a planejar seu futuro, comece por esses passos:
– Trace seu objetivo: por exemplo, quero chegar a 1 milhão de reais até minha aposentadoria
– Defina em quanto tempo você vai chegar a esse valor. A própria instituição financeira pode te ajudar nos cálculos e assim também definir o valor das contribuições e quando aumentá-las.
– Qual vai ser o tipo de investimento? Renda fixa ou renda variável? O que faz sentido para meu perfil e capacidade? Observe que se você for mais conservador, provavelmente as contribuições serão maiores, e se caso, for mais arrojado será menor.
– Não esqueça da sua aposentadoria! Acompanhe seu investimento, de tempos em tempos, revise seu plano. Confira se o valor aportado está condizente com sua situação financeira, não deixe de conferir se os investimentos escolhidos estão no caminho certo.
* Levamos em consideração o seguinte cenário: as mesmas taxas reais anuais (4,5% a.a) e mensais (0,37% a.a).
]]>
Acumule 1 milhão de reais em 55 anos
