Muitas pessoas sofrem grande parte de suas vidas, tendo a sensação de que o sucesso que lhes é atribuído, na verdade, não é merecido. Com isso, deixam de aproveitar os resultados de suas conquistas e são, o tempo todo, assombradas pela possibilidade de os outros notarem essa “farsa”. A esse quadro, dá-se o nome de síndrome do impostor.
Acompanhe o post de hoje e entenda mais sobre esse mal que acomete mais gente do que você supõe.
Principais características da síndrome
Ela faz com que o seu portador tenha a nítida sensação de não ser capacitado, mesmo sendo um verdadeiro sucesso. Também deixa quem a tem com a ideia que suas vitórias deveriam ser atribuídas a fatores externos, como à sorte, por exemplo. Por mais que não se fale muito nisso, esse problema que afeta milhões de pessoas no mundo todo é comum a quem demonstra tendência a se menosprezar, considerando como de menor valor tudo o que pensa e que faz.
Seus mais típicos sintomas
Pensamentos de não ser merecedor de elogios ou de posições para as quais foi escolhido a ocupar são sintomas de que a síndrome do impostor está instalada. Há, paralelamente a essas concepções, a ideia de que, a qualquer momento, serão descobertos os verdadeiros motivadores do sucesso alcançado, e isso ocasiona um verdadeiro temor recorrente.
Comportamento dos portadores
Quem sofre da síndrome do impostor tende a cometer auto sabotagem. Isso se dá de diversas maneiras: procrastinação é uma delas, já que, ao deixar tudo para a última hora, seu portador aumenta as chances de fracassar em tarefas importantes e se livra da culpa que acompanharia um provável sucesso.
O que motiva o pensamento da existência do eu-impostor
Pensamentos que transferem a responsabilidade sobre os resultados das ações para um eu-impostor podem ter suas raízes em episódios de desvalorização das ações do indivíduo, ainda na sua infância. Esses pensamentos também são atribuídos à baixa autoestima e à visão pessimista de si mesmo.
Como se libertar da síndrome do impostor
As mais eficientes formas de se livrar dessa angustiante e contraproducente síndrome estão contidas em tudo aquilo que puder ser usado para reforçar a autoimagem e a autoestima.
Aprendendo a lidar com o sucesso
Ainda tratando de formas eficazes para abandonar os pensamentos originados pela síndrome do impostor, ressaltamos a necessidade de saber lidar com o sucesso. Para o portador da síndrome, os desdobramentos de suas conquistas como maiores responsabilidades e o medo de não conseguir corresponder satisfatoriamente a elas são aterrorizantes.
Portanto, é fundamental, ao se perceber estar com pensamentos que tipificam a síndrome, assumir uma postura corajosa diante dos fatos e enxergar-se como apto e capaz das conquistas já realizadas e das que dela resultarão.
Mais um dos fatores que destaca a síndrome do impostor é o fato de afetar pessoas muito capazes. Vítimas desse mal ocupam posições de liderança, são ícones populares e fazem parte de todas as vertentes. Portanto, ao identificar algum pensamento que se pareça com os que listamos aqui no post, mude o quanto antes seu jeito de encarar as coisas e, se necessário, procure ajuda profissional, como terapia ou psicólogo.
O que você achou do post? Compartilhe a sua opinião aqui nos comentários!
Leia também:
– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>
Muito bom!
Ainda que em menor ou maior grau, acredito que todos nós passamos em alguma fase da vida com essa síndrome.