Agora é possível preencher e enviar declaração de IRPF por smartphones e tablets

noticias-irpf-via-celular-ou-tablet-2

Receita Federal está oferecendo uma facilidade a mais para os contribuintes que entregarem a declaração de IRPF, o Imposto de Renda de Pessoa Física 2013, ano-base 2012: ela poderá ser feita através de tablets ou smartphones, e a novidade já está sendo conhecida como m-IRPF. De acordo com as últimas notícias da própria instituição, no entanto, apesar de já estar em funcionamento o aplicativo, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, ainda é um piloto, portanto ainda está sendo aprimorado.
Vale lembrar que o último dia de entrega é 30 de abril. A ideia é atingir os contribuintes que têm um controle financeiro mais simples, portanto também é mais descomplicada a declaração. Mas, como o aplicativo ainda é um piloto que deverá ser aprimorado nos próximos anos, ele ainda não poderá ser usado por quem tem rendimentos provenientes de doação ou herança, profissionais liberais ou os contribuintes que tenham tido rendimentos ou lucros e dividendos no exterior, ou lucro com a alienação de bens. O mesmo vale ainda para quem tem que declarar ônus reais ou dívidas como empréstimos e financiamentos.
É bom ficar atento, porque, de acordo com as últimas notícias, para imprimir a declaração ela deverá antes ser salva no computador importando o arquivo do programa gerador da declaração, que deverá ser baixado. Além disso, quem optar pelo m-IRPF é bom prestar atenção no controle financeiro na hora de fazer as contas, porque o aplicativo também não permite enviar declaração retificadora, o que também deverá ser feito pelo computador pelo ReceitaNet.
Outra limitação é que, quando usado pelo IOS, o aplicativo também não salva a declaração automaticamente após o envio, tendo que ser cumprido um passo a passo para tanto. Apesar dessas limitações, a expectativa da Receita Federal é que 5 milhões dos 26 milhões de declarações sejam entregues através do novo sistema móvel.]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *