Antecipe sua aposentadoria com essas dicas

aposentadoria-1-228x171

Culturalmente, só começamos a pensar em aposentadoria quando estamos muito próximos a ela, depois de termos trabalhado arduamente uma vida inteira e quando temos menos disposição física para investir nisso. O eterno dilema é como conseguir uma aposentadoria tranquila, sem perder em qualidade de vida.

Vislumbramos uma tendência onde os profissionais buscam uma aposentadoria antecipada, com tranquilidade, para que possam aproveitar os melhores anos de suas vidas aposentados e não trabalhando. Sabia que isso é possível?

Hoje, daremos dicas para você antecipar sua aposentadoria. Confira!

retirement-planning

Economize sempre!

Como falar em aposentadoria tranquila sem pensar em economia? Se você deseja se aposentar é preciso conter gastos e poupar. Mas muitas vezes nosso dinheiro acaba e não percebemos o que fizemos com ele. Uma boa solução para encontrar os ladrões diários de nossas economias é fazer um acompanhamento de gastos durante o período de um mês através de uma planilha de gastos. Anote tudo o que você gastar, comprar e pagar, desde as contas da casa ao cafezinho após o almoço. Após tomar nota de tudo, comece a verificar onde você pode realizar cortes:

  • Alimentação fora de casa: a alimentação é um dos grandes responsáveis por aumentar nossos gastos. Fast Food, pizzas, lanches, sorvetes, doces, roubam nosso dinheiro e a nossa saúde, portanto mais um incentivo para economizar. Sempre que possível, procure se alimentar em casa.

  • Veículos e combustível: encontre rotas mais econômicas para seus destinos, economizando no consumo de combustível. Sempre que possível deixe o carro na garagem e procure fazer uma caminhada ou utilizar outro meio de transporte como bicicletas, ônibus e metrô. Seu bolso irá agradecer e o meio ambiente também.

  • Gastos Mensais: economize nos serviços mensais como energia elétrica, água, gás, telefonia e TV a cabo.

Resumindo, economize o máximo possível da sua renda mensal.

Invista!

De nada adianta economizar e guardar o dinheiro embaixo do colchão, não é mesmo? Dinheiro parado não rende, muito pelo contrário, desvaloriza. Busque um investimento seguro para realizar a aplicação de suas economias e deixe o dinheiro valorizar. E não caia na tentação de resgatar a quantia investida antes do prazo determinado.

  • Imóveis: se você possui imóveis ou dinheiro suficiente para investir neles, invista. Esse é um investimento seguro que poderá trazer uma boa rentabilidade. Além da renda obtida pela venda, você pode também alugá-lo e garantir mais dinheiro para outros investimentos.

  • Poupança: um dos investimentos mais tradicionais, possui rendimento mensal atualizado sempre na data de aniversário. A poupança é um investimento de baixo risco e o dinheiro aplicado pode ser retirado a qualquer momento. No entanto, possui baixos rendimentos, por isso os economistas indicam a poupança como uma forma de se habituar a guardar dinheiro.

  • CBD – Certificado de Depósitos Bancários:  esse investimento é um título de renda fixa, com rentabilidade pré ou pós-fixada. Estes títulos geram uma remuneração ao investidor em períodos definidos. Cada vez que um investidor compra um título, ele está “emprestando” dinheiro para o banco. Sendo assim, os juros cobrados nesta transação retornam ao investidor como rendimento.

  • Tesouro Direto: é uma aplicação financeira para pessoas físicas, onde é possível adquirir Títulos Públicos Federais.

  • Ações: uma ação representa um pedaço de uma determinada empresa. Quando você adquire uma ação, se torna sócio da companhia, mesmo que em pequena proporção. Esse é um investimento de alto risco, mas que possibilita também um alto rendimento. Portanto, para investir, você precisa buscar ações de empresas sólidas e contar com o acompanhamento de um profissional de confiança.

O segredo para adiantar a sua aposentadoria é trabalhar muito, economizar muito e realizar bons investimentos. Dessa forma você terá uma aposentadoria tranquila e tempo para aproveitá-la com sua família e amigos.

 ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *