Passo a passo: como investir para a aposentadoria

77136-passo-a-passo-como-investir-para-a-aposentadoria-sem-erros

banner-mktplacedireto-2

77136-passo-a-passo-como-investir-para-a-aposentadoria-sem-errosCom a reforma da Previdência Social em constante debate, é muito difícil não pensar em como as mudanças propostas recentemente afetarão a aposentadoria do brasileiro. Estar ciente de que o dinheiro arrecadado para a Previdência Social não é o bastante para cobrir os custos da velhice é uma questão primordial para qualquer empregado do país.

Neste contexto a melhor estratégia é prevenir, e começar a planejar e investir em uma aposentadoria pode ser a garantia para que o futuro seja tranquilo. Por isso, separamos para o post de hoje algumas dicas para que você saiba como investir para a aposentadoria sem erros. Confira!

Quando é a hora de começar?

A verdade é que quando se trata de investir para aposentadoria, o quanto antes melhor. Mesmo que você escolha um investimento que garanta um bom rendimento em longo prazo, é importante estar ciente que a área econômica é inconstante e que daqui a 30 anos tudo pode mudar. Por isso, há uma grande diferença entre começar a investir aos 30 anos e não aos 40, por exemplo. Se você começar mais cedo, aos 30, a diferença pode ser bem gritante e quando você estiver com 65 anos o seu patrimônio poderá valer até 3 vezes mais do que se você começasse dez anos depois. Então reforçamos que a melhor hora para começar a investir na aposentadoria é o mais cedo possível, a fim de obter uma renda satisfatória e que garanta o seu bem-estar. Leia também: – Compare 5 opções de empréstimo pessoal online – As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro – Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online? – Planilha de gastos mensais: como fazer?

O que levar em conta antes de escolher?

É preciso que você fique atento, mesmo que você já tenha escolhido o seu investimento e ele faça parte do Tesouro Direto ou da Previdência Privada, pois apesar das facilidades esses investimentos têm suas variações. Nem todos os tipos de investimentos podem gerar um rendimento suficiente. Deve-se levar em conta também a inflação no Brasil, que tende a ser alta, o que pode pesar no resultado final do investimento. Por isso, faça uma boa pesquisa sobre a alternativa escolhida e principalmente em relação à possibilidade de sua rentabilidade em longo prazo.

Quais são as melhores opções para investir para a aposentadoria?

Ao pensar em deixar de contar com a Previdência Social deve-se saber que existem algumas opções no mercado bastante variadas e que podem gerar bons resultados. Como primeira opção, o contribuinte tem a possibilidade de escolher uma Previdência Privada, uma forma de aplicar o seu dinheiro sem ter de pensar muito na administração, já que ela é realizada por um gestor contratado. Apesar da facilidade da Previdência Privada, pesquise com calma os custos e a forma de tributação. Sem fazer as contas com cuidado você pode contratar um produto desvantajoso. Outra opção é o Tesouro Direto, mais especificamente o IPCA, que é um tipo de título público que faz parte da cartela de títulos do Tesouro. Basicamente você concede dinheiro ao governo e é pago por isso. Uma das grandes características é que esse título é o único de origem pública que garante um retorno real acima da inflação. Existem outras opções que podem ser úteis, porém a melhor dica é: qualquer que seja o investimento escolhido, opte por um que gere renda em longo prazo. E ai gostou do nosso post? Ele foi útil para você e para os seus planos de investir para a aposentadoria? Siga-nos nas redes sociais — Facebook, Twitter e LinkedIn — e não perca nossas atualizações! banner-mktplacedireto-2]]>

4 Comments

  1. Quando penso em aposentadoria coloco, como uma das melhores opções e a mais interessantes, a Aposentadoria Imobiliária. Onde é possível montar uma carteira de imóveis que me garante uma excelente renda no futuro. E quem paga seu investimento é o inquilino. Muito fácil de iniciar e administrar.

    • Oi, Jackson!
      Que legal que você encontrou uma maneira rentável pra você!

      Um beijo,
      Marcela

  2. Então o melhor é o tesouro

    • Oi, Aelimar!
      Isso vai depender do que vai mais sentido pra você!
      Mas o tesouro é uma ótima possibilidade, sim!

      Um beijo,
      Marcela

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *