Aprenda a reconhecer e a se proteger das pessoas tóxicas nas finanças

guiabolso

Por Carol Stange, especialista em finanças pessoais

Publicado em 09/02/2021

Nem sempre é fácil reconhecer as pessoas tóxicas à nossa volta e  existem muitos tipos delas: as invejosas, ciumentas, pessimistas,  manipuladoras, mentirosas.  

O tema hoje aborda as pessoas tóxicas nas finanças. Suas críticas  estão disfarçadas de piadas que debocham das nossas conquistas e  escolhas financeiras, de comentários sarcásticos e maldosos  mascarados de elogios. 

As pessoas tóxicas nas finanças usam as palavras para criticar e  agredir sem parecer que estão fazendo isso.  

Alguns exemplos de como isso pode acontecer no dia a dia: 

“Muito bonita sua casa nova, gostei! Pena que o bairro não é muito  valorizado, né? Você deve ter conseguido pagar mais barato por causa disso… mas hoje em dia ficamos cada vez mais em casa! Fico feliz por você estar feliz.” 

“Trocou o carro, que legal! Eu ia comprar um desse, mas gasta muita  gasolina e eu preferi não fazer isso agora. Imagina, tanta coisa importante pra gastar, vou gastar com gasolina? Prefiro gastar meu dinheiro com coisas mais relevantes. Mas muito linda essa cor.” 

“Ah, férias! Que gostoso, vai viajar? Eu não posso, tenho que  trabalhar. A vida não me dá as coisas assim, eu sempre tive que  correr atrás, né?” 

“Uau, sua unha tá grande, tá linda! Eu acho tão bonito, mas eu não  consigo, faço muita coisa em casa, você sabe como eu gosto de casa  bem limpinha!” 

“Na próxima vida eu venho igual você: vida paga, futebol toda semana, domingo de perna para cima. Alguém nessa vida tem que trabalhar, né? Meu chefe não é bonzinho, não! Tenho sempre que mostrar serviço.”

As emoções escondidas por trás desses comportamentos são, via de regra, complexo de inferioridade e inveja. Essas pessoas precisam diminuir o outro para se sentirem satisfeitas. Têm necessidade de minimizar e questionar as conquistas alheias para se sentirem satisfeitas com a sua própria vida. 

Quem sofre com a presença das pessoas tóxicas nas finanças precisa,  antes de tudo, entender que esse comportamento é mais sobre a própria pessoa do que sobre o alvo da sua inveja.  

Como se proteger?  

  • Entender que nem sempre é pessoal. Pessoas tóxicas são como são e envenenam todos os seus relacionamentos; você pode  ser apenas mais um. 
  • Deixe de dar tanta importância. Você é a única pessoa capaz de  controlar o quanto os outros podem impactar sua vida.
  • Seja cauteloso. Não conte segredos, conquistas e planos.

A pessoa tóxica é um familiar? Acostume-se, você não irá mudá-la, mas se blinde contra essas agressões.  

É possível se afastar e romper o relacionamento? Siga sua vida ao lado de quem torce genuinamente por você. 

Quando aprendemos a reconhecer os elogios disfarçados de crítica e  entendemos que nem sempre esse comportamento é consciente, nós  somos capazes e de seguir em frente sem nos deixarmos abater.  

Você sabe que suas conquistas financeiras são resultado de trabalho e esforço, e esse mérito, ninguém é capaz de tirar de você.  

Baixe o app e conecte suas contas pra acompanhar suas finanças automaticamente e tomar as melhores decisões na palma da mão!

Baixar app Guiabolso

Um beijo e vejo você no próximo conteúdo sobre finanças pessoais. Até mais!

Leia mais:

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *