Aproveite as férias escolares para ensinar seu filho a poupar

ferias-escolares-educacao-financeira-1

Durante as férias a criança tem oportunidade de gastar dinheiro em outras coisas, como por exemplo, passeios e saídas. Se seu filho já recebe mesada, pergunte-lhe se pretende fazer gastos extras nas férias.
Seu filho pode participar no planejamento das despesas da família. Não é preciso debater os assuntos mais importantes ou delicados com ele, o importante é que ele tenha a noção que o dinheiro é um recurso limitado, mesmo para o papai e a mamãe, e é preciso aprender a gerenciá-lo. O planejamento dos passeios em família é uma boa ocasião. Deixe que ele se envolva em questões como quanto dinheiro precisaremos para uma viagem? Como faremos o controle de despesas? Que despesas não programadas poderemos fazer?
As férias escolares são ótimas para ensinar também o valor do trabalho. Como seu filho tem mais tempo livre, incentive-o a fazer algum tipo de trabalho e estabeleça uma recompensa por isso. Este trabalho não deve ser algo em que ele tenha o dever de colaborar, como fazer sua cama ou ajudar na mesa. Mas talvez ele possa limpar seu carro e ganhar umas moedas extra, ou algo mais criativo, como um desenho ou uma pintura, que ele poderá vender à família.
Lembre-se que o objetivo é fazer com que ele se sinta motivado a trabalhar para receber sua recompensa, e não obrigado a trabalhar. Por outro lado, se ele recebe mesada, poderá achar que a recompensa do trabalho não compensa em relação à que já recebe sem trabalhar. Cabe aos pais a tarefa de encontrarem o melhor equilíbrio.
Aproveite o tempo livre do seu filho para ensinar-lhe as virtudes da disciplina, do planejamento e do controle de despesas e que ele tenha uma boas férias!]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *