Aproveite o 13º para liquidar suas dívidas

13-bom-momento-para-pagar-dividas-2

Segundo um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 80 milhões de brasileiros receberão o 13º salário em 2012 – número 2,5% maior do que os do ano passado. Este montante será responsável pela injeção direta de cerca de R$ 131 bilhões na economia – um reforço relevante para o fim de ano e que pode impulsionar o consumo. Entretanto, quem é do setor de varejo, deve conter a empolgação, já que muitos brasileiros aproveitarão esse dinheiro extra para proceder à redução de dívidas.


A avaliação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) é que 61% dos brasileiros que terão 13º salário usarãoos valores para redução de dívidas, o que, aliás, é o mais recomendados por economistas e especialistas em orçamento doméstico.


E se você é mais um dos mais de 60 milhões de brasileiros endividados, a dica é não se deslumbrar com esse valor extra, manter o foco na eliminação completa de seus débitos. Financiamento é um recurso de último caso em muitos países desenvolvidos. No Brasil, a cultura do consumo como sinônimo de status impulsiona muitos cidadãos a gastarem mais do que ganham, escravizando-se por longos anos (e, às vezes, para sempre).

Em outras palavras, é necessário aprender a viver com o que se ganha. Ou melhor, com menos do que se ganha, já que, guardar algum percentual para a poupança é algo extremamente necessário.


Assim, se você tem alguma dívida em curso, o fim do ano (momento propício para reflexões), bem como o recebimento do 13º, é uma boa oportunidade para tentar quitar suas dívidas por completo e recomeçar sua vida financeira do zero, assim que for possível. Use seu dinheiro com sensatez.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *