Aproveite o momento de declarar o Imposto de Renda para revisar a planilha de orçamento

controle-de-despesas-com-a-planilha-de-orcamento-2

A melhor saída para não se dar mal é ter um controle de despesas bem estruturado, realístico e organizado em uma planilha de orçamento, onde todos os itens estejam discriminados, já contando com extras futuros e previsíveis, como reajustes de plano de saúde, da TV a cabo ou a apresentação de ballet da filha no final do ano, por exemplo. E não adianta nada fazer de conta que seu filho não vai querer viajar com a escola em outubro, porque você sabe que isso vai acontecer.
Lembre-se que para que o controle de despesas funcione é preciso que você tenha a exata noção de onde seus gastos estarão comprometidos, e não esqueça também de reservar um pouquinho, por menos que seja, para imprevistos, como gastos com saúde.

Além disso, é através da planilha de orçamento que você pode descobrir também onde economizar: olhando para a do ano passado dá para perceber o que foi feito de errado e corrigir, tanto nos gastos com a casa quanto do carro.
Por exemplo, você tem as chamadas despesas fixas, aquelas cujo valor não muda, como aluguel, que só é reajustado no período determinado em contrato. Mas há as despesas variáveis, como luz, telefone, condomínio, que mudam a cada mês. No caso das contas de serviço, veja como economizar trocando as lâmpadas, por exemplo. No caso do condomínio, participe das reuniões, debata preços, ofereça-se para buscar os melhores preços. Assim você economiza e reduz o seus gastos.
Outra boa dica é dar uma olhada no que você esqueceu de colocar na lista do ano passado, nas dificuldades de agora para montar o seu Imposto de Renda, e prestar atenção naquela pasta de recibos, para que nada fique de fora das deduções, mas que você tenha tudo certinho se por acaso houver algum erro e cair na malha fina. Afinal, o Leão não é exatamente um bicho dócil.]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *