Como fazer o cancelamento do cartão de crédito

shutterstock_108298505-2

Recebeu um cartão que não foi solicitado? Cansou de estourar o orçamento com as compras por impulso feitas no crédito? Percebeu que tem mais de dez opções de cartão na carteira? É hora de dar um basta nesta situação. Para não ser pego de surpresa por dívidas e taxas remanescentes, é preciso ter paciência e cancelar o cartão corretamente.

Quer saber como fazer? Confira nossas dicas!

shutterstock_108298505

Verifique se há saldo devedor ou compras parceladas no cartão

Antes mesmo de entrar em contato com a administradora para fazer o cancelamento do cartão de crédito, confira qual é o seu saldo devedor e se há compras parceladas a vencer. Lembre-se que apenas o titular do cartão pode cancelar o serviço. Outro lembrete importante diz respeito aos cartões dos dependentes: eles também serão automaticamente desativados.

Na hora de verificar o seu saldo devedor, não se esqueça que não basta ter quitado integralmente a última fatura. O valor a ser pago é calculado alguns dias antes do vencimento do cartão, então algumas compras realizadas após essa data podem não ter sido computadas.

Ligue para a central de atendimento ao cliente

Depois de saber qual é seu saldo devedor e confirmar que não há mais compras parceladas a vencer,  é hora de entrar em contato com a central de atendimento ao cliente para cancelar o cartão. Ao conversar com o atendente, confirme se não há nenhuma pendência e se o saldo está completamente quitado. Caso ainda tenha algum valor restante, confira se ele procede e, se sim,  pague a dívida imediatamente. Ligue, então, mais uma vez para a central e cancele o cartão. Não deixe de solicitar o número de protocolo do atendimento. Ele será fundamental caso você tenha algum problema no futuro. Para maior segurança, anote também o nome da pessoa com quem falou, assim como o dia e a hora em que a ligação foi feita.

Fique atento à confirmação do cancelamento

O cancelamento do seu cartão de crédito deve ser confirmado por meio de uma carta oficial ou pelo recebimento de uma fatura zerada, sem nenhum valor a pagar. Caso você não receba esta confirmação em algumas semanas, ligue novamente para a central de atendimento do cartão para saber o que aconteceu e confirmar mais uma vez que o cancelamento realmente foi efetivado (ao entrar em contato, tenha seu protocolo em mãos).

E se eu estiver em renegociação ou tiver compras pendentes?

No caso de estar renegociando a dívida, a melhor opção é solicitar o pedido de suspensão do cartão, já que quem se encontra neste processo não pode cancelar o mesmo enquanto a pendência não for quitada. Quanto a questão das compras em aberto, você pode optar pelo cancelamento, mas deve ter em mente que, nesses casos, a empresa costuma cobrar todas as parcelas da compra de uma só vez.

Depois de passar por todo o processo de cancelamento do cartão de crédito, você deve (aí sim!) quebrá-lo ou cortá-lo com a tesoura, evitando que alguém mal-intencionado tente usá-lo incorretamente. Lembre-se que você pode cancelar o serviço a qualquer hora: basta apenas a decisão de que não deseja mais utilizar esta forma de pagamento. Além disso, fique atento às suas despesas pendentes para não ter dor de cabeça no futuro e boa sorte com o processo!

E então, o que achou das dicas? Já teve algum problema com o cancelamento de cartões de crédito? Precisa cancelar o serviço e achou que essas instruções serão úteis? Não se esqueça de compartilhar sua opinião com a gente!

]]>

13 Comments

  1. Não estou trabalhando. Por isso quero canselar meu cartão Master card.

    • Oi, Marineuda
      Tudo bem? Basta ligar no seu banco ou na Mastercard e pedir o cancelamento. Você ainda receberá as futuras faturas do cartão, mas assim que terminar de pagá-las o cartão deve ser cancelado.
      Boa sorte!

  2. Não estou trabalhando e gostaria de cancelar meu cartão

    • Oi, Thais
      Tudo bem? Seguindo as dicas você vai conseguir. =)
      Boa sorte na busca por emprego!

  3. Gostaria de cancelar cancelar o cartão da loja Marisa/ Avennida, mas eles pedem para ligar somente em telefone FIXO, nem a pessoa mais velha da minha familia usa telefone fixo, o que faço !
    Mas uma perguntinha, tenho o cartão da Avennida a 1 ano, e fazem 2ou 3 meses em que eu tenho que ir a loja para pagar um seguro que eu nao aceitei no valor de 6 reias, o que devo fazer ! Pois o unico papel em que assinei foi para fazer o cartão, pq o seguro nao veio desde o primeiro mes de uso do cartão então!?
    Desde ja agradeço !

    • Oi, Karina
      Tudo bem? A loja não pode te obrigar a ter um telefone fixo para cancelar o cartão. Você deve ir até um estabelecimento e pedir o cancelamento. Se eles disserem que isso só pode ser feito pelo telefone, informe que você não tem telefone e que quer ligar da própria loja. Sobre a taxa de seguro, reveja o contrato que assinou para ver se isto não estava descrito em letras miúdas.
      Boa sorte!

  4. Fiz uma solicitaçao do cartao de credito credcad e so diz que esta em analize poi meu amigo fez o mesmo e em poucas horas feio a resposta agradeço

  5. Gostaria de receber newsletter e outras novidades do site.
    Agradecido,
    Otaviano Souza

    • Oi, Otaviano
      Tudo bem? É só baixar o app e fazer o cadastro. Você automaticamente se inscreve na newsletter desse jeito.
      =)

  6. Realizei uma compra na Ricardo Eletro e eles me empurram um cartão da losango, que eu nunca recebi, acabei de quitar a divida e quero cancelar. É possível sem o numero do cartão, porque não recebi?

    • Oi, Viviane
      Tudo bem? Sim, claro! Você deve apresentar seu CPF e RG para eles localizarem no sistema deles o cartão e cancelá-lo.
      Boa sorte =)

  7. Parabéns pelo conteúdo, com certeza está ajudando muitos brasileiros. Com + de 60 milhões de negativados, o Brasil precisa aprender mais sobre educação financeira.

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *