Casamento começando a vida financeira juntos

casamento-orcamento-1

Sua vida mudou 180 graus. Você casou e agora existe alguém em sua vida para dividir tudo, inclusive as finanças. A coisa já começou com a festa de casamento – um grande evento, com gastos correspondentes. Tudo tem de ser pensado e dividido pelos dois. Neste momento já é possível conhecer seu futuro cônjuge e ter noção da atitude dele ou dela quanto à saúde financeira. Uma vez dito o “sim”, quem cuida da saúde financeira do casal? Vocês dois, seu cônjuge ou um contador? Se vocês assumirem esta tarefa juntos, podem estabelecer regras a serem cumpridas igualmente pelos dois.

Em um casamento moderno, as tarefas são divididas de acordo com as possibilidades. Lavar a roupa, limpar a casa, fazer a comida, e também cuidar do orçamento. Se você nunca morou junto com seu cônjuge, agora é preciso conversar e entender a maneira dele ou dela se comportar em relação à saúde financeira. Afinal, casamento significa crescer juntos. Isto inclui, muitas vezes, contrair dívidas juntos para um investimento promissor no futuro.

Além do orçamento doméstico, existem outras áreas a serem revisadas: que tipo de seguro vocês possuem? Há alguma sobreposição, ou seja, vocês não estão pagando por 2 quando poderiam estar usando um só? Outros pontos a serem revistos são o seguro de vida e os planos de saúde, pois eles sofrem mudanças quando o estado civil se altera. Muitas vezes, ficam mais baratos do que na época de solteiros. Isto sem falar em CPF, Carteira de Identidade, de motorista, etc, todos os documentos tem de ser alterados e adaptados à nova situação.

Para manter uma boa saúde financeira e matrimonial, é bom adaptar os orçamentos. Mesmo os mais individualistas vão ser obrigados a repensar sua maneira de gastar e de economizar, pois não estão mais sozinhos.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *