Cinco passos para começar o planejamento em 2013

planejamento-financas-pessoais-2

Planejamento, a palavra de ordem quando precisamos organizar nossas finanças pessoais, é como se define o processo de administração da nossa renda, despesas, dívidas e investimentos para alcançarmos alguns objetivos ao longo da vida, como comprar um carro, viajar, adquirir a casa própria, entre outros.

planejamento financas pessoaisE que tal começar 2013 planejando a sua renda, seus gastos e o que vai economizar para conseguir realizar algo que há tempos você quer? Veja quais são os cinco principais passos que ajudarão a organizar suas finanças pessoais e a começar o planejamento da sua vida financeira, evitando, assim, acúmulo de dívidas e a tão temida falta de dinheiro e visando conquistas futuras.

Adote o hábito de registrar todas as suas receitas e todas as suas despesas, tanto as despesas fixas quanto as extras. Visualizando os números, você terá uma visão ampla de como está ou é sua vida financeira.

financas pessoaisSe as suas finanças pessoais não vão muito bem, pelo que você viu na planilha que fez, o passo seguinte é eliminar o que é supérfluo, cortar todo gasto desnecessário e, se existem dívidas, tentar negociá-las junto às lojas ou bancos. Evite fazer empréstimos, pois você estará perdendo dinheiro, pagando juros sobre juros.

 

Estabeleça objetivos. Junto com eles, estabeleça metas para que você sinta que tem uma responsabilidade até aquela data. Tenha sempre um percentual de sua receita guardado. Aplique em poupança ou qualquer outra aplicação rentável, pois, além de você guardar dinheiro para atingir o planejado, você deve estar preparado também para os imprevistos.

financas planejamentoToda vez que se sentir tentado a gastar mais do que pode ou a fazer um financiamento ou uma compra parcelada a longo prazo, lembre-se que, além de se endividar, talvez até com mais do que possa arcar, você estará desviando o caminho daquela meta que está lá, planejada.

 

São pequenos passos, difíceis até, mas deles dependem o nosso sucesso e realização, tanto profissional quanto pessoal. E que o ano de 2013 seja o ano de mudanças para quem precisa, para quem tem sonhos, planos e quer chegar a algum lugar.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *