Como aprender uma língua estrangeira sem gastar nem um centavo

Learn English - Tablet Computer

Learn English - Tablet Computer

Como você bem deve saber, dominar uma segunda língua pode te ajudar a dar um “up” na carreira. Além disso, aprofundar os conhecimentos em outros idiomas enriquece a bagagem cultural de qualquer pessoa. O único problema é que os cursos nessa área costumam custar caro. Financiar um intercâmbio, nem se fala!

Mesmo diante dessas limitações financeiras, você não deve desistir de aprender uma nova língua só porque fazer um curso presencial não cabe no seu orçamento. A boa notícia para você que alimenta  esse desejo, é que atualmente existem alternativas eficientes e gratuitas para se tornar um expert em um segundo idioma. Quer conhecê-las? Então confira o artigo que o GuiaBolso.com preparou para você!

 

Recorra a sites específicos

A internet é uma fonte excelente para quem quer aprender uma língua estrangeira de forma prática e gratuita. Existem alguns sites excelentes que viabilizam o aprendizado  de diferentes idiomas. O Livemocha é uma das opções mais populares nesse sentido e, o site oferece serviços gratuitos e pagos para as pessoas que querem aprender ou aperfeiçoar um idioma. Cumpre ressaltar que apenas os cursos básicos são grátis.

Uma excelente alternativa para quem quer ampliar o vocabulário é o Memrise. Diferentemente do Livemocha, esse site oferece ferramentas de memorização para internalizar as palavras já aprendidas e esquecidas por falta de uso. Há também o Duolingo, site famoso no Brasil por apresentar metodologias divertidas e eficientes para ensinar inglês, francês, espanhol, alemão, dentre outras línguas.

Vale destacar que qualquer que seja o site escolhido por você, é importante ter foco, disciplina e força de vontade para aprender de verdade. A possibilidade de gerenciar o tempo, ditar o próprio ritmo e a frequência de estudo é uma vantagem, mas também representa um desafio na modalidade de ensino a distância.

 

Assista séries e filmes em outras línguas

Um recurso frequentemente utilizado por pessoas que querem aprender outras línguas é abrir mão dos filmes dublados. Essa estratégia tem apresentado êxito e ajudado a formar alguns autodidatas. Especialistas afirmam que as séries indicadas para aprender línguas estrangeiras são as que retratam situações cotidianas. Além disso, o ideal é assistir o episódio uma vez com legenda em português, uma vez sem legenda e uma vez com a legenda no idioma que você deseja aprender. Naturalmente o vocabulário será aprendido, mas você deve tentar praticá-lo após assistir a série.

Outra dica bacana, que segue esse mesmo princípio, é escutar músicas internacionais, conferir a tradução dessas canções e tentar cantar junto. Não é suficiente para aprender uma nova língua, mas é uma metodologia que complementa outras ferramentas, como por exemplo, os cursos online.

 

Use apps móveis

Existem inúmeros apps gratuitos para aprender  idiomas a qualquer hora e lugar. Do inglês ao japonês, você pode ampliar os seus conhecimentos usando seu tablet ou smartphone, de forma prática e o melhor: totalmente de graça! É essa a proposta de aplicativos como o LinguaLeoM, Babbel, Voxy,  How to Say, Speak English, dentre outros.

 

Aposte nos e-books e vídeo aulas

Basta dar uma pesquisada rápida na internet, para encontrar uma série de vídeo aulas e e-books gratuitos que ensinam idiomas para o nível básico, intermediário e avançado. Há opções para quem deseja adquirir as primeiras noções sobre a língua estrangeira e também para quem busca aperfeiçoar os conhecimentos que já possui. Certamente algum desses materiais será adequado para suas expectativas.

 

E aí, gostou das nossas sugestões? Curte a ideia de aprender um novo idioma sem gastar um tostão? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários!

Já conhece o novo GuiaBolso? Acesse GuiaBolso.com, seu controle financeiro + inteligente.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *