Como conseguir dinheiro emprestado?

dinheiro emprestado

620x100-foto dinheiro emprestadoA situação financeira apertou e a decisão parece inevitável: você precisa saber como conseguir dinheiro emprestado. A verdade é que não é tão simples assim conseguir empréstimos com as instituições financeiras. Cumprir alguns requisitos é necessário: ter renda a partir de determinado valor, nome limpo no mercado, etc. Veja tudo o que precisa saber como conseguir dinheiro emprestado:

Quais são os principais requisitos?

As instituições financeiras exigem que o interessado em adquirir um empréstimo, seja ele online ou consignado, cumpra alguns requisitos principais antes de liberar o dinheiro. Isto acontece porque bancos e financeiras precisam de garantias que o cliente irá realmente conseguir arcar com as parcelas do empréstimo que adquiriu. Por isso, é muito difícil ter acesso ao dinheiro se não puder oferecer à instituição financeira garantias confiáveis que a quantia emprestada será devolvida. Conseguir a aprovação do empréstimo pelo banco é mais fácil se você tiver renda compatível com o valor que está sendo tomado emprestado. Outro ponto relevante é estar com o nome limpo no mercado. A maioria das instituições não empresta para quem está no cadastro de maus pagadores em instituições como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. Outro requisito importante é não ter parte da renda comprometida com outros empréstimos. Quando isso acontece, dificilmente o banco aprova o pedido, já que o risco de você não conseguir arcar com o compromisso financeiro é maior.

Leia mais: Empréstimo pessoal online: vale a pena?

Tipos de empréstimo mais populares

São diversas as opções de empréstimos no mercado. As mais populares são o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito. Apesar da aparente facilidade de conseguir o dinheiro, afinal, o cheque especial está disponível na conta corrente e o rotativo do cartão de crédito pode ser sacado no caixa eletrônico, estas opções são as que têm os juros mais altos do mercado. Outras alternativas para quem quer saber como conseguir dinheiro emprestado são empréstimo consignado, em que as parcelas são descontadas diretamente do contracheque, e o modelo com garantia de imóvel. Nestes tipos de empréstimo, os juros cobrados são mais baixos exatamente porque o banco tem uma garantia mais concreta de que o dinheiro emprestado será devolvido. Quem não pode recorrer a uma destas alternativas ainda tem a opção de requisitar um empréstimo pessoal ao banco. Os juros são mais altos, mas, ainda assim, mais em conta do que no caso do cheque especial e rotativo do cartão. Uma boa opção também é ver empresas que fazem empréstimo online, como Geru, Lendico e Just. Geralmente, por ter uma estrutura menor conseguem oferecer taxas mais atrativas de empréstimo pessoal.

Leia mais: Como sair das dívidas?

Dicas para conseguir um bom empréstimo

O primeiro passo para quem deseja conseguir um bom empréstimo é analisar se realmente precisa desta quantia. Reflita se não é melhor cortar gastos e viver com menos do que pegar dinheiro emprestado com um banco. Se chegar à conclusão que esta é mesmo a melhor alternativa compare os juros cobrados pelas instituições financeiras no site do Banco Central. Verifique ainda o prazo de pagamento: em quanto menos tempo você quitar o empréstimo, menos pagará no total. Outro ponto importante é se certificar que as parcelas realmente cabem no seu orçamento. Se possível, economize para ter dinheiro suficiente para antecipar as últimas parcelas e pagar menos juros.

Leia mais: 50 dicas para aprender como economizar dinheiro

Empréstimos para quem tem nome sujo

Apesar de ser mais difícil, quem tem nome sujo no mercado pode conseguir um empréstimo. Se este for o seu caso, o indicado é procurar instituições financeiras que são especializadas neste tipo de negociação tendo em mente que os juros cobrados são muito mais altos. Fuja dos agiotas! Independentemente da forma escolhida para conseguir dinheiro emprestado, é importante ter em mente que esta nunca é a melhor opção. Organize-se financeiramente para quitar as parcelas e, no futuro, crie um fundo reserva para não passar mais por esta situação. 620x100-gradiente Leia também: – Compare 4 opções de empréstimo pessoal online  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?  ]]>

4 Comments

  1. Preciso operar minha esposa.

    • Oi, Kenedy
      Antes de tudo, boa sorte! Indicaria que você entrasse no aplicativo GuiaBolso e checasse a aba comparador.Lá você pode simular empréstimos pessoais em diversos bancos e instituições parceiras. Assim, você compara a taxa e já sabe prontamente qual seria a parcela a pagar. Vai dar tudo certo!

  2. Depois da simulação tem que ir no banco fazer o empréstimo?

    • Oi, Ellen
      Depende. Se o banco escolhido for uma instituição parceira, como o Just ou a Simplic, você pode fechar tudo de maneira online. Caso contrário, terá de ir ao banco para fechar o contrato.
      Boa sorte!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *