Empréstimo rápido: como conseguir o seu?

como conseguir um empréstimo rápido

Por Guilherme Campos

Pra conseguir um empréstimo rápido, fácil e seguro é muito importante já ter um valor exato definido. Também ajuda usar as opções online que existem. Elas simplificam o processo agilizando o envio dos documentos exigidos e a liberação dos valores. Mas ter uma boa nota de crédito (o chamado score) pode ser outro bom aliado. E não esqueça, mesmo precisando do dinheiro pra ontem fique atento ao valor dos juros e das parcelas pra que elas não prejudiquem o orçamento. Outra boa dica? Pesquise as ofertas, faça simulações e recorra a bancos grandes, pequenos, bancos digitais e fintechs.

Entendendo a relação entre o score e o empréstimo rápido

Muita gente sabe que o caminho entre pedir o dinheiro que precisa e o retorno positivo pode ser longo e reservar algumas frustrações por causa de pedidos negados.

Basicamente o banco ou instituição que recebe a solicitação tenta minimizar ao máximo o risco de não receber o dinheiro de volta do cliente. Por isso, cobram taxas e tentam analisar o histórico de pagamento da pessoa.

Alguns lugares conseguem acessar este histórico e outros se apegam em uma nota com base no histórico da pessoa pagar dívidas e honrar compromissos financeiros. Essa nota é chamada de score de crédito. Quanto maior o resultado, mais difícil a pessoa ser inadimplente. Normalmente essa nota costuma ir de 0 até 1 mil pontos.

  • 0 a 300 pontos – alto risco de inadimplência;
  • 301 a 700 pontos – risco médio de inadimplência;
  • 701 a 1 mil pontos – baixo risco de inadimplência.

Como melhorar o score de credito

Duas empresas famosas por fazer esses cálculos são a Serasa e a Boa Vista SCPC. Mas o que pouca gente conta é o que se pode fazer pra melhorar o score de crédito mais rápido. Por isso, o Guiabolso listou alguma dessas dicas:

  1. Evite ficar com o nome sujo, tente pagar as contas em dia e tenha paciência caso esteja ou tenha ficado endividado. Afinal, leva um certo tempo pra normalizar a situação depois de resolver o problema.
  2. Tente aumentar a renda. Isso vale tanto fazendo trabalhos extras nas horas livres, como vendendo o que não usa mais.

Quer mais? O Thiago Alvarez, CEO do Guiabolso, falou sobre isso em uma entrevista com a Carol Sandler do Finanças Femininas:

E saiba que se você optar pelo Guiabolso pode ser bem recompensado por isso. Uma pesquisa do app revela que seis em cada 10 usuários melhoram o score ao acompanhar as finanças regularmente. Dessa forma, em três meses a nota média dessas pessoas costuma subir em média 58 pontos. E vai pra 633 em uma escala de 0 a 1 Mil.

Outro destaque é mesmo que você esteja no vermelho  e com dívida é possível pegar um empréstimo pra resolver a situação. Da mesma forma que é possível incluir uma casa ou automóvel como garantia de devolver o dinheiro e assim reduzir a taxa de juros, se pode conseguir dinheiro e um empréstimo rápido pra negativado. Contudo, o maior problema talvez seja a taxa de juro mais alta e o valor das parcelas maior por causa do histórico de pagamento não ser muito favorável.

Não caia nas pegadinhas

Pegar um empréstimo online rápido também precisa ser sinônimo de pegar um empréstimo rápido e seguro, sem pegadinhas ou qualquer outra coisa que possa te dar dor de cabeça ou prejuízo. Em primeiro lugar, evite a autossabotagem.

Então, por mais que tenha pressa em conseguir o dinheiro é importante saber de fato quanto precisa. Usar simuladores de empréstimos e comparar ofertas é outra ajuda super importante pra diminuir o risco de pagar juros elevados ou enfrentar parcelas altas e a perder de vista. Lembre que o valor a ser devolvido precisa caber no bolso. E em paralelo você terá os gastos de sempre nos outros meses também. 

Alguns bancos e instituições financeiras costumam tentar outros tipos de golpe pra te enganar. Os mais conhecidos são:

Venda Casada

Com a quantidade de bancos e fintechs é quase um tiro no pé aceitar um empréstimo condicionado à contratação de um outro serviço ou produto. Pode até demorar um tempinho a mais, mas algum concorrente pode oferecer as mesmas condições sem te obrigar a ter que contratar esse algo a mais. Pode até ser que você encontre uma situação melhor.

Gato por lebre

Fique atento na hora de bater o martelo e fechar o empréstimo. Cheque se o valor da parcela é realmente aquele que estava antes e se os juros não aumentaram. Nada mais desagradável que só perceber isso no final do processo. Outro cuidado é não levar em consideração o custo efetivo total do empréstimo. Em alguns lugares as pessoas só são informadas da taxa cobrada (taxa nominal), mas não de todo o custo e das outras taxas incluídas na liberação do dinheiro.

Ter que pagar valores antecipados

Outra pegadinha que costuma ser aplicada é a de solicitar que se pague um valor antecipado pra liberar o dinheiro. Se o problema é justamente a falta dele não faz muito sentido isso. Desconfie. Fique atento ao contrato e confira a credibilidade da instituição com que você vai fechar o negócio (vale fazer isso no site do Procon e em outros lugares que deixam os clientes a vontade pra reclamar de problemas que tiveram com empresas e lugares). Todo cuidado é pouco em nome de valorizar o dinheiro suado de cada dia.

Como funciona no Guiabolso? Opções de empréstimo

Se você já usa o Guiabolso sabe que o app conhece como ninguém sua rotina de ganhos e gastos. A ponto de te indicar dicas personalizadas do que mais faz sentido naquele momento. Se o caixa está no vermelho o raciocínio aplicado é parecido.

O Guiabolso tem parceiros de crédito que levam em conta esse histórico de pagamento na hora de definir a taxa de empréstimo e o valor da parcela. Em 83% dos casos os parceiros de crédito da plataforma do Guiabolso ofereciam condições melhores que as do banco de origem dos usuários.

Então, bora conhecer o que o app tem a te indicar. Caso você não saiba como fazer isso a gente te ajuda. É só clicar aqui e ver o passo a passo de como fazer isso no app do Guiabolso.

Leia também:
Como aumentar o score de crédito
O que evitar na hora de pedir um empréstimo?

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *