Como criar uma planilha para controle de aluguel de casas?

direitos_banco

banner-GB
contratos-de-aluguel-reajustados-com-base-na-inflacaoQuem investe em imóveis e os aluga sabe como às vezes pode ser complicado prever quando ocorrerá o próximo recebimento ou então, como administrar múltiplos contratos de locação. Para que isso não aconteça, o jeito é manter o máximo de organização possível de modo que a pessoa consiga deixar tudo sob controle. A melhor solução nesses casos é criar uma planilha para controle de aluguel de casas. Quer aprender como fazer isso? Então confira as dicas a seguir.

A necessidade da planilha para controle de aluguel de casas

Quem aluga imóveis muitas vezes chega a perder o controle sobre quais pagamentos já foram efetuados ou quando ocorrerão os próximos recebimentos. Além disso, quem aluga casas em diferentes condições para inquilinos pode facilmente se perder em questões, como por exemplo, a forma como é feito pagamento de cada local. Por isso, é fundamental criar uma planilha para que em um só lugar seja possível avaliar quais são os recebimentos, quando eles acontecem e quais são as condições a serem observadas.

A criação da planilha

A planilha precisa ser criada de maneira altamente organizada para que seja fácil não apenas navegar por ela, mas também para que se encontrem dados importantes sempre que for necessário. De maneira geral, ela precisa ter:

Dados dos inquilinos

A primeira necessidade de uma planilha para controle de aluguel de casas é o conjunto de dados referentes a cada morador. Esses dados incluem nome completo, documentos de identificação, estado civil, informações de contato e também dados sobre os fiadores. Ter os dados dos avalistas é importante pois, na impossibilidade de pagamento do inquilino, você também poderá conversar com quem assumiu a responsabilidade do pagamento.

Dados dos imóveis

Separadamente devem estar os dados dos imóveis, como endereço, tamanho da propriedade e quem é o morador. A separação desses dados em abas diferentes é benéfica para quem tem um mesmo inquilino alugando duas unidades diferentes, por exemplo. Cada imóvel deve ter identificado quem é seu locatário e permitir uma integração com a aba de dados de quem os alugam.

Dados dos contratos

Em outra parte devem-se ter os dados dos contratos de cada aluguel com informações como data de fechamento do contrato, valor a ser pago e período de duração da locação. Essa parte é importante pois, permite que você faça uma avaliação sobre os valores dos imóveis em diferentes regiões e com diferentes características.
Além disso, manter um histórico sobre esses dados também é benéfico para que se tenha um controle sobre os preços e possa ser notada a necessidade de fazer reajustes quando o preço estiver congelado por muito tempo.

Dados dos recebimentos

Já nessa aba devem ficar todos os recebimentos de cada morador. Os dados devem incluir se o pagamento foi ou não recebido, qual o prazo máximo de pagamento e quando ele foi realizado. Dessa forma, você poderá manter um controle para saber se algum inquilino tem histórico de atrasos e poderá controlar de maneira mais efetiva de algo se não foi pago.

Dados extras

Também é benéfico fazer anotações extras acerca dos diferentes residentes, já que assim você consegue manter um controle maior. É importante anotar se você oferece alguma condição diferenciada para um inquilino ou se um deles paga sempre adiantado, por exemplo. Ter informações sobre como ocorre este relacionamento evita surpresas e desgastes e ainda permite que você se planeje de maneira mais efetiva.
Para criar uma planilha para controle de aluguel de casas é preciso que você inclua dados referentes aos inquilinos, aos imóveis, aos contratos e aos recebimentos, além de informações extras que possam ser úteis. Você também pode escolher entre separar dados em abas diferentes e que sejam integradas entre si, garantindo um planejamento financeiro altamente eficiente. Como você controla os diferentes aluguéis de casas? Está com dificuldades para criar sua planilha? Não deixe de participar logo abaixo, nos comentários!
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *