5 dicas para te ajudar a economizar combustível

gasolina

banner-GB
gasolinaEconomizar combustível é um ponto importante para quem quer ter um carro. No entanto, nem sempre o gasto de combustível está relacionado à quantidade de gasolina, álcool ou diesel que você coloca em seu veículo, mas a outros fatores que influenciam diretamente na manutenção do automóvel, na escolha do combustível e até mesmo no modo como você se comporta atrás do volante.
Para aqueles que possuem altos gastos com combustível todos os meses, a necessidade de economizar é ainda maior. Apesar de não existir uma receita secreta, algumas atitudes podem contribuir para o bolso do motorista.
E você não precisa deixar o carro na garagem para economizar combustível. Confira nossas cinco dicas e conheça os melhores truques!

1 – Mantenha os pneus calibrados

Você sabia que o pneu não calibrado pode consumir até 20% mais gasolina? Isso mesmo, quando os pneus estão murchos ou descalibrados, seu veículo aumenta a resistência à rolagem, sendo necessário fazer a calibragem corretamente de 15 em 15 dias, no mínimo. Agindo dessa forma, você evita o desgaste desnecessário do pneu, mantém o carro seguro para transporte e ainda reduz suas idas ao posto de combustível.

2 – Abasteça em postos de confiança

Encontrar combustível adulterado tornou-se muito comum. Este tipo de combustível “batizado” pode proporcionar sérias consequências para seu carro, afetando principalmente a injeção eletrônica. O resultado você já sabe: mais gastos no mecânico. Para fugir de vez dessa armadilha, dê preferência a postos de grandes redes ou lugares que tenham o certificado com selo da ANP (Agência Nacional de Petróleo).

3 – Controle a velocidade para economizar combustível

O trânsito não é uma pista de corrida, então, não será prudente pisar no acelerador a todo momento. Além de ser perigoso para a sua vida e de outras pessoas, a aceleração desgasta o motor e também é responsável pelo aumento de combustível, chegando a gastar até 20% mais.
Por isso, se você faz muitas ultrapassagens em alta velocidade, entre outras situações, é melhor desacelerar ou seu bolso terá prejuízo rapidamente também!

4 – Controle o uso do ar-condicionado

Sentir o ambiente do carro fresco quando estamos dirigindo é uma sensação muito boa, mas pode custar muito caro para o motorista. Responsável pelo aumento de até 2% no consumo de combustível, o ar-condicionado é considerado um grande vilão quanto o assunto é economizar, sendo necessário desligá-lo em dias com temperaturas mais amenas dentro da cidade, aproveitando assim o vento natural.

5 – Visite o mecânico regularmente

Procurar o mecânico apenas quando encontrou um problema não é uma decisão inteligente. Por essa razão, fazer revisões periódicas contribui para a preservação do automóvel e também para o uso de combustível. Visite também seu mecânico e peça para ele verificar os filtros, fazer um alinhamento, entre outros serviços que são indispensáveis para prolongar a vida útil do carro.
Está cansado de abastecer seu veículo e esvaziar seu bolso sempre? Então coloque em prática nossas dicas e comece agora mesmo a economizar combustível! Você também conhece outra dica legal? Deixe seu comentário abaixo.
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?
]]>

2 Comments

  1. Top essas dicas !!

  2. Dicas que começarei colocar em prática

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *