Como encerrar uma conta bancária

procedimentos-fechar-conta-bancaria-2

As facilidades de crédito são responsáveis por boa parte do processo de emergência de uma nova classe média no Brasil. Entretanto, mesmo com o fenômeno da “bancarização” de uma nova parcela da população brasileira, poucas pessoas têm conhecimento de seus direitos em sua relação com os bancos, bem como funciona alguns procedimentos simples dessas instituições. Você sabe, por exemplo, como encerrar sua conta bancária? Descubra como fechá-la e defenda a integridade de sua saúde financeira.

Segundo as normas que regulam a atuação das instituições financeiras no país, o cliente pode encerrar sua conta em qualquer momento sem ser submetido a qualquer espécie de multa. Basta preencher um formulário-padrão e entregá-lo em qualquer agência do banco em questão. Aqui, vale um lembrete: pode ser qualquer agência, ou seja, o consumidor não precisa ir exatamente à mesma agência em que tem conta para proceder ao pedido de encerramento). A partir da solicitação e da entrega de um protocolo de encerramento, a instituição é proibida de cobrar quaisquer taxas dos clientes, exceto a de finalização da conta bancária.

De acordo com o Procon, se um cliente não movimentar sua conta bancária por mais de 60 dias, deve receber uma ligação da gerência, questionando se o mesmo tem interesse em permanecer com a conta aberta ou deseja finalizá-la. Neste momento, ao optar por encerrar a conta, o cliente também tem algumas obrigações junto ao banco, como devolver cartões e pagar taxas ligadas à prestação de serviço de encerramento. Todavia, todo o processo não dura mais do que alguns minutos!

procedimentos fechar conta bancariaManter a integridade de sua saúde financeira envolve conhecer bem seus direitos e saber o que fazer em caso de ato lesivo. Proteja seu bolso!]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *