Como escolher uma boa planilha de custo?

banner-620x100-2   Qual a planilha de custos fixos ideal para você? Decubra aqui e agora! Uma planilha de custos fixos pode fazer a diferença na administração da empresa, independentemente do seu porte. A ferramenta, além de ajudar a antecipar possíveis problemas financeiros, também é útil no planejamento financeiro do negócio. Confira os modelos de planilha de custo e como escolher a mais adequada para sua empresa:

Planilha de custos fixos de vendas

É o modelo ideal para quem deseja descobrir a sazonalidade do negócio. A ferramenta deve contar com número de venda, data em que foi realizada, valor, número de produtos e o vendedor responsável. Apenas com estes dados é possível analisar dados importantes, como o número de vendas que foram realizadas no período, qual vendedor vendeu mais, qual preço médio etc.

Planilha de controle de caixa

Fazer diariamente o lançamento das entradas e saídas financeiras da companhia previne um dos maiores pesadelos dos empresários: o fluxo de caixa negativo. Use esta ferramenta para descobrir qual será o saldo em dinheiro em datas no futuro. Esta planilha deve conter custos fixos, salário dos sócios, entre outros.

Planilha de gerenciamento de funcionários

Esta é a aliada ideal para gerenciar e avaliar melhor a equipe. Um dos modelos é aquela que lista metas para cada área ou funcionário da companhia e os resultados que foram alcançados. Com o auxílio desta ferramenta é possível identificar o que não está dando certo e o que funciona, como queda de vendas de determinado profissional e um desempenho excepcional de outro.

Planilha DRE

A planilha de custos fixos de Demonstrativo de Resultados do Exercício permite saber se a empresa está dando lucro ou prejuízo. A ferramenta deve conter os seguintes itens: receitas brutas, custos variáveis e custos fixos.

Planilha de controle de estoque e compras

Companhias que trabalham com estoque devem ter uma planilha específica para seu controle. Indicadores como pedidos, itens cancelados e status de entrega são indispensáveis e não podem faltar na sua ferramenta.

Planilha de controle de pagamentos e recebimentos

Essencial para o planejamento estratégico da companhia, a planilha permite avaliar a situação da empresa nos próximos meses ou até mesmo anos. Com a ajuda da ferramenta você pode saber quanto vai entrar no caixa e quanto precisarão ser gasto como pagamento das despesas. É importante separar recebimentos de acordo com sua data de entrada para não se perder.

Qual devo escolher?

Há diversas opções de planilhas de custos fixos. Uma delas é a do Conta Azul, que permite o registro de todos os produtos da companhia para saber quais são os itens que dão mais lucros e aqueles que dão mais gastos. A planilha feita pelo Luz.Vc foca na diferenciação entre custos fixos e variáveis da companhia. O modelo do Instituto de Estudos Financeiros ensina o passo a passo para montar a própria planilha de custos. Já a planilha do Sebrae ensina como calcular o custo fixo e o exemplo do Saber do Sabor dá todas as instruções necessárias para montar um business plan. Comece já a analisar os custos do seu negócio, antecipar possíveis problemas financeiros e fazer um planejamento estratégico nota 10.   banner-620x100-1Leia também:  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *