Como fazer empréstimo pessoal sem se enrolar?

emprestimo_sem_se_enrolar
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-mktplacedireto-2-2.png

Entender como fazer empréstimo não é apenas escolher a instituição. Por isso, confira dicas para não se endividar ainda mais:

Quem aí nunca se apertou com uma dívida ou outra e precisou buscar como fazer empréstimo pessoal? Certo, acontece! Está tudo bem quanto a isso, mas é preciso tomar alguns cuidados para não acabar se enrolando com este tipo de crédito. Por isso, separamos algumas dicas para que você não caia em uma furada. Confira!

01 – Taxas muito baixas – prejuízo muito caro

Mesmo que pareça óbvio para alguns, muitos ainda escorregam na hora de confiar em empresas que oferecem facilidades demais ou taxas muito abaixo do mercado. É preciso pesquisar, conferir se a empresa realmente existe e apostar no máximo de informações possíveis.

Já ouviu aquele ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia?”. Isso acontece também com os empréstimos. É preciso pesquisar bastante sobre a empresa na qual você pretende contratar o empréstimo para saber se ela realmente existe. Um tipo de golpe muito comum nesta modalidade é pedir um adiantamento para a liberação do crédito. Isso não existe!

02 – Revise seu orçamento

Para ter de pedir um empréstimo, possivelmente algumas coisas saíram do seu controle, por isso, mesmo que pegue o crédito, reflita sobre como chegou neste ponto. A principal ideia é revisar os gastos e colocar cada centavo (até aquele cafezinho antes do trabalho) em um papel, planilha ou outro método que funcione para você. Isso vai te ajudar a honrar com as parcelas do seu empréstimo lá na frente e a colocar suas contas em dia.

03 – Busque empréstimo para pagar dívidas caras

Buscar empréstimos com taxas mais baixas para pagar dívidas caras é uma saída. Pode parecer estranho essa dica, mas é mais fácil quitar uma nova dívida com juros mais baixos do que permitir que a dívida cara cresça a cada dia. Portanto, mesmo que uma dívida ainda exista, ela será mais tranquila para ser controlada.

De qualquer forma, é importante ressaltar que existem diversos tipos de empréstimo, e é sempre válido pesquisar sobre cada um para entender se você se encaixa em algum grupo que pode ter vantagens em cima da contratação de crédito.

04 – Compare o CET

Algumas instituições podem não deixar claro para você o valor real do seu empréstimo, isso porque é preciso calcular todos os encargos cobrados pelo banco (impostos, seguros e taxas de abertura do cadastro), além das taxas do seu crédito. Sendo assim, antes de assinar o contrato, analise não só os juros, mas também o Custo Efetivo Total da sua negociação.

No ato, compare o CET de uma empresa com outra, porque pode ser que aquela que oferece as menores taxas de juros não seja realmente a melhor para o seu caso.

05 – Cuidado com a inadimplência

Quando fechar o acordo do empréstimo pessoal, busque entender se vai conseguir arcar realmente com as dívidas. Se deixar de pagar as parcelas em dia, pode se tornar inadimplente, acarretando uma série de complicações, inclusive ter o seu nome sujo. Após não honrar com as parcelas, você corre o risco de não conseguir pegar um empréstimo em nenhuma outra instituição.

06 – Vendas casadas? Aí não!

Assim como em outros setores, não caia no papo de que você precisa contratar um outro produto para tomar o crédito. Esta ação é totalmente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (artigo 39, inciso I) e acarreta crime contra as relações de consumo.

É seu direito como consumidor adquirir apenas o que solicitar, sem ter de concretizar a compra de outros itens.

Por que se preocupar com os juros do empréstimo?

Caso solicite um empréstimo que tenha juros muito altos, a dívida inicial fica ainda mais cara, comprometendo o seu orçamento pessoal ou familiar por longos anos. Não é isso que queremos, correto? Por isso, antes de assinar qualquer coisa, confira a porcentagem de juros cobrada sobre o valor que você deseja tomar.

Guest Post escrito por Lendico, uma fintech de empréstimo pessoal que busca oferecer soluções adequadas para quem busca um empréstimo com taxas de juros mais justas

Leia mais:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-mktplacedireto-2-2.png

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *