Como fazer um controle de finanças sem perder tempo

Como fazer um controle de finanças sem perder tempoTer um controle de finanças é essencial para quem deseja ter uma vida financeira saudável e conhecer o destino que dá para o próprio dinheiro. Apesar de importante, muitas pessoas desistem antes mesmo de começar a fazer o controle por achar que é algo trabalhoso ou difícil. Ledo engano. É possível fazer um controle de finanças sem perder tempo e, de quebra, conquistar inúmeros benefícios, como poder fazer um planejamento financeiro mês a mês, identificar onde pode cortar gastos e saber exatamente quanto você já gastou em determinado período. Veja como fazer um controle de finanças sem perder tempo:

Torne o controle de finanças um hábito diário

Para ter um controle de finanças simples e rápido, a primeira providência a ser tomada é torná-lo um hábito diário. É importante prestar atenção e registrar todos os seus gastos. Não se esqueça de computar nem mesmo pequenas despesas. Ao analisar seus gastos mensais, mesmo estas pequenas compras podem fazer a diferença no orçamento. É importante, ainda, reservar um horário semanal para analisar suas entradas e saídas da semana e, se for o caso, fazer alguns ajustes no orçamento caso tenha estourado sua previsão de gastos.

Utilize planilhas para controle de finanças

Apesar de o caderninho e de as planilhas de Excel auxiliarem no controle das finanças, a melhor forma de gerenciar seus gastos e receitas é optar por controladores financeiros simples e gratuitos, disponíveis online. Um deles é o GuiaBolso que tem como principal diferencial ser totalmente automatizado. Basta inserir suas contas bancárias e o aplicativo atualiza automaticamente todas as entradas e saídas, facilitando a vida principalmente de quem esquece de anotar os gastos diários.

Use o seu celular para fazer o seu controle de finanças

Uma boa opção para fazer o controle das finanças sem perder tempo é apostar em controladores que também estão disponíveis no celular. Assim, é possível anotar os gastos em tempo real ou, ainda, analisar suas finanças quando estiver a caminho de casa ou do trabalho. O GuiaBolso, por exemplo, já disponibiliza aplicativo também para smartphones.

Aprenda sobre educação financeira

O controle de finanças fica muito mais fácil quando você passa a entender mais sobre educação financeira. Ao ler mais sobre o assunto, se planejar financeiramente e fazer o controle do dinheiro fica mais simples a partir do momento que você consegue entender a importância de definir categorias de despesas (como Moradia, Alimentação, Lazer, etc.) e passa a saber a diferença entre gastos essenciais, fixos e variáveis. Ao educar-se financeiramente, dar valor ao dinheiro passa a ser um hábito e o consumo consciente naturalmente se integra à rotina, o que se reflete nas finanças. Fazer o controle de finanças sem perder tempo é possível. Encare suas finanças como um projeto. Para ele ser bem-sucedido é essencial ter persistência. Torne este controle um hábito e busque sempre se planejar financeiramente, mantendo os gastos equilibrados e consumindo de forma consciente. Sua conta bancária irá refletir esta mudança. banner-620x100-1    ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *