Como fazer uma planilha de custos para sua empresa?

banner-620x100-2       Como fazer uma planilha de custos para sua empresa   Saber como fazer uma planilha de custos é o primeiro passo para o controle das contas da sua empresa. Aprenda agora como fazer! Gerenciar os custos é um hábito que deve ser cultivado não só por grandes corporações, mas também por pequenas e microempresas, além de profissionais autônomos. Ao controlar as despesas e receitas, o empresário sabe se está faturando mais do que gasta, se há pagamentos em atraso e tem a possibilidade de planejar investimentos futuros, por exemplo. Aprenda como fazer uma planilha de custos para sua empresa:

Faça uma análise da empresa

Para montar a planilha de custos da companhia, é importante analisar a empresa e suas finanças. Além dos gastos fixos da companhia, qual é a previsão de gastos variáveis (como a realização de um evento, contratação temporária de uma empresa terceirizada etc)?  Quais são os impostos que a empresa deve pagar e quando? Qual é o valor total da folha de pagamento? Com esses dados, é possível montar uma planilha adequada à realidade da companhia.

Anote as fontes de receita

Antes mesmo de categorizar seus gastos, anote todas as fontes de receita que a empresa tem. Ter este ponto bem definido é essencial para estipular quanto e como o dinheiro da companhia será gasto. Ter um levantamento das fontes de receita também ajuda a definir quanto será cobrado por seus produtos e/ou serviços. É importante que as planilhas de custos e de formação de preços da empresa estejam sempre alinhadas para que a companhia consiga alcançar os melhores resultados.

Faça lançamento de pagamentos parcelados em etapas

A grande maioria das empresas, independentemente do segmento de atuação, costuma realizar e receber pagamentos em parcelas. Na hora de montar a planilha de custos da companhia, é importante ter atenção e fazer o lançamento de pagamentos parcelados em etapas, de acordo com a data do vencimento da parcela. Este cuidado deve ser tomado tanto no caso do pagamento ser uma receita (clientes que dividiram suas compras) ou despesa (pagamento que a empresa realizou para um fornecedor, por exemplo).

Planeje conforme a sazonalidade

A sazonalidade deve ser levada em consideração na hora de montar a planilha de custos da empresa. Ao fazer o planejamento dos meses seguintes, leve em conta fatores como possível aumento ou queda da receita. No caso de uma empresa de chocolates, a época de Páscoa leva a um aumento considerável nas vendas e, consequentemente, eleva o caixa da companhia. Já nos meses de Verão, em que as pessoas costumam procurar alimentos mais refrescantes, é possível que a receita tenha uma queda. Para planejar de forma eficaz, é importante conhecer bem a natureza do negócio e seus altos e baixos.

Crie categorias personalizadas

As planilhas de custos são essenciais para o gerenciamento financeiro de qualquer empresa. No entanto, as categorias que devem ser inseridas em cada documento devem variar de acordo com o dia a dia e necessidades da companhia. Mesmo usando uma planilha de custos padrão, é importante customizá-las de acordo com a rotina financeira da empresa. Uma planilha de custos bem executada auxilia na tomada de decisões e facilita a gestão dos processos da empresa, como definição de preços, promoção de produtos etc. Monte sua planilha e gerencie as finanças da companhia com mais sabedoria. banner-620x100-1         Leia mais: Os 5 melhores aplicativos de controle financeiro – As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro – 50 dicas para aprender como economizar dinheiro – Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *