Como financiar um carro?

como financiar um carro

banner GB como financiar um carroComprar um carro é um sonho — ou, até mesmo, uma necessidade — para muitas pessoas. No entanto, este é um desejo que pode parecer distante para quem não tem o dinheiro para comprar o bem à vista. Quitar o veículo de uma só vez é sempre a melhor opção, mas quando isto não é possível há a opção de financiar o valor total do automóvel. São três as formas de como financiar um carro: por meio de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), leasing ou consórcio. Veja como funciona cada uma delas e aprenda como financiar um carro:

Como financiar um carro: quais são os tipos de financiamento?

O CDC, leasing e consórcio são os principais tipos de financiamento de um carro. Quem optar pelo CDC para financiar um carro usado ou novo deve entrar em contato diretamente com os bancos. A quantia a ser financiada e a quantidade de prestações que serão pagas são negociadas de acordo com a renda de quem está solicitando o financiamento. Nesta modalidade, não há a necessidade de intermediação da concessionária que está vendendo o veículo. O leasing é outra opção de financiamento de veículo. Nesta modalidade, o veículo é alugado para o interessado, com opção de compra. Também é possível financiar um carro por meio do consórcio, em que o veículo só é retirado quando a pessoa é sorteada ou seu lance pelo carro é aceito.

Como eles funcionam?

Quem optar pelo CDC para financiar o carro deve fazer um empréstimo no banco para comprar seu veículo. O carro pode ser retirado assim que a quantia for liberada, mas não pode ser vendido até que todas as prestações sejam quitadas. Nesta modalidade, não há necessidade de ter intermediação da concessionária. A negociação das taxas de juros que serão pagas são feitas diretamente com o banco que irá emprestar o dinheiro, o que aumenta a flexibilidade. Assim como as parcelas, que são fixadas no início do contrato e não mudam durante o período de pagamento. No caso do leasing, a compra do carro é feita por uma empresa de leasing. É esta companhia que aluga o automóvel para o consumidor. Quem escolhe o leasing para financiar o carro paga o aluguel do bem, que fica registrado no nome da empresa de leasing até o fim do pagamento das prestações. Ao quitá-las, o cliente passa a ser dono do carro. Como no caso do CDC, as taxas de juros do leasing não mudam e são fixadas logo no início do contrato. Também não há a necessidade de intermediação da concessionária. No consórcio, o cliente passa a fazer parte de um grupo formado por outros interessados em comprar um veículo. Nesta modalidade, você paga as prestações, mas só recebe o carro quando é sorteado ou dá um lance, que é um adiantamento de parcelas a vencer. O participante do consórcio que oferece o maior valor é que é contemplado com o veículo.

Quais as diferenças entre eles?

Diferentemente do que acontece no CDC e no leasing, no consórcio as prestações pagas mudam ao longo do tempo de pagamento. As alterações são feitas de acordo com a variação do preço do carro que será comprado. Se o valor do automóvel aumenta, o valor da parcela também sobe. O contrário também acontece: se o preço do carro cai ou há redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a parcela sofre redução. No consórcio não há cobrança de juros, mas há uma taxa de administração que é fixada no contrato. Quem não paga as parcelas do financiamento pode sofrer uma ação judicial no carro do CDC e do leasing e perder o carro. Como qualquer tipo de financiamento, antes de optar por esta modalidade para comprar o seu carro, é preciso se planejar e analisar se tem condições de pagar as parcelas para não ter problemas lá na frente. Agora que você já sabe como financiar um carro, não deixe de ler também a matéria sobre o que você deve saber antes de comprar um carro usado. banner GB 2 Leia também: – Compare 4 opções de empréstimo pessoal online  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *