Como funciona o adicional noturno na CLT?

office_night-1

banner-mktplacedireto-2
Existem vários tipos de rotina de trabalho: meio período, integral, atuação de forma autônoma e até a jornada noturna. Essa última, especialmente, gera muitas dúvidas com relação ao valor do salário. Muita gente não sabe, mas a Constituição Federal garante que o valor da hora paga ao funcionário noturno deve ser maior. O nome desse acréscimo na folha de pagamento é chamado de adicional noturno.

Dica do GuiaBolso:

green-tick-25x25Você pode controlar seus gastos de um jeito mais fácil com o Guiabolso. Cadastre-se agora!

Mas quando é obrigatório receber o adicional noturno? Quais os horários compreendidos? De que forma ele é pago no seu contracheque? Trabalhos rurais noturnos também possuem este adicional? Quais as leis e normas jurídicas que todo trabalhador noturno deve conhecer?

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, o Guiabolso.com preparou uma seleção dos principais tópicos relacionados ao tema. Confira:

O que é trabalho noturno?

Nas áreas urbanas, todo aquele que acontece entre as 22 horas de um dia às 5 horas da manhã seguinte. Muitas profissões funcionam dessa forma, como: seguranças, motoristas de transporte público, vigias, porteiros e trabalhadores de fábricas e indústrias. Já, nas áreas rurais, o período do trabalho noturno começa uma hora mais cedo, às 21 horas, para plantio e colheita e duas horas mais cedo, às 20 horas, para pecuária.
Além da diferença salarial comparada aos trabalhadores diurnos, quem trabalha à noite possui outra carga horária. Durante o dia, o valor-hora do trabalhador tem duração normal (60 minutos). Para um funcionário noturno, entretanto, o valor-hora é contado a cada 52 minutos e 30 segundos de trabalho, o que representa uma redução de 12,5% da hora normal. Esses 7 minutos e 30 segundos adicionais devem ser pagos proporcionalmente em regime de hora extra (remunerada com 50% a mais do valor-hora diurno convencional).

E o que é adicional noturno?

office_nightAlém dessa diferença da duração do valor-hora, o trabalhador noturno tem outra vantagem: o direito de receber o adicional noturno, que consiste em um acréscimo de 20% sobre o valor-hora diurno tradicional. O adicional noturno deve ser pago tanto nas jornadas normais quanto nas horas extras noturnas.

Quando houver horas mistas (se iniciam em período diurno e vão até o período noturno), o adicional deve ser pago apenas sobre as horas que se trabalha à noite. Outra observação importante: o adicional noturno e as horas extras noturnas passam a incorporar não só o salário do trabalhador como também os demais benefícios: férias, 13° salário, FGTS, aviso prévio indenizado, repouso remunerado e INSS.

Intervalos no trabalho noturno

O intervalo no trabalho noturno varia conforme a jornada de trabalho:

até 4 horas por noite não há intervalo;

de 4 a 6 horas por noite são 15 minutos de intervalo;

acima de 6 horas há no mínimo uma hora e no máximo duas horas de intervalo.

Todo trabalhador noturno deve ter uma salário maior do que aquele que recebe pela mesma função feita durante o dia. Portanto, se você está procurando um emprego noturno, já trabalha nesse período ou conhece alguém que é funcionário no horário da noite, se informe para poder verificar se seu salário é pago de forma justa, dentro das normas da Constituição Federal.

Quais são as leis que todo trabalhador noturno deve conhecer?

1. Artigo 7°, inciso IX da Constituição Federal:
Garante que a remuneração do trabalho noturno deve ser maior que a do diurno. Confira o texto na íntegra:

Art. 7° São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

2. Artigo 73, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho):
Detalha o adicional noturno e garante todos as características dessa remuneração listadas neste post. Confira o texto do artigo na íntegra:

Art. 73 Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal*, o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. (Redação dada pelo Decreto-lei n° 9.666, 28.8.1946)

§ 1° – A hora do trabalho noturno ser? computada como de 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. (Redação dada pelo Decreto-lei n° 9.666, 28.8.1946)

§ 2° – Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte.(Redação dada pelo Decreto-lei n° 9.666, 28.8.1946)

§ 3° – O acréscimo a que se refere o presente artigo, em se tratando de empresas que não mantém, pela natureza de suas atividades, trabalho noturno habitual, será feito tendo em vista os quantitativos pagos por trabalhos diurnos de natureza semelhante. Em relação às empresas cujo trabalho noturno decorra da natureza de suas atividades, o aumento será calculado sobre o salário mínimo geral vigente na região, não sendo devido quando exceder desse limite, já acrescido da percentagem. (Redação dada pelo Decreto-lei n° 9.666, 28.8.1946)

§ 4° – Nos horários mistos, assim entendidos os que abrangem períodos diurnos e noturnos, aplica-se às horas de trabalho noturno o disposto neste artigo e seus parágrafos. (Redação dada pelo Decreto-lei n° 9.666, 28.8.1946)

§ 5° – Às prorrogações do trabalho noturno aplica-se o disposto neste Capítulo. (Incluído pelo Decreto-lei n° 9.666, 28.8.1946)

* Vale lembrar que o trecho inicial deste artigo perdeu validade por conta de uma decisão do Supremo Tribunal publicada na Súmula 213.

3. Decreto n° 5.005 de 8 de março de 2004:
Adequação das normas sobre o adicional noturno a parâmetros adotados internacionalmente. Disponível aqui.

4. Súmula 70 do TST:
Reforça que o adicional noturno deve integrar o salário do trabalhador. Disponível aqui.

5. Súmula 65 do TST:
Reforça que a duração da hora noturna de 52 minutos e 30 segundos também se aplica aos vigias noturnos. Disponível aqui.

6. Súmula 112 do TST:
Reforça que a duração da hora noturna de 52 minutos e 30 segundos não se aplica ao setor de petróleo. Disponível aqui.

7. Súmula 140 do TST:
Reforça que o adicional noturno também é direito dos vigias noturnos. Disponível aqui.

8. Súmula 265 do TST:
Explica que quando o funcionário que trabalhava no período noturno é transferido para a manhã, ele perde o direito ao adicional noturno. Disponível aqui.

9. Orientação jurisprudencial 97 do TST:
Fala sobre a aplicação do adicional noturno também sobre as horas extras. Disponível aqui.

10. Orientação jurisprudencial 127 do TST:
Fala sobre não revogação de artigo da CLT que prevê redução da hora noturna. Disponível aqui.

11. Orientação jurisprudencial 127 do TST:
Fala sobre não revogação de artigo da CLT que prevê redução da hora noturna. Disponível aqui.

12. Orientação jurisprudencial 388 do TST:
Garante que o trabalhador noturno que faz jornada 12 horas de trabalho noturno por 36 de descanso, tem direito ao adicional noturno a partir das 5h da manhã. Disponível aqui.

13. Orientação jurisprudencial 395 do TST:
O trabalhador noturno que tem turno ininterrupto não perde o direito de duração da hora noturna reduzida (12,5% da hora normal). Disponível aqui.

Dúvidas sobre o adicional noturno?

O Guiabolso convidou um advogado trabalhista para responder algumas perguntas dos leitores do blog. Confira aqui o post com as respostas.
banner-mktplacedireto-2Leia também:
As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
50 dicas para aprender como economizar dinheiro
Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
Qual o melhor banco para abrir uma conta poupança?]]>

121 Comments

  1. Boa tarde! Gostaria de saber se tenho direito ao adicional noturno. Trabalho em uma farmácia no horário das 14:40 às 23:00 h. Tenho o direito de 1 hora de adicional noturno sim ou não?

    • Olá Magnólia,
      Como você trabalha em horário misto, abrangendo o período diurno e noturno, aplica-se às horas de trabalho noturno (após 22h) as disposições do artigo da CLT sobre adicional noturno. Assim, você tem direito a 1 hora de adicional noturno pela lei.
      Abraço,
      Pedro - GuiaBolso.

  2. Queria saber o seguinte, meu horário de trabalho é das 21:30 as 5:50, mas as vezes nós terminamos o serviço mais cedo em torno de 2:00 ou 3:00 horas da manhã como seria calculado esse adicional e meu salario base é R$ 734,00 e para deixar claro eu trabalho em um jornal como encartador. Aguardo respostas. Desde já agradeço!

  3. ola amigo, eu trabalho de domingo a quinta, meu horario é das 20hs até as 5;00, so que a empreza esta pagando nosso adicional noturno sobre as horas trabalhadas não sobre nosso salario, isso pode acontecer,

    • Olá Adilson,
      Está correto o que a empresa está fazendo. O adicional noturno deve ser pago sobre as horas trabalhadas no período noturno.
      Abraço,
      Pedro - GuiaBolso

  4. Das 22 horas de um dia ate as 05 horas do dia seguinte o trabalhador tem direito a receber 07 horas de adicional noturno ou apenas 06, haja vista o intervalo para refeicao/repouso?

    • Olá Amaro,
      O adicional noturno é contabilizado somente sobre as horas efetivamente trabalhadas. No seu caso, 6 horas.
      Abraço,
      Pedro - GuiaBolso

  5. olá Pedro!!
    preciso saber quanto vale 1 hora noturna?

    • Olá Luana,
      Para saber o valor de uma hora de trabalho adicional no período noturno, basta você multiplicar o valor da sua hora de trabalho diurno por 1,2 (calculo que resulta no valor integral da hora do período diurno + 20% do valor da hora de trabalho diurno).
      Abraço,
      Pedro - GuiaBolso

  6. Em caso de músicos, que trabalham somente nos finais de semanas entre meia-noite a 6 da manhã, têm direito a adicional noturno e o total de horas seria de 5 ou 6hs ?

    • Olá Agnelo,
      Sugiro que você procure um advogado para saber melhor sobre seus direitos com relação as suas horas de adicional noturno. Com um especialista, você será melhor informado sobre seus direitos nesse seu caso particular.
      Abraço,
      Pedro - GuiaBolso

  7. Olá, eu trabalho da 01:00 da manhã às 08:00 da manhã sem intervalos. Faço isso quase todos os dias da semana (iniciando de segunda pra terça, no caso a 01:00 de terça) e terminando as 08:00 da manhã do sábado. Assim, retorno na próxima terça a 01:00 da manhã novamente. Mas pra compensar algumas horas, trabalho também um domingo sim outro não (de domingo pra segunda, no caso a 01:00 da segunda). Minhas dúvidas são:
    1 - O acréscimo de adicional sobre as minhas horas seria da 01:00 (horário que entro) às 05:00? Ou esse acréscimo recairia sobre todo o meu horário, no caso até as 08:00 da manhã, já que trabalho a noite e pra cumprir meu horário tenho que extender até esse horário?
    2 - Sabendo que trabalho 7 horas por noite, tenho direito a ter intervalo de 1 hora por noite?
    3 - A empresa teria o direito de aumentar a carga horária, ou dias trabalhados pra que essas horas de intervalo que eu venha a ter sejam compensadas?
    4 - As vezes acontece de fazermos horas extras num sábado ou domingo, geralmente a noite em turnos de 12 horas compreendidos das 20:00 as 08:00, gostatia de saber se as horas que se estendem após as 05:00 também deveriam ter o acréscimo de adicional além do acréscimo de hora extra?
    Desde já agradeço pelas respostas e gostaria de pedir pra que se possível você me citasse as leis ou artigos que sustentariam cada uma das respostas. Obrigado!

    • Olá Diego,
      Como seu caso tem bastantes peculiaridades, sugiro que você procure mais informações junto a um advogado especializado na área trabalhista. Assim, você pode ser melhor informado e obter uma resposta adequada ao seu caso.
      Abraço,
      Pedro - GuiaBolso

  8. Olá, Meu nome é, Edgar.
    Eu entrei numa empresa (Transportadora de valores) Meu salário é de 914, 00
    Segundo a empresa eu vou ter 20% de adicional noturno. Vou trabalhar das 20h as 06h de segunda a sexta, ou seja vou dá 2 horas por dia. A mesma falou que pagaria 50% nas horas extras. Quero saber como tudo isso vai funcionar. Tô literalmente perdido. Não quero ser lesado. Saberia como Calcular em base desse salário quanto foi ganhar por mês com os possíveis descontos?

    • Olá Edgar,
      Como queremos que você obtenha uma resposta adequada a peculiaridade do seu caso, sugiro que você procure um advogado para saber melhor sobre seus direitos com relação as suas horas de adicional noturno. Com um especialista, você será melhor informado sobre seus direitos nesse seu caso.
      Abraço,
      Pedro - GuiaBolso

  9. Olá gostaria de saber que só tem direito ao adicional noturno quem trabalha a partir das 22 hrs ou a partir das 21hrs?

    • Olá Karina,
      O adicional noturno é considerado para as horas trabalhadas a partir das 22h para trabalhadores urbanos e a partir das 21h para trabalhadores rurais.
      Abraço,
      Pedro - GuiaBolso

  10. Oi, gostaria de saber se ficando um ano recebendo o adicional noturno esses valores podem ser encorporados no salario. Meu horario era das zero horas as oito e vinte da manha, recebia o adicional só até as cinco!

    • Olá Stefano,
      Para ser melhor informado, recomendo que você procure um advogado especializado na área trabalhista. Assim, você pode ser informado detalhadamente sobre seus direitos nesse caso.
      Abraço,
      Pedro - GuiaBolso

  11. Obrigado! Me ajudou muito!

  12. Bom dia!
    Trabalho numa transportadora no periodo noturno, entro as 22hs e encerro as 06:00hs, gostaria de saber se entra as 08hs no adicional noturno, ou é descontado o horario de ceia de 1hs. E outra coisa, eu li aqui que quem trabalha a noite tem que ter o salario maior dos trabalhadores que atuam de dia, como funciona isso, ta na clt?
    Grato,
    Célio Candido

  13. Bom dia!!
    Eu trabalho no turno da noite das 19 h as 07 h, só que noite sim e noite não como pode ser feito esse calculo do adicional noturno, lembrando que não tiro horário de descanso. Poderia me dar uma dica de como isso pode ser feito... Já que quem trabalha pela noite tem um salário diferenciado do turno da manhã essa diferença é em carteira ou na folha de pagamento?
    A resposta pode ser encaminhada para este e-mail: barretoevangelista@hotmail.com
    Obrigado pela atenção.

  14. Bom dia, Quem trabalha das 18:00 ás 06:00 da manhã dia sim dia não (Vigilância) tem direito o adicional noturno das 22:00 hs as 05:00 hs? Fui informada pela empresa que não tenho direito porque trabalho dia sim dia não...Esta correto?

  15. trabalho d 23 as 8 de segunda a sexta meu salario base é 3050 gostaria de saber quanto vou receber de adicional noturno. abraços

  16. Olá, boa tarde, queria saber se sábado e domingo também conta como hora noturna se for trabalhado depois das 22:hrs, caso sim, quanto séria 119 horas noturnas em cima de um salário base de 735 reais ?

  17. ola, queria saber o valor do meu adicional noturno, meu salário é de 900,00 reais, meu horário é das 22:00 ás 08:00

  18. Bom Dia trabalho das 13:40 as 22 horas em escala fixa...
    mas todos os dias acabo saindo as 22:20 / 22:40 / 22:50 mas não chega completar os 52 minutos, ao final do mês, esses fracionados após as 22, sei que receberei extras, mas esses minutos sao somados e calcula-se o adicional noturno?
    obrigado

  19. bom dia trabalho a noite no horario das 18:00 as 06:00 o adicional nao teria que ser paga em cima de 8 horas por se tratar que a noite a hora refere cer em 52 minutos sendo a sim a cada 7 horas tem direito a 1 hora obrigado

  20. Pego as 15:20 ate as 23:20 tenho 1 hora de adc. Noturno como posso calcular ?

  21. Olá, eu trabalho em turno de revezamento 12 x 36 (trabalha 12 folga 36 horas) no horário de 19:00 às 07:00 então, gostaria de saber se o Adicional Noturno a que tenho direito deve ser pago por hora contando somente as noites de trabalho ou deve ser pago um valor fixo de 20% sobre o salário + insalubridade?

  22. boa tarde!!
    agente penitenciario tem direito a periculosidade??

  23. Boa noite.
    O turno de trabalho noturno em minha empresa é das 22:00 as 6:00 de segunda a sabado (entrando sabado as 22:00 e saindo domingo).
    Devido a hora noturna, esta carga horaria esta correta ou a empresa deveria considerar o sabado como hora extra?

  24. ola o adicional não é pago em horario de intervalo ja que trabalho das 22:45 as 06:10 por favor me repondão

  25. tenho 6 vigias que trabalham aqui na empresa das 19h as 7:00 hs com intervalo de 1 h das 00:00 a 1:00 p/ janta ou lanche
    eu preciso fechar essas hs de adicional noturno
    como faço eu conto das 22hs as 5 hs e o restante das 5hs ate as 7 hs é extra?

    • Oi, Tania!
      Sua pergunta foi respondida por um advogado trabalhista neste post: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/
      Agradecemos sua participação.
      Jenifer Corrêa - Editora do blog do GuiaBolso

  26. Então se o funcionário trabalha das 06:00 as 16:00, alguns dias o funcionário entrou as 05:00 tem direito a uma hora extra noturna ?

  27. boa tarde trabalho integral no horario de 22:00 as 6:00 oadicional e pra ser calculado no meu salrio base ou nas horas trabalhadas trabalho na escala 6x2

  28. Ola, eu trabalho 6 horas por dia no Shopping das 16:30 ás 22:30 no caso fico ainda 30 minutos depois das 22h00, tenho direito a adicional noturno ?

  29. olha eu trabalho das 17 as 1:00 com 1 hora te intervalo de segunda a domingo quantas os de adicional eu tenho?

  30. Sou funcionário Público Estadual da Bahia e recentemente o RH do meu departamento me informou que o percentual de adicional noturno muda conforme a jornada do meu plantão extra. Por exemplo para um plantão extra de 12 horas (das 20 às 08) onde há 7 horas de adicional noturno, o percentual da hora extra noturna seria o de 20% conforme rege a CLT ( se eu não estou enganado); mas se eu der um plantão de 6 horas (das 00 às 06) o percentual de cada hora seria menor em comparado com a hora noturna do plantão de 12 horas. Isso procede?? (não estou falando da diferença de 5 para 7 horas e sim o valor de cada hora noturna que dizem ser diferentes em razão da jornada de cada plantão). Obrigado!

  31. Oi eu trabalho num hotel como folguista. 3x ppr semanja eu entro as 5hras da manhã eu tenho direito ao adicional?

  32. Como funciona esse trecho da CLT: Só não possui direito ao adicional noturno aqueles trabalhadores cujo sistema seja de revezamento semanal ou quinzenal?

  33. No caso de um funcionário que trabalha em uma empresa um ano e seis meses a noite se ele for mudado de horario existe alguma lei que diga que ele tem direito a ser indenizado por mais um ano até estabilizar suas financas

  34. gostaria de sabe como vai fica o meu adicional nortuno se eu vou ter direito ? calculo ?
    de segunda-feira a terça-feira entro p/ trabalha. 15:40hrs ás 00:00 horas
    e de quarta/quinta e sexta entro : 14:40hrs ás 23:00hrs.
    e sabado das 13:00hrs ás 22:00hrs.
    fico no aguardo da resposta.

  35. Ola... Uma duvida... estou iniciando um trabalho por contrato determinado de doze meses em uma casa abrigo como um cargo administrativo por uma prefeitura municipal... o horario de trabalho sera das 24h00 as 06h15... por 36 hs semanais... eu terei o direito em receber o adicional noturno??? Pois e por contrato determinado... por isso me surgiu essa duvida! Agradeco desde ja pela atencao e fico no aguardo de uma posicao e retorno por favor... Grata! Att. Vanessa.

  36. ola amigo,meu salario e de 1.196,00 e fiz 72 horas adicional noturna, e a empresa pagou 117,52 reais. eu estou sendo lesado???

  37. Olá... Boa Tarde!!! Iniciarei agora no mês de outubro ainda um contrato determinado de doze meses em uma Prefeitura Municipal como Educadora Social em uma Casa Abrigo Municipal... por seis hs diárias e trinta hs semanais... o horário de trabalho será das 00H00 às 06H15!!! Terei direito ao adicional noturno proporcional, mesmo sendo um contrato determinado, por favor??? Foi um processo seletivo emergencial sabe... Agradeço desde já pela atenção e aguardo seu retorno em breve e assim que possível com a resposta e posição, por favor! Grata! Att. Vanessa.

  38. Bom dia. poderia me informar se mudou a regra para calcular o adicional noturno de vigilante.
    Ex. salario + adicional periculosidade dividido por 220 x 20% x 10 (horas) x 15 (dias). antes usava 8 horas.

  39. Gostaria de saber se o adicional noturno pode ser incorporado ao salario após algum tempo trabalhando a noite e quanto tempo seria.

    • Oi, José Antonio!
      Sua pergunta foi respondida por um advogado trabalhista neste post: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/
      Agradecemos sua participação.
      Jenifer Corrêa - Editora do blog do GuiaBolso

  40. Boa tarde!
    Eu trabalho das 09:00 as 19:00, porem 2 vezes no mês eu trabalho das 14:30 as 23:00 sendo q tem dias que vai até 00:00. Gostaria de saber se eu tbm tenho direito a adicional noturno?! desde já agradeço.

  41. rrabalho das 22as6.00 como fazer o calculu do adicional noturno e qual e o percentual

    • Oi, José Fernando!
      Sua pergunta foi respondida por um advogado trabalhista neste post: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/
      Agradecemos sua participação.
      Jenifer Corrêa - Editora do blog do GuiaBolso

  42. Gostaria de saber se a pessoa tem carga horária de 200 h e trabalha em escala 12X 36 deverá receber o adicional noturno referente as 200 horas? e se ela apresentar atestado em um dia, perde o adn. daquele dia.

  43. ola trabalhei durante 1ano e 8 meses das 22 as 7 recebi adicional noturno das 22 as 5 hs recentemente surgiu que este adicional deveria ser pago ate as 7, oque significaria um acrecimo de 2 horas por dia que daria um bom dinheiro.
    pergunto: isso realmente existe?
    tenho direito a receber essas horas?? e como faco?? hoje nao estou mais na noite mas trabalho na mesma empresa.
    otimo esse espaco,
    obrigado

  44. Entaoo eu.receboo 924 reais na carteira tenho trabalho das 23h as 6e20 da manha e tenho 35% de adicional e baseado no meu.salario.esses 35% ou nao

    • Oi, Guilherme!
      Sua pergunta foi respondida por um advogado trabalhista neste post: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/
      Agradecemos sua participação.
      Jenifer Corrêa - Editora do blog do GuiaBolso

  45. Olá,
    Uma dúvida minha e de meus colegas de turno.
    Iniciamos neste horário no meio do mês, antes da data de fechamento da folha de pagamento. O mês fechou e não recebemos os adicionais. Fomos informados pela empresa que receberíamos apenas no próximo mês.
    Gostariamos de saber isso está correto e por qual artigo da CLT

  46. oi amigo queria saber quanto de horas noturna vou ganhar por dia,meu horário de trabalho é de 19:00 horas da ás 7 da manhã.

    • Oi, Jobson! Sua pergunta foi respondida por um advogado trabalhista neste post: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/
      Agradecemos sua participação.
      Jenifer Corrêa - Editora do blog do GuiaBolso

  47. ola bom dia gostaria que tirasem uma duvida minha trabalho numa fabrica de 22;00 as 06hs da manha sendo que de domingo a sexta o adcional de que forma ele funciona ele e valor fixo ou nao e outra pergunta quando vc falta e justifica a sua falta isso influencia no adcional tanbem ou nao desde ja agradeço

  48. OLA MEU ESPOSO TRABALHA DE CHAPEIRO EM UM RESTAURANTE,ENTRA DE 5 DA TARDE E SAI 12 DA NOITE ..NA SEXTA E SABADO SAI 1 DA MADRUGADA...MEU ESPOSO RECEBE POR MES 900 ..SEGUNDO A CHEFE DELE PAGA O SALARIO E O RESTANTE E HORAS EXTRAS...ESSA SOMA DELA TA CERTA.PORQUE PESQUISEI NA NET E SALARIO DE CHAPEIRO É 900 FORA AS EXTRAS....

    • Oi, Dheny!
      Sua pergunta foi respondida por um advogado trabalhista neste post: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/
      Agradecemos sua participação.
      Jenifer Corrêa - Editora do blog do GuiaBolso

  49. TRABALHO DAS 22:00 AS 06:00,TENHO DIREITO DE RECEBER 7 HORAS OU 6 DE ADICIONAL E MAIS UMA HORA EXTRA,TENDO EM VISTA QUE O HORARIO NOTURNO E DAS 22;00 AS 05:00.TENHO 1 HORA DE DESCANÇO.

    • Oi, Kide. Acabamos de publicar um post no blog tirando dúvidas de leitores sobre adicional noturno. Dá uma olhada: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/
      Jenifer Corrêa - Editora do blog do GuiaBolso

  50. Trabalho das 18hrs as 03:48. Intervalo 22:00 - 23:00
    Trabalho em um hospital como tecnica em enfermagem.
    Gostaria de saber e conhecer meus direitos trabalhistas.

    • Oi, Rosimeri. Acabamos de publicar um post tirando dúvidas de leitores sobre adicional noturno. Dá uma olhada: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/
      Jenifer Corrêa - Editora do blog do GuiaBolso

  51. Ola meu marido trabalha em uma transpotadora e ele trabalha de domingo a domingo sem foga qual direito dele e o valor do salario ele na empresa as 19.40hs as 0600 da manha todos os dias nos ajude pufavor

    • Oi, Andressa!
      Acabamos de publicar um post novo tirando dúvidas dos leitores sobre o adicional noturno. Dá uma olhada: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/
      Jenifer Corrêa - Editora do blog do GuiaBolso

  52. Uma duvida por favor, trabalho dás 18hrs as 3hrs de seg a sex. Se em uma sexta-feira eu trabalhar das 18hrs as 5hrs, essas 2 horas extras devem ser computadas como horas de sabado ou de sexta?
    Obrigado.

    • Oi, Garcia!
      Acabamos de publicar um post novo tirando dúvidas dos leitores sobre o adicional noturno. Dá uma olhada: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/
      Jenifer Corrêa - Editora do blog do GuiaBolso

  53. trabalhava em um posto e por motivo contratuais estou trabalhando na sede ate surgi um posto a noite, Queria saber Quantos meses a empresa tem obrigação de mim pagar com salário da Noite?

    • Olá, João!
      Publicamos recentemente um texto novo sobre o adicional noturno, em que um advogado trabalhista respondeu dúvidas dos leitores do blog. Dá uma olhadinha aqui. Acho que vai te ajudar.
      Um abraço,
      Jenifer Corrêa - Editora do blog do GuiaBolso

  54. Eu gotaria de saber se a minha carga hofaria está serta eu trabalho das 22:00 as 06:00 da manhã. Aí trabalho cinco dias e filgo Um dia ?

    • Erickson,
      Segue a resposta do advogado Fabricio Sicchierolli Posocco, especializado em Direito do Trabalho:
      "Em primeiro plano não há que se falar em erro de carga horária. Importante saber qual sua profissão, bem como se existe alguma coisa diferenciada na CCT de sua categoria em relação ao seu trabalho, como por exemplo banco de horas. A regra é que todo trabalhador possa trabalhar 44 horas semanais, salvo em caos excepcionais. Caso o empregado trabalhe mais do que isso, os valores acima dessas 44 horas semanais restam computados como hora extraordinária, lembrando sempre que pelo art. 73 da CLT a hora noturna é reduzida. Assim, independentemente do adicional noturno, há possibilidade de se discutir a incidência de horas extraordinárias em seu trabalho."
      Um abraço,
      Jenifer Corrêa, editora do blog do GuiaBolso

  55. posto e por motivo contratuais estou trabalhando na sede ate surgi um posto a noite, Queria saber Quantos meses a empresa tem obrigação de mim pagar com salário da Noite?
    16/01/2015, 20:2

    • Jefferson,
      O adicional noturno se aplica durante todo o período em que você trabalhar no período da noite, seguindo as condições listadas no post.

  56. Boa noite,gostaria de saber se tenho direito a adcional noturno,trabalho sexta,sabado e domingo cuidando de uma senhora.das 7 da noite a 7 da manha!tenho algum direito e quais?.

    • Ariane,
      Se você for contratada em regime CLT tem direito ao adicional noturno. Procure um advogado especializado em Direito do Trabalho para te ajudar.

  57. Boa noite!Trabalho em uma empresa de segurança patrimonial,sou monitoradora,trabalho 12x24(20:00 as 08:00) há 8 meses e nunca recebi adicional noturno.Gostaria de saber se tenho direito á isso?

  58. Boa noite,
    trabalhei durante 3 anos no horario diurno e a seis meses me passaram para anoite e agora me voltaram novamente tenho algum direito se permanecer anoite.

    • André,
      Você pode ter direito ao adicional noturno em relação ao período em que trabalhou à noite. Se hoje se mantiver no período diurno, as regras aplicadas são as mesmas à de qualquer trabalhador CLT.

  59. mês passado fiz 48 adicionais noturnos e recebi 43,87 reais de acrécimo no meu salario sendo q meu salario foi de 898.39 estaria certo este valor de adicional noturno?sendo que trabalho na escala 12x36

    • José,
      Publicamos recentemente mais um texto sobre o tema, esclarecendo as principais dúvidas dos leitores. Deve te ajudar: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/
      Jenifer Corrêa, editora do blog do GuiaBolso

  60. Gostaria de saber se o adicional noturno também entegrama nas ferias?

  61. olá!
    por favor, sou vigilante foguista e concursado, analisem meus horários e vejam se tem alguma irregularidade;
    sábado- entrada: 10:00hs saída:06:00Hs da manhã do domingo
    domingo-entrada:10:00hs saída: 6:00Hs da manhã da segunda feira.
    visto que meu horário é misto e que viro a noite, trabalhando 20 horas ininterruptas deveria ou não receber adicional noturno a partir das 22:00 estendendo-se até as 60:00 do outro dia?
    Se a resposta for sim é bom saber, o problema é trabalho assim faz três anos e nunca recebi nada em relação ao adicional noturno! o que devo fazer?? me ajude por favor!!

    • Olá, José Carlos.
      Publicamos recentemente mais um post sobre o tema. Deve te ajudar: https://blog.guiabolso.com.br/2015/01/15/adicional-noturno-tire-suas-duvidas/

  62. boa tarde! gostaria de saber se o porteiro noturno tem direito a periculosidade,pois tem vigilantes que trabalham em portaria que fazem o mesmo trabalho que o nosso ? e a guarita que trabalho é baixa e de risco?

    • Olá, Maxwell!
      Publicamos recentemente um novo texto sobre o tema. Deve ajudar a esclarecer sua dúvida. Clique aqui para ver.
      Um abraço,
      Jenifer Corrêa, editora do blog do GuiaBolso

  63. Sou auxiliar de enfermagem trabalho das 19:00 as 07:00 em escala 12x36, na empresa que trabalho só paga o adicional noturno em outro mês exemplo: trabalhei o mês de janeiro e só recebi o adicional noturno do mês de janeiro no mês de fevereiro, o adicional noturno do mês de fevereiro eu recebo em março e assim por diante, gostaria de saber se esta correto a empresa pagar dessa forma

    • Olá, Andreia!
      Publicamos recentemente um novo texto sobre o tema. Deve ajudar a esclarecer sua dúvida. Clique aqui para ver.
      Um abraço,
      Jenifer Corrêa, editora do blog do GuiaBolso

  64. meu salario e1000.00

  65. Boa tarde, gostaria de saber o seguinte, trabalhei durante 15 anos direto a noite das 23:00h as 07:00h ganhando adicional noturno tudo certinho, ai resolveram depois que voltei de afastamento por doença (cirurgia de Artrodese triplice do pé torto congenito) onde fiquei afastado um ano e dois meses, ai me mandam para o turno da manha das 07:00 as15:00, quero saber se tem alguma lei a meu favor que garanta a incorporação do adicional noturno que ganhava, dizem de uma sumula 60 ou 60 que fala sobre isso, podem me ajudar por favor, desde ja meu muito obrigado.
    At Sebastiao Jose de Souza
    sejoso@uol.com.br

    • Oi, Sebastião
      Sua duvida é bem específica. O melhor seria consultar um advogado especialista em direito trabalhista para verificar se isto está correto.

  66. Pode a empresa diminuir o adicional noturno de 35 para 20%?

    • Oi, Fabricio
      Consultamos o site www.jus.com.br que diz que não, ela não poderia. A empresa pode fazer um novo acordo coletivo e diminuir o porcentual para novos empregados contratados, mas para os antigos fica valendo o porcentual anterior. Em todo caso, o melhor seria você consultar um advogado especializado em direito trabalhista para contar o seu caso específico e sanar sua dúvida.

  67. Boa noite. Meu salário é 1.139.00,queria saber quanto seria o adicional noturno do mês, minha jornada de trabalho é das 22 : 00 ás 06 : 00 da manhâ.

    • Oi, Kauã
      Para saber exatamente qual o valor do adicional noturno, você precisa saber qual é o acordo feito pela sua categoria. Consulte o sindicato. O valor mínimo que deve receber pelo adicional noturno é de 20%, mas ele pode ser maior. =)

  68. Trabalho numa empresa das 03:30 às 11:00 da manhã tenho direito ao adiciona noturno?

    • Oi, Paula
      Tudo bem? Sim! O adicional noturno nas áreas urbanas é pago para quem trabalha entre as 22 horas de um dia às 5 horas da manhã seguinte. Ou seja, seu horário de trabalho está dentro disso.
      =)

  69. Ola Boa noite,eu trabalho das oito da noite ate as cinco da manha de vigia,nao tenho horario de jantar e sou sozinho no 5x1 nas minhas folgas tenho qur soltar cachorros tbm isso a tres anos mais ou menos quais sao meus direitos fora o adicional noturno pq acho q nao estao me paganfo certo e se reclamo ainda acham ruim me informem ai e muito obrigado

    • Oi!
      Tudo bem? Vimos que você está com muitas dúvidas e poucas respostas, JD. O GuiaBolso pode te ajudar na parte de organizar suas finanças, mas para saber certinho quais são seus direitos aconselhamos que você consulte um advogado trabalhista. Ele conseguirá te responder ao certo os benefícios que você tem de ter nesta situação.
      Obrigado!

  70. Eu trabalho em uma fazenda

  71. Ah tbm na guarita que fico nao tem refeitorio e tbm tem camera isso pode?

  72. Bom dia , gostaria de um esclarecimento a respeito dos direitos do meu cunhado.
    Ele trabalha de noite todos dias de segunda a domingo as 07hs da manha num supermercado. Eli entra as 22:40 á 07: 00 da manha do dia seguinte
    Eli recebe 15% de adicional noturno, eli e repositor de bebidas e o salario, no total de 1080.00 reais por mes isso é correto??

    • Oi, Eliane
      Tudo bem? Para saber ao certo o valor é preciso entrar em contato com um advogado trabalhista ou com um contador. Eles são profissionais especializados que vão conseguir te dar uma resposta mais completa sobre isso.
      Abraço

  73. Bom dia sou Rony Miranda.
    Gostaria de saber .trabalho no hospital 12×36.
    De 10:30 as 22:30 .tenho direito o adicional noturno?.recebo insalubridade eo meu salario $1.127.00 tenho direito

    • Oi, Rony
      Tudo bem? Para saber ao certo o valor é preciso entrar em contato com um advogado trabalhista ou com um contador. Eles são profissionais especializados que vão conseguir te dar uma resposta mais completa sobre isso.
      Abraço

  74. Bom dia.
    Trabalho das 22:00 as 06:00 com uma hora de descanso ,e certo a empresa pagar 7 horas de trabalho sabendo que a hora noturna de 52 minutos ou teria que pagar 8 hora de trabalho .
    E certo ou errado

    • Oi, Eldo
      Tudo bem? Para saber ao certo a informação é preciso entrar em contato com um advogado trabalhista ou com um contador. Eles são profissionais especializados que vão conseguir te dar uma resposta mais completa sobre o tema.
      Abraço

  75. Olá, bom dia
    Eu trabalho das 16:00 as 00:30 nesse caso recebo algum adicional sobre as horas trabalhadas que compreendem o horário noturno... no caso das 22:00 as 00:30...
    essa é minha duvida.

    • Oi, Vanderson
      Tudo bem? Para saber ao certo o valor é preciso entrar em contato com um advogado trabalhista. Ele é um profissional especializado que vai conseguir te dar uma resposta mais completa sobre isso.
      Abraço

  76. Olá, estou trabalhando numa empresa de Call Center e o meu horário é de 00:00 até as 05:43 da manhã. Gostaria de saber se é obrigatório o pagamento do adicional noturno pela empresa ou se é opcional, estou a pouco tempo nele e me informaram que não pagam o adicional noturno para quem trabalha nesse horário.

    • Oi, Tulio
      Tudo bem? O pagamento de adicional noturno (um valor extra em relação ao valor hora trabalho do horário normal) é obrigatório neste caso. Procure um advogado pra se informar melhor!
      Boa sorte!

  77. Plantao de 12 horas a noite tem direito no adicional noturno

    • Oi, Maria
      Tudo bem? Provavelmente sim porque pelo o que parece é durante o horário da madrugada. Consulte um advogado trabalhista para ele calcular certinho o valor.
      Boa sorte!

  78. Trabalho de 13:45 as 22:35.
    A empresa paga sim o adicional noturno, porém paga apenas 20% do adicional sem somar ao valor da hora trabalhada, iso está correto?
    Att.

    • Oi, Edvaldo
      Tudo bem? Para muitas profissões, o adicional noturno corresponde exatamente a 20% do valor hora trabalhada. Consulte seu sindicato para saber exatamente qual é o porcentual aplicado na sua categoria.
      Obrigada!

  79. Olá
    Um colega de trabalho me passou uma informação que me gerou duvida, ele me falou que "apos um período de 5 anos trabalhando no horário noturno o trabalhador não pode deixar de receber o adicional noturno, mesmo que ele mude para o horário diurno." e ele falou que isso aconteceria por que "apos esse período o valor do adicional noturno seria incorporado ao orçamento do trabalhador e que se o trabalhador deixar de receber esse valor não poderia horar suas dividas". isso procede ?
    Se for verdade qual a lei ou o artigo que garante essa informação ?

    • Oi, Diego
      Tudo bem? Até onde sabemos, o trabalhador que muda o horário noturno para o diurno perde o direito ao adicional. Contudo, o empregador (ou seja, a empresa) precisa te informar sobre a mudança e ter uma "anuência" (autorização) por escrito para que o empregado tenha a consciência de que vai perder este adicional. A regra que fala sobre isso é a Súmula 265 do Tribunal Superior do Trabalho - TST.
      Abraço!

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *