Como funciona o cheque especial?

95540-como-funciona-o-cheque-especial

banner-mktplacedireto-2 Algumas linhas de crédito não precisam ser contratadas e estão disponíveis para os correntistas das instituições financeiras a qualquer momento. Esse é o caso do cheque especial, um limite de crédito que é automaticamente adicionado ao valor da sua conta corrente. Mas você sabe como funciona o cheque especial e, mais, que custa muito caro usar esse dinheiro para pagar as contas quando o orçamento do mês aperta? Neste artigo, vamos esclarecer um pouco mais sobre esse assunto. Confira!

Mas, afinal, como funciona o cheque especial?

O cheque especial é um crédito oferecido pelas instituições financeiras. Os bancos costumam definir o valor e somá-lo ao saldo da sua conta. O fato de o valor já estar automaticamente na conta costuma gerar um pouco de confusão sobre qual é o saldo da conta e quando começa o cheque especial. Por isso, fique atento às informações do seu extrato bancário: geralmente, o valor real do saldo vem registrado primeiro e, depois, vem o do cheque especial, que é seguido pelo saldo total, ou seja, a soma dos dois. Leia também: – Compare 5 opções de empréstimo pessoal online – As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro – Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online? – Planilha de gastos mensais: como fazer?

Há algum risco em usar cheque especial?

Apesar da facilidade na liberação de crédito, o cheque especial tem juros altos. Não há uma data específica para fazer o pagamento e essa incerteza é um dos motivos para a taxa ser cara. É uma situação diferente de um empréstimo, por exemplo, em que o prazo de pagamento é acordado entre as partes. Apesar do custo elevado, existem alguns bancos que durante um certo número de dias não cobram nenhuma taxa. Isso pode ser bem útil para você ter tempo de economizar dinheiro e tomar decisões mais acertadas sobre a sua situação financeira. Para o pagamento, os bancos costumam cobrar no primeiro dia útil do mês e debitar automaticamente. Sem dinheiro na conta, é cobrada uma multa de 2% sobre a dívida. Entretanto, as taxas de juros variam de acordo com a instituição financeira. O Banco Central possui uma lista em seu site com as taxas cobradas pelos bancos, vale a pena dar uma olhada.

Vale a pena usar o cheque especial?

As altas taxas de juros do cheque especial podem desequilibrar as finanças. Seu uso é aceitável só em situações graves, como para cobrir alguma despesa médica, mas não se esqueça de devolver o dinheiro o mais rápido possível. E ai? Finalmente entendeu como funciona o cheque especial? Esperamos que este texto tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre essa linha de crédito. Se gostou do nosso conteúdo assine a nossa newsletter e aproveite para ficar por dentro das maiores novidades sobre o mundo financeiro. Assine já! banner-mktplacedireto-2]]>

3 Comments

  1. Gostaria de saber como funciona, e quanto. % de juros.

  2. Eu gostaria muito de um emprestimo para poder pagar as dívidas pensantes

    • Olá, Maria, como vai?
      Já tentou acessar nosso site e ver se temos uma oferta para você? Basta seguir o passo a passo:
      https://www.guiabolso.com.br/emprestimo/
      abração,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *