Como gastar menos em 5 passos!

Como gastar menos em 5 passos!

banner-620x100-2 Como gastar menos em 5 passos!   Fazer economia pode ser mais fácil do que parece: veja aqui como gastar menos! Uma vida financeira saudável e equilibrada está ao alcance de todos. Se você quer cortar gastos ou começar a poupar, no entanto, mudar de hábitos é preciso. Para manter as finanças em dia e conseguir realizar seus sonhos, o primeiro passo é aprender a gastar menos. Ao ter receitas que superam as despesas, você terá mais dinheiro disponível para poupar e garantir um futuro seguro. Descubra como gastar menos em 5 passos:

1. Utilize um software de controle financeiro

Quer saber como gastar menos? Comece adotando um software de controle financeiro. Com a ajuda da ferramenta, você pode saber quais são suas receitas e, também, suas despesas. Com o recurso, é possível saber quanto você gastou por dia e no que. O recurso possibilita ainda uma visão geral das suas finanças, mostrando, rapidamente, se você está gastando mais do que ganha e para onde exatamente seu dinheiro está indo. O GuiaBolso, por exemplo, organiza seus gastos e ganhos automaticamente: basta inserir os dados do internet banking, a ferramenta lista todas as movimentações feitas na conta corrente e no cartão de crédito. Depois, ainda categoriza automaticamente as despesas. Resultado: fica mais fácil saber onde é possível economizar e dentificar potenciais de economia.

2. Analise seus gastos

Depois de descobrir quanto você ganha e quanto gasta por mês, é hora de reservar um tempo para analisar suas despesas. Onde estão seus maiores gastos? Moradia, educação, compras? Depois de fazer esta avaliação, é possível descobrir as áreas que possibilitam cortar gastos. Em um primeiro momento, você pode não conseguir reduzir o valor que gasta com moradia (condomínio, aluguel e IPTU), mas pode reduzir as despesas com lazer (cinema, teatro, boates etc.) e com bares e restaurantes, por exemplo. Até mesmo as contas residenciais, como luz, gás e água, podem ser reduzidas com uma mudança de hábitos.

3. Gaste conforme seu salário permite

Para aprender como gastar menos, é importante ter em mente uma regra de ouro: nunca gaste mais do que ganha. Para que isso se torne realidade, é essencial só gastar aquilo que seu salário permite. Não adianta você ganhar R$ 2 mil e gastar R$ 3 mil. Para cobrir o rombo, terá que recorrer, em algum momento, a empréstimos ou, pior, cheque especial ou rotativo do cartão de crédito, que cobram as maiores taxas de juros do mercado. Para evitar isso, é preciso manter suas despesas dentro do valor que recebe de salário. Ao alcançar esta meta, você pode dar o passo seguinte, que é poupar, pelo menos, 10% dos seus rendimentos para criar um fundo de emergência.

4. Planeje suas despesas

Outro passo importante para saber como gastar menos é criar o costume de planejar suas despesas. No final do mês, reserve um tempo para sentar, prever seus gastos e receitas para os próximos 30 dias e estipular quanto gostaria — ou poderia — gastar em cada categoria do orçamento doméstico. Comece sempre pelos gastos fixos e imutáveis, como aluguel, parcelas de empréstimo e financiamentos etc. Depois vá para os gastos que são variáveis, mas não costumam mudar muito mês após mês, como luz, água e gás. Por fim, veja quanto dinheiro sobrou e separe entre despesas relativas ao estilo de vida, como lazer, bares, restaurantes etc. Siga seu planejamento à risca.

5. Evite parcelar suas compras

O parcelamento das compras é uma das grandes armadilha para quem deseja aprender como gastar menos. Ao parcelar um bem, as chances de você perder a noção dos gastos é grande. Muitos parcelamentos ainda têm a desvantagem de cobrar juros, o que encarece ainda mais a compra. A melhor opção é poupar o dinheiro para comprar o item que você deseja e pagar à vista. Além de não ter que pagar juros, você ainda pode conseguir descontos que variam de 5% a 10%. Gastar menos é uma questão de hábito. Comece a praticar já e veja sai vida financeira mudar. banner-620x100-1Leia também:  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *