Como guardar dinheiro de forma disciplinada

Woman Putting Coin In Piggybank

como guardar dinheiro

como guardar dinheiro

Muitas pessoas têm uma tremenda dificuldade em poupar dinheiro e não raro se veem em dificuldades financeiras. Com a estabilidade econômica que o Brasil conquistou desde os anos 90, fica mais fácil aprender como guardar dinheiro. Você precisa ter um planejamento financeiro adequado e não cair em tentação, resistir bravamente aos hábitos que drenam suas finanças e te deixam no vermelho. Mas não tema: isso é mais fácil do que parece. Quer aprender como se disciplinar e como economizar dinheiro? Siga as dicas a seguir:

 

Liste suas contas fixas

Todos nós temos contas fixas que pagamos todo mês, independentemente do que façamos. Para aprender como guardar dinheiro, você precisa começar calculando seu gasto básico. Coloque ali todos seus gastos certos: contas de luz, água, telefone, gás, aluguel, gasolina, alimentação e impostos ou qualquer coisa que você tenha constantemente, como contas de TV a cabo ou academia, se for o caso.

Dessa forma, você já pode excluir esse dinheiro do seu salário. E então você sabe ao certo quando sobra e pode se programar melhor sobre quanto e quando gastar. Um erro muito comum é pensar no seu salário integral, sem levar em conta essa saída e então se perder fazendo despesas.

 

Renegocie suas dívidas

Sanar suas dívidas é o melhor jeito de economizar dinheiro. As taxas de juros cobradas pelo cheque especial ou pelos cartões de crédito são absurdamente altas e a maior razão de muitas pessoas perderem por completo seu controle financeiro. Por isso, livre-se primeiro de suas dívidas: é fundamental para começar a poupar uma grana e sair do buraco.

 

Recebeu um dinheiro que não esperava? Guarde!

Se você quer descobrir as melhores maneiras de saber como guardar dinheiro, saiba que guardar tudo aquilo que sobra é uma atitude básica. Se você recebeu sua restituição do imposto de renda, um bônus no batente ou qualquer dinheiro inesperado, não caia na tentação de gastar tudo viajando ou trocando de carro: poupe. Assim, você terá uma reserva para momentos de necessidade e não precisará criar novas dívidas na hora do aperto.

 

Reestruture seus programas

Se você tem alguns hábitos dispendiosos, como gastar muito em restaurantes ou boates nos fins de semana, comprar alimentos ou bebidas caras ou apenas andar de carro, pode ser interessante e até prazeroso mudar seus hábitos e se descobrir de formas diferentes. Uma boa maneira de economizar em combustível é começar a andar de bicicleta ou até a pé as distâncias menores. Se você tem bons ônibus passando à sua porta, não há mal nenhum em usá-los, não é mesmo?

e seu fim de semana costuma drenar seu salário e você quer mesmo saber como guardar dinheiro, pense em novos programas: ir à praia, se você mora no litoral, ou fazer um piquenique em um parque são programações de graça e também hábitos muito benéficos para quem os tem. Você pode surpreender-se e gostar até mais do que custava caro. Também pode ser bacana começar a comer frutas, e, por que não, começar a cozinhar e preparar refeições. É economia associada a um novo prazer!

Seguindo essas dicas, você vai aprender como guardar dinheiro da maneira mais natural e simples possível. Mais do que um esforço, ter um planejamento financeiro é um hábito que você pode adquirir e incluir no seu dia a dia sem maiores problemas. Não perca mais tempo e comece já: não há sensação melhor do que acordar sem dívidas!

como poupar dinheiroLeia também: – Você conhece a regra dis 50-15-35? Como sair das dívidas? 50 dicas para aprender como economizar dinheiro – 4 melhores planilhas de gastos pessoais para seu dinheiro

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *