Como investir dinheiro além da poupança

Reserva financeira

como investir dinheiro

Muitas pessoas têm medo da complexidade do mercado financeiro e acabam deixando de investir. Alguns investimentos são mesmo um pouco mais arriscados, mas existem outras opções de investimento que não apenas a poupança.

Se você já possui uma reserva financeira e deseja ampliar seus rendimentos, mas não sabe como investir dinheiro em outras formas de aplicação, listamos aqui as quatro dicas essenciais, das quais você não pode se esquecer, para te ajudar nessa tarefa! Confira:

Reflita sobre seu perfil como investidor

Algumas formas de investimentos são mais arriscadas que outras, por isso você deve buscar aquela opção de investimento que melhor se adequa a suas características pessoais.

Se você é conservador e busca rendimentos maiores que os da poupança, deve aplicar recursos em fundos de renda fixa, por exemplo. Apesar de seu menor rendimento, os fundos de renda fixa são de baixo risco e mais previsíveis. Esse é o mesmo caso da previdência privada.

Mas caso você possua maior tolerância a risco, existem formas mais ousadas de como investir dinheiro, como em ações em mercado (bolsa de valores), por exemplo. Sua valorização pode ser extremamente vantajosa em termos financeiros, mas é importante que você esteja atento a sua volatilidade.

Diversifique seus investimentos

Como investir dinheiro de forma mais segura? A principal forma de fazer isso é a diversificação das aplicações, que diminui muito o risco de perdas, porque reduz eventuais impactos de um investimento com resultados ruins, já que outros investimentos amenizam os prejuízos de um possível investimento mal sucedido.

Você pode, também, variar suas aplicações em diversos âmbitos:

  • Classes de investimento — que podem ser ações, debêntures, títulos de dívidas, etc.;

  • Regiões geográficas — que podem ser a composição de fundos europeus, norte-americanos, brasileiros e em outros locais do mundo;

  • Moeda — visto que é possível investir em dólares americanos, em reais, em euros, etc.

Ao diversificar ao máximo seus investimentos, você terá uma composição de sua cartela extremamente heterogênea, que melhor equilibra fatores de risco.

Não deixe de realizar investimentos em longo prazo

Ao se perguntar como investir dinheiro de forma inteligente, uma ideia é pensar no prazo de maturação dessas aplicações. Tenha em mente que alguns investimentos só valem a pena se forem em longo prazo. Esses rendimentos normalmente são menos variáveis. Com o tempo, as flutuações se enquadram em determinadas tendências (de valorização ou de desvalorização), de forma que você perceba melhor o futuro para o qual caminha cada investimento.

Pense bastante antes de escolher como investir dinheiro e qual investimento escolher

Não basta ter o dinheiro em mãos para fazê-lo render. É necessário reduzir perdas por meio de uma escolha de aplicações de forma mais criteriosa. Como fazer isso se você não é da área? Inicialmente, converse com seu gerente de conta ou de investimentos. Ele poderá lhe informar sobre o desempenho de fundos de investimentos, ações, empresas e do mercado financeiro. Além disso, é importante que você não se desespere em momentos de flutuação financeira.

Essas são as principais dicas sobre como investir dinheiro além da poupança e, então, equilibrar sua certeira de investimentos. Ainda tem perguntas a fazer? Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e comentários!

 ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *