Como investir dinheiro: guia para iniciantes

Como investir dinheiro guia para iniciantes

investir dinheiro

Como investir dinheiro 2Quando o assunto é investir dinheiro, muitas pessoas ficam com receio por ainda não estarem familiarizadas com a prática. A boa notícia é que não existem grandes mistérios por trás disso: investir é uma questão de saber o que você procura e adquirir o hábito.

Para você que quer dar os primeiros passos, uma boa pedida é procurar se informar mais sobre o assunto. Existe uma série de portais especializados que trazem informações de forma direta e fácil de entender. Além do blog do GuiaBolso, você deve se tornar leitor assíduo de alguns portais especializados em investimentos para pessoas físicas, como InfoMoney e Portal Exame.

Confira agora alguns conceitos básicos que todas as pessoas que querem aprender como investir dinheiro devem entender. Você verá que aplicar bem o seu dinheiro é mais fácil do que você imagina.

 

Poupança: para quem precisa de segurança ao investir dinheiro

Se você deseja deixar seu dinheiro guardado, sem correr grandes riscos, uma das opções mais indicadas para os iniciantes é a poupança, pois ela quase não oferece riscos e as regras são bem simples. Além disso, você pode retirar a quantia investida a qualquer momento, sem custos adicionais, e não existe valor mínimo para começar.

Não importa em que banco você abrirá a sua poupança, pois o rendimento em todos eles será igual. Mas não espere multiplicar seu dinheiro rapidamente: o rendimento da poupança gira em torno de 0,5% ao mês do valor depositado, o que significa que, se você depositar R$ 100,00, um mês depois você terá R$0,50 a mais. É um crescimento lento, mas seguro e constante.

Leia mais: Conta poupança: por que você precisa ter uma?

Além disso, é importante saber que a poupança é uma das opções de investimento mais indicadas para quem vai construir sua reserva de emergência, aquele colchão financeiro para se proteger dos imprevistos da vida.

Leia também: Reserva financeira: 9 passos fáceis para construir a sua

 

A renda fixa pode ser mais rentável?

Sim, pode! Depois de construir sua reserva de emergência, você está pronto para ir em busca de outras opções de investimento mais rentáveis, sem abrir mão da segurança do seu dinheiro. Para 2015, duas opções interessantes de investimento em renda fixa, que também casam muito bem com investidores iniciantes, são os os fundos DI e os títulos públicos. Além de serem aplicações seguras, elas tendem a apresentar rentabilidade elevada com a tendência de alta da taxa Selic – a taxa básica de juros, que serve como referência para os juros praticados pelos bancos.

Se você possui relacionamento com algum banco, terá fácil acesso a um fundo DI. Basta falar com seu gerente. Levantamento recente feito pela Economática mostrou que o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) rendeu 3.187% nos 20 anos do Plano Real, enquanto o Ibovespa, principal referência do desempenho da Bovespa, valorizou 1.287% no mesmo período.

Leia mais: O que é CDI?

Os títulos públicos, por sua vez, são pedaços da dívida pública. Quem compra um desses títulos está, na prática, emprestando dinheiro para o governo financiar suas atividades. A vantagem desse tipo de investimento sobre o CDI é a isenção de cobrança de taxa de administração.

Leia mais: Quer comprar títulos públicos?

 

Ações: opção para os investidores mais ousados

Caso você não tenha medo de se arriscar, investir seu dinheiro em ações pode ser uma opção bem lucrativa, mas que dependerá muito de suas escolhas. Ao comprar uma ação você adquire uma pequena parte de uma empresa, se tornando um tipo de sócio, e passa a receber também parte dos lucros.

Vale atentar que, da mesma forma, se a empresa estiver indo mal no mercado, você também poderá sofrer com isso, e demorará mais tempo para conseguir vender suas ações e ter de volta o dinheiro investido. Exatamente por isso dizemos que as ações são um tipo de investimento de risco.

Se essa for sua opção, você terá que abrir uma conta em uma corretora de valores. Será através dela que suas negociações serão feitas e também é dela você recebera orientações sobre os melhores investimentos para o seu perfil de investidor.

Para escolher sua corretora, você pode contar com a ajuda do site da Bovespa, que traz informações detalhadas sobre cada instituição.

 

Aquisição de patrimônio

Se você já tem uma boa quantia de dinheiro também pode optar por adquirir bens que possam gerar algum rendimento ou se valorizarem ao longo do tempo. Muitas pessoas optam pela compra de imóveis como investimento, já que eles podem ser alugados, gerando renda mensal, ou vendidos no futuro, contando com uma possível valorização.

Vale lembrar, entretanto, que o boom do mercado imobiliário brasileiro dos últimos anos está perdendo força, logo, as perspectivas para os preços no médio prazo são de estabilização seguida de queda. Talvez seja uma boa ideia esperar um pouco para comprar um imóvel novo, já que daqui a alguns meses você tende a pagar menos.

como pagar IPVA atrasado 2Leia mais: – As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para seu dinheiro – 50 dicas para aprender como economizar dinheiro – Você conhece a regra dos 50-15-35? – Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *