Como investir meu dinheiro?

como investir meu dinheiro

banner-620x100-2Como investir meu dinheiroMuitas pessoas querem investir dinheiro, mas se sentem inseguras com a quantidade de opções. Fique tranquilo. No post de hoje, você vai ver como dar os primeiros passos para começar a investir e ter uma vida financeira saudável. O principal é ter em mente que você deve dividir a quantia destinada para investimento em três caixinhas: curto, médio e longo prazo, sempre de acordo com seus objetivos financeiros. Se você se pergunta “Como investir meu dinheiro?”, é hora de acabar com as dúvidas e descobrir por onde começar:  

Monte uma reserva de emergência

Como investir meu dinheiro? É fácil começar. Montar uma reserva de emergência deve ser o primeiro objetivo financeiro de qualquer pessoa. Montar uma reserva de emergência é essencial para ter os recursos financeiros necessários caso aconteça algum imprevisto na sua vida, como um gasto inesperado com saúde ou a necessidade de realizar uma compra não programada. O ideal é criar um fundo de reserva com valor que varie de três a seis salários. A melhor forma de guardar este dinheiro é em uma caderneta de poupança. Além de poder retirar parte da quantia sem pagar nenhum tipo de taxa, você ainda conta com a rentabilidade do investimento durante o período que não mexer no dinheiro.

Leia mais: Como começar um fundo de emergência

Planeje a aposentadoria

Planejar a aposentadoria é um passo importante para quem ainda se pergunta “como investir meu dinheiro”. Esse investimento é ssencial para quem deseja ter estabilidade e segurança quando chegar a uma idade mais avançada. Na hora de definir a quantia a ser investida para este período da vida — que, dependendo da sua idade, pode ser um planejamento de curto, médio ou longo prazo — é importante levar em consideração despesas com assistência médica e remédios, reservando uma quantia maior do que você gasta hoje. Lembre-se de que a aposentadoria da Previdência Social só cobre 20% da sua renda. Para chegar ao valor total, você pode investir seu dinheiro em aplicações que rendam o suficiente para que você alcance a quantia atual ao retirar o dinheiro.

Leia mais: 7 dicas financeiras para quem tem menos que 30

Invista em renda fixa

LCI, LCA, fundos de renda fixa, títulos do Tesouro Direto. Separar parte dos seus investimentos para renda fixa é importante para o futuro. Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) são papéis de renda fixa que têm retorno prefixado ou atrelado a um índice. As LCIs são cotadas a partir do crédito imobiliário e tem como vantagem a segurança de que o investidor não irá perder dinheiro e é isenta de imposto para pessoas físicas. Já as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), também papéis de renda fixa, se diferem das LCIs por serem emitidas a partir do crédito para o agronegócio. Outra opção de investimento seguro com rentabilidade garantida é o Tesouro Direto. Programa de venda online de títulos públicos para pessoa física exige apenas R$ 30 de investimento inicial.

Leia mais: Veja como investir no Tesouro Direto

Leia mais: O que é LCA e como ele se difere do LCA

Diversifique os investimentos

Além da renda fixa, mais segura, mas com uma rentabilidade menor, caso tenha dinheiro disponível vale a pena diversificar seus investimentos direcionando uma quantia para fundos de investimento em renda variável, ações, entre outros. Estas opções oferecem uma rentabilidade mais significativa. No entanto, é importante ter em mente que o risco neste tipo de investimento é elevado. Não há garantia de ganhos e perder dinheiro é uma possibilidade. Diversificar seu portfólio de investimentos e não depositar todos os ovos na mesma caixa é uma boa ideia caso você não precise deste dinheiro com urgência e possa lidar com os riscos.

Leia mais: Como investir na Bolsa de Valores

banner-620x100-1Leia também:  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *