O SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, é um dos bancos de dados mais consultados pelas empresas na hora de analisar se deve ou não conceder crédito ou vender a prazo para os seus clientes. Esse serviço é mantido pela CDL, a Câmara de Diligentes Lojistas de cada cidade e apresenta inúmeras informações sobre os inadimplentes, como cheques devolvidos e parcelas atrasadas.
Se algum débito constar na consulta do SPC, o consumidor fica com o crédito negativado, mais conhecido como nome sujo na praça. Para reverter essa situação e voltar a ficar com o nome limpo, é preciso pagar a dívida e realizar alguns outros procedimentos. Confira!
Regularize a situação antes mesmo do seu nome ser cadastrado no SPC
A inclusão do devedor no SPC não é automática. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é necessário que o estabelecimento comunique por escrito a existência da dívida e a possibilidade eminente do registro. A partir do comunicado, o cidadão inadimplente tem o prazo de 10 dias para regularizar a pendência com o credor, evitando assim que o seu some seja inserido no Serviço de Proteção ao Crédito.
Depois de vencido o prazo, aí sim o nome do consumidor passa a integrar o banco de dados do SPC e por lá permanece durante 5 anos ou até que a dívida seja quitada. Vale salientar que mesmo depois dos cinco anos, quando o cadastro no SPC expira, a dívida continua existindo.
Confirme se seu nome está limpo
Antes de adotar qualquer medida para tirar o nome do SPC, é necessário confirmar se realmente o seu crédito está negativado. Para tanto, confira se o seu nome consta no cadastro de inadimplentes. Caso você não se lembra quais são as suas dívidas e credores, procure pessoalmente as instituições de proteção ao crédito.
Siga até os postos de atendimento da CDL ou SPC munido de identidade e CPF. A consulta é gratuita e pode ser feita de forma presencial ou por meio de procuração. Caso prefira fazer essa confirmação de forma mais prática e rápida, é possível usar o SPCNet, porém, esse serviço é cobrado.
Mas como limpar o nome no SPC?
Para limpar o nome e regularizar o crédito na praça, os consumidores precisam se dirigir aos estabelecimentos onde estão devendo e tentar fazer um acordo para quitar a dívida, buscando a amortização dos juros. Assim que o débito for quitado, o credor tem no máximo 5 dias para excluir o cadastro do cliente no SPC. Outro detalhe importante é efetuar o pagamento mediante um recibo, nota ou outro comprovante de quitação.
O que fazer se o nome continuar sujo depois do pagamento da dívida?
Se depois do prazo legal o nome do cliente continuar registrado no SPC, é necessário ir novamente até o estabelecimento e solicitar a exclusão do nome no Serviço de Proteção ao Crédito. Se ainda assim, o nome permanecer registrado, o consumidor deve batalhar pelos seus direitos, podendo requerer indenização por danos morais.
Organize-se para evitar ter o seu nome no SPC. Mas, caso você precise, conte conosco para te ajudar não só a limpar o seu nome, como também a manter sua vida financeira saudável para você não se endividar nunca mais!
]]>