Como organizar a vida financeira em tempos de crise?

vidafinanceiraorganizada

A quarentena não tem sido um tempo fácil pra ninguém, desde o distanciamento social até a maneira como isso tem afetado o nosso bolso e como lidamos com o dinheiro. Fizemos uma pesquisa que mostrou que cerca de 61% dos trabalhadores informais e 54% dos CLTs tiveram renda afetada

Pensando nisso, separamos cinco passos simples para você se organizar e sair desse período o mais confortável possível, quando o assunto for dinheiro!

1 – Tenha uma planilha

É muito importante entender o quanto você ganha e como você gasta esse dinheiro. Por isso, comece a criar o hábito de anotar tudo que você gasta. Caso você tenha dificuldade de entender por onde começar, use a tecnologia! No Guiabolso, por exemplo, você pode sincronizar as contas e cartões e o app faz as anotações por você.

O app também separa os gastos em categoria e te ajuda a entender onde você tem gastado mais, onde pode economizar e quais produtos financeiros ajudam a  sua vida financeira.

2 – Entenda onde é possível cortar gastos

Depois que você começa a ter visibilidade dos gastos e entender para onde vai o seu dinheiro, é mais fácil ver onde você pode economizar mais. Talvez naquele streaming que você contratou mas não utiliza, ou na conta de internet que você paga um valor mais alto e não usa tudo que é oferecido. 

Se você tem trabalhado em casa, provavelmente alguns gastos diminuíram e outros aumentaram, principalmente água, energia e internet. Para te ajudar a saber por onde começar, fizemos um post pra você entender como economizar em casa.

3 – Eu tenho dívidas, como posso me livrar delas?

Agora que você sabe que tem dívidas e já começou a se organizar para quitá-las, é momento de entender as suas possibilidades:

A) Negocie com um especialista

É muito mais simples do que parece: hoje existem sites que te ajudam a negociar as suas dívidas de maneira simples, online e sem surpresas. A emDia é um site consultor online que te ajuda a negociar a sua dívida de maneira 100% online. Assim você tem liberdade e flexibilidade para quitar a sua dívida com calma e clareza. 

Outro ponto muito legal da emDia é que todo o atendimento, do começo ao fim, é online. Ou seja, você não vai ter o incômodo de alguém te ligando. Por isso, quem decide a melhor maneira de quitar a sua dívida é você

B) Procure trocar dívidas caras por crédito mais  baratos

Essa também é uma maneira comum para quem se livrar das dívidas. Depois que você já sabe quais são as suas contas e o valor de cada uma delas, você pode começar a procurar um empréstimo que tenha uma taxa de juros baixa. Dessa maneira, você consegue negociar e pagar à vista as suas dívidas e ficar com uma única parcela, menor.

Mas calma, entenda o seu orçamento e faça parcelas que cabem no seu bolso. Não adianta fazer um empréstimo para pagar as suas dívidas se você não vai conseguir quitá-lo. Por isso, se organize e pesquise bem antes de contratá-lo. 

4 – Entenda se você pode aumentar a sua renda

Se você teve sua renda afetada ou está pensando em ter uma renda extra usar das redes sociais para o seu negócio pode ser uma boa. Você pode começar do simples, como vender as coisas que estão paradas na sua casa, entregar comida, oferecer serviço – nesse momento, se oferecer para ir ao mercado para os seus vizinhos, por exemplo. 

Se você quer entender melhor como pode fazer renda extra sem sair de casa, aqui tem um post com opções fáceis e super acessíveis. 

5 – Invista regularmente

Agora que você saiu das dívidas e já começou a entender melhor como funciona o mercado financeiro é o momento de fazer o seu dinheiro render. Claro, antes de fazer qualquer tipo de contratação de investimento, estude melhor sobre ele e tenha em mente seus objetivos com aquele dinheiro.

A recomendação é investir sempre, mesmo que pouco. Assim aos poucos você verá seu patrimônio evoluir. 

Ter uma vista financeira estável pode levar tempo e muita dedicação, mas garantimos, vale a pena! Comece aos poucos, mas comece hoje. Assim você vai poder colher esses frutos logo. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *