Como organizar o orçamento familiar

family drawing money house clothes and video game symbol on the

banner-620x100-2
family drawing money house clothes and video game symbol on theSaber como organizar o orçamento familiar é essencial para quem quer manter as finanças da família em dia e não entrar no vermelho.
É importante contar com a participação de todos no processo e adotar medidas como listar todos os gastos da família e fazer metas financeiras.
Veja agora como organizar o orçamento familiar:
 

Incentive a participação de todos no controle do orçamento familiar

Organizar o orçamento doméstico é algo que requer a participação de todos os membros da família, mesmo crianças e adolescentes. Por isso, mostre que a ajuda de todos é necessária e que, independentemente da idade e de ter ou não uma renda, cada membro é responsável pela saúde financeira da casa.
 

Some todas as rendas

Depois de envolver todos os membros da família na confecção do orçamento familiar é importante colocar a mão na massa e somar todas as rendas que irão fazer parte do orçamento.
 

Liste todos os gastos dos membros da família

Depois de chegar a um valor total de renda familiar, é importante anotar os gastos de todos os membros e, ainda, como eles são pagos (débito em conta, dinheiro, etc). Neste momento é importante não deixar de fora nem mesmo os gastos menores, além de todas as despesas com os filhos, como merenda na escola, passeios e contas de celular.
Despesas fixas, como mensalidade da escola, aluguel, parcela da casa própria, contas de luz e gás, seguro do carro, etc., também não podem ficar de fora. Gastos esporádicos, como cinema, saques e restaurantes também têm que ser anotados.
Você pode fazer esse controle por meio de planilhas ou um gerenciador financeiro online, como o GuiaBolso. A vantagem de apostar no software é que, por ser um sistema automatizado, a atualização é feita automaticamente, o que facilita a análise dos gastos e despesas da família e auxilia no planejamento financeiro.

Leia mais: As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para seu dinheiro

Crie metas para os gastos

Agora é hora de planejar e criar metas para as despesas. Determine prioridades para os gastos da casa. Assim, você consegue identificar quais são os itens supérfluos e aqueles que são essenciais.  A partir daí, estabeleça limites de gastos em cada categoria de despesa da família (Moradia, Saúde, Lazer, etc).
Uma das melhores formas de fazer isso é usando a regra 50-15-35. Segundo o modelo, 50% da renda familiar devem ser destinados para os gastos essenciais, como aluguel, condomínio, mensalidade da escola… As prioridades financeiras, como poupança e pagamento de dívidas, recebem 15% da renda. Os outros 35% são usados para manter o estilo de vida.
 

Corte despesas

Agora é importante começar o processo de cortar despesas. Veja em que pontos você consegue reduzir as despesas, como, por exemplo, diminuir o pacote de TV por assinatura, cancelar o jornal ou até mesmo fazer um plano família, mais em conta, para o celular.

Leia mais: 50 dicas para aprender como economizar dinheiro

Faça cursos de educação financeira

Se você ainda tem dúvidas sobre como organizar o orçamento familiar, o que acha de contar com um curso de educação financeira? Pode ser uma ajuda valiosa para não desistir de controlar os gastos da família. Entre as opções está o curso online gratuito da Fundação Getulio Vargas, Como organizar o orçamento familiar.
É importante buscar sempre manter o orçamento familiar sempre equilibrado. Analise constantemente se a renda supera os gastos. Caso a resposta seja negativa, é importante refazer as contas, cortar gastos e estabelecer o equilíbrio.
banner-620x100-1
Leia também:
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *