Como pedir um aumento de maneira eficiente?

Boss and employee

como pedir aumento

Muitos profissionais ficam receosos e inseguros na hora de pedir um aumento. Apesar de ser uma situação um tanto desconfortável, a atitude pode demonstrar que você está interessado nos assuntos da empresa e disposto a crescer em sua carreira.

Alguns fatores podem interferir no sucesso de sua missão. O momento da empresa ou seu departamento talvez seja a principal razão pela qual chefes não atendam ao pedido de aumento. Além disso, aspectos importantes como o seu atual desempenho no cargo e até o humor do chefe no dia podem influenciar a decisão.

O importante é se planejar e estar preparado para justificar seu pedido com situações do dia a dia. Veja abaixo algumas dicas e entenda como pedir aumento:

Prepare-se

Antes de chamar seu chefe para conversar sobre um aumento de salário, procure refletir sobre seu trabalho, respondendo a questões como:

– O que você faz melhor, mais rápido ou com menor custo do que outra pessoa na mesma função?

– Que processos de trabalho otimizou ou tornou mais eficientes? Como aumentou a produção, as vendas ou a receita?

– Como melhorou o atendimento ao cliente ou ao consumidor? – Tem correspondido à expectativa de seu líder e da empresa onde atua? – A companhia passa por um momento sólido, que permite aumentar seu salário? – Sua remuneração está compatível com o praticado pelo mercado?

Uma dica eficaz é treinar seus argumentos em frente ao espelho ou até mesmo pedir para alguém gravar seu desempenho, assim você consegue perceber onde pode melhorar seus argumentos.

 

Não coloque o aumento como a solução dos seus problemas financeiros

É claro que um dinheiro a mais seria ótimo, mas não coloque no aumento a expectativa de resolver todos os seus problemas financeiros. Se você está com as finanças desorganizadas, sua prioridade deve ser mapear sua situação financeira e criar metas para que seus gastos caibam dentro da sua renda. O GuiaBolso.com pode te ajudar nessa missão.

Isso, aliás, vai ser positivo de qualquer forma. Se você não conseguir o aumento, terá um plano para colocar as finanças em dia. Se você conseguir, terá o dinheiro extra livre para aplicar em seus projetos futuros e não precisará vê-lo ir pelo ralo para pagar contas.

 

A hora H: como pedir aumento

É importante ser claro e objetivo na solicitação, justificando o motivo pelo qual acredita merecer um aumento. Quando procurar seu chefe, esteja bem informado sobre o valor médio do salário da sua profissão. Assim, você não é surpreendido com uma proposta menor que suas expectativas.

Também esteja atento ao momento que a empresa está vivendo: os meses de dezembro e janeiro costumam ser mais complicados, pois representam um aumento de gastos com 13º e férias de funcionários.

Procure um momento em que você e seu chefe estejam tranquilos. Tente agendar um horário conveniente para os dois e durante a conversa ressalte as novas experiências adquiridas, suas responsabilidades e as tarefas mais complexas que executa. Outro fator do qual pode tirar vantagem é aquele novo curso que você fez.

Liste tarefas, resultados, cursos e ações que acumulou no cargo. E o mais importante: seja sincero.

 

Após o pedido

Envie um e-mail de agradecimento ao seu chefe. Tal atitude servirá de registro e você poderá lembrá-lo em futuras negociações. Outra dica é agendar uma data para voltar a conversar. Assim, você pode garantir um feedback e gerenciar sua ansiedade.

Esteja sempre antenado à sua área de atuação e caso seu pedido não seja atendido, faça uma autoavaliação para descobrir os pontos onde precisa melhorar. Considere também a justificativa dada pelo seu chefe para o não e avalie o que você pode fazer para reverter a situação no médio prazo.

Vale lembrar que, dependendo da situação, também pode valer a pena buscar outras oportunidades de emprego no mercado. Esse pode ser o caso se você ou seu chefe avaliarem que você merecia o aumento, mas ele não foi concedido por algum motivo que não depende necessariamente do seu desempenho. Avalie bem!  ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *