Como se estressar menos e poupar mais

poupar-mais

Para muitas pessoas, economizar não é uma tarefa fácil. Lidar com dinheiro exige muita cautela, planejamento e, até mesmo, paciência. Se para alguns viver com planilhas e controle financeiro é algo simples e natural, para outros pode ser motivo de muito estresse e desgaste.

O ideal é que as pessoas aprendam a lidar com suas finanças e que isso seja algo positivo. Quando o dinheiro se torna um problema ou uma constante dor de cabeça, é hora de sentar e refletir sobre o que pode ser melhorado. Confira algumas dicas para poupar mais e se estressar menos.

Tenha sempre um dinheiro reservado para emergências

Mesmo que seja uma pequena quantia, procure ter um valor fixo mensal para as suas reservas emergenciais. Esse dinheiro deve ficar guardado apenas para momentos de extrema emergência, para que você não entre em desespero ou fique na mão por conta de um imprevisto. Comprar alguma coisa ou fazer aquela viagem dos sonhos, por exemplo, não entra nessa categoria, a ideia é que seja algo realmente preventivo.

Realize um planejamento estruturado antes de realizar grandes compras

Não há nada de errado em ter grandes sonhos, no entanto, planejamento é fundamental para que essa vontade não se torne uma frustração. Procure entender qual a quantia necessária e como você pode se programar para conseguir esse valor sem se apertar. A partir disso, utilize uma poupança para guardar esse dinheiro.

Valorize as coisas que já adquiriu

No dia a dia adquirimos pequenas coisas para a nossa satisfação pessoal. No entanto, temos o costume de sempre querer mais ou valorizar mais as conquistas dos outros do que as nossas. Procure olhar para o que já possui e entenda o seu valor. Esta é uma maneira de sermos mais satisfeitos e perceber o que de fato precisamos comprar ou o que ainda pode ser utilizado.

Fique atento às compras parceladas

Quem nunca se iludiu com o valor de uma parcela? Pois é, esse tipo de aquisição por impulso deve ser evitada, sempre que possível. Ter o dinheiro para pagar todo o valor ou se programar garante compras mais saudáveis e menos desgaste com a fatura do final do mês.

Acompanhe todas as suas movimentações bancárias

Você já sabe de todas as contas e o valor que consegue juntar no final de cada mês, no entanto, é importante que acompanhe diariamente sua conta. Esse controle evita que algum cheque caia na sua conta sem você se dar conta ou até mesmo que você perceba o que está sendo gasto de forma desnecessária.

Gastar demais, sem pensar se é algo realmente plausível, e passar o tempo todo preocupado é extremamente negativo, mas também não devemos deixar de fazer todas as nossas vontades. O ideal é que você consiga ter uma relação de equilíbrio e harmonia com suas finanças.

Agora que já sabe como poupar mais, sem se aborrecer, que tal compartilhar este artigo com seus amigos? Aproveite para contar suas experiências e continue acompanhando nosso blog, sempre com novidades e dicas para você. Caso ainda tenha alguma dúvida, deixo nos comentários!

 ]]>

One Comment

  1. Muito Legal. Parabéns.

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *