Como se planejar para alcançar as suas metas financeiras

image (4)

Publicado em 07/01/2021.

Mais um ano começou e muita gente aproveita esse período para começar a definir as metas para o ano, sejam elas pessoais, profissionais ou financeiras. Já que o começo de um ano pode ser um marco para novas decisões e novas oportunidades.

Mas, o processo de criação de metas pode se tornar difícil, se você não souber como montar um plano de ação e não souber definir metas realistas, para assim torná-las realidade.

Como definir metas financeiras pessoais?

Primeiro, entenda a diferença entre metas e desejos pessoais, já que essas vontades surgem de maneira repentina e são irracionais ou podem focar em objetivos abstratos. Um exemplo disso é: “ficar rico”, sem ter um objetivo realmente definido com prazo. 

Por isso, uma meta precisa ser definida de forma objetiva e ter um prazo, como: “sair das dívidas em 6 meses” ou “se aposentar em 30 anos”, o que a torna plausível. Porque sonhar é saudável, mas as metas precisam ser realistas.

Cuidado para não ser ousado demais na hora de definir suas metas e comprometer muito da sua renda, por exemplo. É muito importante para não colocar sua saúde financeira em risco e gerar frustrações que comprometam sua qualidade de vida.

O que pode te ajudar nessa etapa é o método SMART, ou seja:

  • S – Específica
  • M – Mensurável
  • A – Alcançável e realista
  • R – Relevante para os seus objetivos
  • T – Atreladas a um prazo.

Sempre que for definir uma meta, observe se ela se encaixa nas 5 perguntas do método SMART, e se encaixar, sua meta é uma meta realista e pode ser alcançada com facilidade.

  • Essa meta é específica? Eu defini exatamente quanto e do que vou precisar para alcançá-la?
  • Eu posso acompanhar o desenvolvimento dessa meta?
  • Essa meta é realista? Para o meu momento de vida? Não vou me comprometer?
  • Essa meta é relevante para os meus objetivos? Principalmente para os de médio e longo prazo?
  • Eu estabeleci um prazo?

Conheça mais sobre esse método:

O que diferencia as metas de curto, médio e longo prazo?

Já que as metas devem ter prazo, é necessário que esses prazos sejam definidos em dias, semanas, meses ou anos. Mas conhecer os conceitos de curto, médio e longo prazo podem ajudar na hora de definir prioridades.

Curto prazo: São metas que devem ser resolvidas entre 6 meses e 1 ano. Como: quitação de dívidas.

Médio prazo: São metas que levam de 1 a 5 anos para serem realizadas, ou seja, exigem um esforço financeiro maior. Como: comprar um carro novo ou fazer uma viagem.

Longo prazo: São metas que levam no mínimo 5 anos para serem realizadas. Aqui podem incluir: compra de um imóvel ou aposentadoria.

Que importância tem o planejamento financeiro para alcançar metas pessoais?

Depois de ter suas metas bem definidas, é momento de alinhá-las com o planejamento financeiro, é isso que vai gerenciar todo dinheiro que entra e que sai do seu bolso. Dessa maneira, você consegue entender as prioridades financeiras e se manter em um caminho. 

Leia mais sobre ações que podem te ajudar a mudar sua relação com o dinheiro.

Quais são os benefícios do planejamento financeiro?

Ter um bom controle financeiro, além de te ajudar a atingir suas metas, podem te ajudar a construir uma relação melhor com o seu dinheiro, veja só:

Dá uma visão clara sobre todas as despesas e evitar aperto no fim do mês.

Com um planejamento, você consegue entender exatamente quanto de dinheiro entra e sai da sua conta. O que pode te ajudar também na hora de definir cortes no orçamento

Além disso, cuidar das finanças pessoais é cuidar do seu futuro. Ah, não se esqueça de montar sua reserva de emergência, é isso que vai garantir uma vida financeira mais tranquila caso algo aconteça.

Ajuda a sair do vermelho

Se você já está no vermelho, ter um planejamento financeiro é essencial. É por ele que você vai conseguir entender exatamente onde tem gastado mais, onde pode cortar gastos e direcionar para pagar as dívidas. Ou até entender se um crédito pessoal é a melhor opção nesse momento. E finalmente, conseguir sair das dívidas.

No Guiabolso você encontra um simulador de empréstimo com as melhores ofertas.

Como fazer um bom planejamento financeiro?

Se você já definiu suas metas, prazos e começou a olhar para o seu planejamento financeiro, é hora de entender como fazer isso da melhor maneira possível. Não basta ter só suas metas definidas, tenha prioridades, entenda sua saúde financeira e se preciso, faça um levantamento das suas dívidas.

Pra te ajudar, fizemos um post com 9 dicas financeiras que podem te ajudar a mudar sua relação com o dinheiro.

Ainda não sabe onde planejar suas finanças para alcançar seus objetivos financeiros e poupar dinheiro? Baixe o Guiabolso e conheça a feature de planejamento.

Baixar app Guiabolso

  •  

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *