Como sua direção ajuda a economizar com o carro

banner-GB
Comprando seu primeiro carro: Crédito, à vista ou consórcio?Você sabe quanto seu carro representa para seu orçamento por mês? Se já fez todas as contas, certamente está buscando formas de economizar nos últimos meses, pois qualquer corte de custo ajuda a combater os efeitos da inflação para o seu bolso. Cuidar da manutenção do veículo, andar com pneus novos e acompanhar a opção mais vantajosa entre álcool ou gasolina são alguns caminhos básicos para isso, mas você já pensou que a forma como dirige pode estar afetando os gastos com o carro?
Acha que dirige muito bem e que mudar a forma como conduz um carro, seja próprio ou alugado, não irá fazer tanta diferença? Faça as contas de quanto isso pode representar de economia em um ano e reavalie sua condução!
Para ajudá-lo a entender mais sobre o assunto, o Pegcar listou 10 comportamentos que devem ser evitados por quem quer gastar menos combustível. 

1. Não acelere rapidamente

Sabe aquelas situações de trânsito carregado, em que você acelera e desacelera rapidamente, tentando aproveitar as oportunidades de farol aberto ou fazendo ultrapassagens para mudar de pista? Esse comportamento aumenta o consumo de combustível, pois as arrancadas sobrecarregam o motor. Nessas horas, lembre-se que nem sempre acelerar para logo depois precisar pisar no freio irá ajudá-lo a chegar mais cedo no seu destino. Siga o fluxo do trânsito e dirija também com mais tranquilidade.

2. Utilize as marchas corretamente

combustivel

Infogram

Dirigir acima ou abaixo da marcha recomendada para a velocidade em que está é um dos fatores que mais contribui para o aumento do gasto de combustível. Lembre-se que cada carro possui suas recomendações para troca do câmbio, por isso, ler o manual do veículo é muito importante. Assim, você fica de olho na rotação do motor para sempre mudar de marcha no momento adequado.

3. Não descanse o pé no freio

Alguns motoristas costumam deixar o pé levemente encostado no pedal do freio enquanto dirigem. Mesmo esta carga mínima pode ter efeito na aceleração do veículo, levando à queima mais rápida de álcool ou gasolina. Por isso, por mais que se sinta um pouco inseguro, comece a deixar o pé esquerdo próximo, mas não acima do pedal do freio.

4. Dê um descanso para o motor

Se você irá ficar mais de um minuto com o carro parado, vale a pena desligar o motor e ligá-lo novamente quando for dar a partida, o que ajuda a economizar combustível. Mas atenção: não desligue o motor a cada semáforo, apenas para períodos mais longos de parada, como a esperar alguém que irá embarcar.

5. Evite chuvas fortes

Não é apenas pelo perigo de acidentes que vale a pena esperar as chuvas fortes passarem antes de colocar o carro na rua. Dirigir nestas condições também eleva o consumo de combustível. Se for possível, aguarde até que essa condição passe, mas, se já estiver na rua, dirigir com menor velocidade ajuda a não sobrecarregar o motor.

6. Não dirija quando estiver estressado

Nossas emoções também interferem na forma como guiamos um veículo. Se estivermos muito estressados, é mais provável que tenhamos comportamentos como acelerar e frear bruscamente ou patinar pneus, que elevam o consumo de combustível. Evite dirigir se estiver com o nível de estresse muito alto, prevenindo também situações mais graves como acidentes.

7. Ar condicionado na estrada

Muitos motoristas pensam que o uso do ar condicionado pode ser o vilão do consumo de gasolina. Isso é verdade para quem dirige nas grandes cidades, onde o melhor é ficar com as janelas abertas sempre que possível. Se você estiver na estrada, entretanto, é muito mais econômico ligar o ar condicionado do que dirigir com as janelas abertas. Isso porque o carro enfrenta menor resistência do ar para se locomover. Portanto, em velocidades acima de 80 km/h, usar o ar-condicionado é o melhor negócio pro seu bolso!

8. Não transforme seu carro em um depósito

Este ponto não tem tanto a ver com a sua direção, mas sim com a quantidade de objetos que você acumula dentro do carro. Cada quilo a mais no porta malas ou no banco traseiro representa mais esforço para seu motor na hora da locomoção e, consequentemente, maior consumo de combustível. Mantenha apenas o básico dentro do carro, o que não for utilizar deixe em casa.

9. Planeje o caminho

Faça o teste: experimente sair sempre com folga de tempo e não apenas seguir os aplicativos com mapas para chegar até o trabalho. Escolha os caminhos com menor trajeto e também com menos curvas e semáforos, sua chance de gastar menos em álcool ou gasolina será muito maior!

10. Subidas e descidas mais econômicas

Para economizar combustível em subidas e descidas, você também pode mudar alguns comportamentos. Na hora de descer, use o freio motor, pois, ao deixar o carro engatado, o movimento das rodas mantém o motor em funcionamento, o que consome combustível.
Já quando tiver que parar em alguma subida, o segredo para economizar é não usar a embreagem para segurar o carro, o que pode danificar peças e sobrecarregar o motor. Utilize apenas o freio!
Mudar a forma como dirigimos nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque estamos habituados a guiar de uma forma que nos deixa seguros e também de acordo com o que nos acostumamos em relação à utilização do carro. Quando o objetivo, entretanto, é economizar e atingir melhor performance com o veículo, vale a pena rever os comportamentos e fazer o possível para mudá-los. Lembre-se o quanto esta redução nos custos com combustível pode ajudá-lo a realizar outros sonhos ou, até mesmo, manter seu carro como um custo vantajoso dentro do seu orçamento pessoal. Você identificou algum comportamento que pode mudar na sua direção para economizar em combustível? O quão fácil será modificá-lo?
Esse texto foi produzido pelo Pegcar, plataforma de compartilhamento de carros entre pessoas que oferece a possibilidade de qualquer pessoa alugar seu carro próprio a condutores interessados, com segurança e praticidade.
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?
]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *