Quando sobra dinheiro no fim do mês, depois de pagar as contas e as dívidas, o ideal é deixá-lo aplicado em algum produto financeiro com boa rentabilidade. Mas muitas pessoas acham que podem precisar daquela reserva a qualquer momento e, por isso, preferem deixar a quantia na caderneta de poupança ou até mesmo guardado em casa. Isso, definitivamente, não é o melhor a se fazer.
É possível investir em produtos com alta rentabilidade, que se convertem em dinheiro vivo de novo rapidamente. O segredo é a liquidez, um conceito simples mas fundamental nas finanças.
A liquidez de um ativo é alta se aquele investimento puder ser facilmente convertido em dinheiro quando você solicitar. Um exemplo: se você tem um apartamento, precisará de muito tempo para vendê-lo e transformá-lo em dinheiro vivo. Ou seja, tem baixa liquidez. Já a poupança, outros produtos de renda fixa e muitos fundos de investimento têm liquidez alta, muitas vezes diária, já que é possível que o valor investido vire dinheiro em sua conta corrente muito rapidamente.
Às vezes, um produto tem alta liquidez, mas baixa rentabilidade, e vice-versa. O ideal é combinar essas variáveis de acordo com o seu objetivo e perfil de investimento. A liquidez é importante em momentos de turbulência ou indefinição de cenário. Quando há forte chance de perdermos o emprego, por exemplo, é fundamental ter as reservas à mão.
Atualmente, o país passa por mudanças no quadro político-econômico e alguns investidores têm procurado produtos com maior liquidez. Para a consultora de investimentos da Órama, Sandra Blanco, as aplicações com alta liquidez atendem às necessidades de curto prazo dos investidores e também à preferência por baixo risco, em qualquer cenário.
Na Órama, há um extenso portfólio de fundos de investimento e produtos com alta liquidez para atender ao seu perfil de investidor e objetivos. Entre esses, Sandra recomenda fundos de alta liquidez, como o JP Morgan Income Class, Órama DI Tesouro Master e o Bozano Top. Todos esses têm prazo de resgate de 1 a 15 dias, e estão disponíveis na plataforma Órama.
Leia também:
– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>
