Como tornar o controle de gastos parte da rotina?

calculate

calculate

É ótimo ver como o salário dura ao longo do mês e ainda contar com uma quantia que resta e, assim, poupá-la. Já imaginou se sua história fosse essa?

O controle de gastos é capaz de trazer essa tranquilidade ao seu dia a dia. Ter noção dos próprios gastos, usar o dinheiro naquilo que é importante para você, não ficar no vermelho e conseguir economizar para realizar aquisições maiores são coisas que podem fazer parte da sua vida. Para conseguir ser controlado com as finanças é preciso aprender como tornar o controle uma atividade rotineira, assim como escovar os dentes.

Quer aprender de vez a controlar os gastos e fazer disso um hábito? Confira o guia a seguir:


Faça uma planilha de gastos

Você já ouviu a frase: “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar?”. Pois bem, se está prestes a tornar o controle de seus gastos como parte de sua rotina, é essencial que você se organize financeiramente com uma planilha de gastos. Ela é uma das melhores maneiras para saber como anda gastando seu salário e visualizar de uma forma mais ampla as suas receitas e os seus custos mensais.

É tanta despesa que muitas vezes nem sabemos com o que gastamos, não é mesmo? A planilha permite que você visualize os seus gastos essenciais e os outros, para que possa saber o destino que dá ao seu dinheiro e avaliar criteriosamente todas as suas despesas. Dessa forma, você planeja seus gastos para o mês seguinte, definindo como gastar e quanto poupar.


Anote todos os seus gastos diários

É comum que as pessoas anotem apenas os gastos maiores, entretanto, para que o controle de gastos possa se tornar um hábito, é importante que você anote até aquelas despesas que você considera irrelevantes. Mas até aquele cafezinho? Sim! E aquele lanchinho da tarde? Também! O importante é registrar tudo que gasta para que tenha um panorama geral. Separe uma parte de sua planilha para esses pequenos gastos e lembre-se: as despesas que você não contabiliza podem ser responsáveis por deixar você apertado no final do mês!

Existe uma forma mais fácil e automatizada de ter essas anotações. Usando uma planilha de gastos online integrada à sua conta corrente, os dados dos gastos vêm diretamente do seu extrato. Simples, rápido e seguro, tudo oferecido pelo GuiaBolso.


Mude seus hábitos

Controlar gastos também é se policiar para não gastar com aquilo que não é tão necessário. Não deixe de fazer o que gosta, mas comece a  trocar opções caras por outras mais baratas algumas vezes. Quer ir ao cinema? Baixe um filme! Está com vontade de comer a lasanha daquele restaurante fino? Tente fazer em casa e até desenvolver uma receita mais gostosa. Quer viajar? Não escolha os feriados e aguarde promoções de passagens e hospedagem para fazer suas reservas.


Lembre-se que cada um tem seu poder de compra, portanto, se adeque ao seu e aprenda a gastar o que pode, sem ficar no aperto!

E aí, pronto para ser uma pessoa totalmente organizada fianceiramente? Quais medidas você costuma utilizar para controlar seus gastos? Comente!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *