Compra consciente: entenda o que isso significa

Woman handing over shopping bag at cash register

banner-GB Woman handing over shopping bag at cash register A cada segundo, estima-se que a Samsung, uma das gigantes de tecnologia mundial, fature mais de US$ 6 mil. Isso significa que em apenas um minuto a empresa ganha mais de US$ 360 mil. Essa receita provem do consumo de clientes e é um padrão que se repete entre as empresas de diferentes segmentos. A população mundial vem consumindo cada vez mais. Com o uso de recursos naturais não renováveis e com a população crescendo a cada ano, não é difícil notar que há um potencial de desequilíbrio nessa relação de consumo. Com isso, uma nova tendência surge com o intuito de quebrar paradigmas: a compra consciente. Se você ainda não está por dentro do que se trata, continue lendo e entenda mais sobre o assunto!

O que é a compra consciente?

A compra consciente é um modelo que se opõe à tendência do consumismo. Em vez de comprar o máximo de coisas quanto possível, mesmo sem precisar delas, a compra consciente busca a reflexão. Nesse sentido, são feitas algumas questões, como: ? A compra que você pretende fazer é necessária e/ou indispensável? ? Você pode pagar por essa compra? ? Há alguma alternativa a essa compra? Assim, substitui-se o modo automático de comprar por comprar por uma reflexão mais intensa de qual é o impacto e a necessidade daquela compra.

Quais são os benefícios da compra consciente?

A compra consciente traz benefícios para quem compra, para o meio ambiente e para a sociedade em geral. Do ponto de vista do indivíduo, uma pessoa que compra de maneira consciente gasta menos dinheiro, se endivida menos e se vê acumulando menos coisas. Isso gera uma vida mais funcional e menos repleta de contas e de itens inúteis. Para o meio ambiente, isso diminui a necessidade de exploração de matéria-prima e diminui a quantidade de lixo produzido. Já para a sociedade, essa compra reavalia e dá novo significado para o poder de compra e de posse, gerando uma relação mais benéfica com o consumo.

Como fazer um compra consciente?

Fazer uma compra consciente exige uma mudança de hábitos, já que se trata de um processo e não de um único momento. Dentre as melhores atitudes para realizar um consumo consciente estão:

Eliminar gastos supérfluos

Nem tudo com o que você gasta é realmente necessário na sua vida. Para uma compra consciente, faça uma avaliação honesta dos seus gastos e descubra o que pode ser eliminado sem prejudicar sua qualidade de vida.

Controlar as movimentações

Gastar de maneira indefinida e sem qualquer controle faz com que você perca a noção de quanto efetivamente está saindo do seu bolso. Por isso, vale a pena fazer um controle de movimentações financeiras com tudo o que entra e que sai do seu orçamento. Na era digital, isso é possível com aplicativos que tornam tudo ainda mais conveniente.

Comprar à vista

Quando você vê o dinheiro saindo do seu bolso, há mais chances de você refletir sobre aquele gasto. O cartão de crédito e outras formas a prazo, por sua vez, podem estimular você a comprar mais do que deveria. Por isso, comece a preferir o pagamento à vista como forma de consumir de maneira mais responsável.

Não gastar mais do que ganha

Com o controle financeiro, fica mais fácil saber exatamente o quanto você tem disponível. Essa informação deve ser traduzida em moderação de gastos, o que significa que, para ser consciente, você não deve gastar mais do que ganha. Isso evita endividamento e, principalmente, a inadimplência.

Não comprar por impulso

Um dos maiores vilões do consumo consciente é o impulso. Não é porque está em liquidação que você precisa, não é porque é novidade que você deve comprar. Em vez disso, reflita o tempo que for necessário antes de fazer a compra para garantir que sua compra seja adequada. A compra consciente traz benefícios para seu orçamento, para sua relação com o consumo e para o meio ambiente. Seguindo essas dicas, vai ficar mais fácil garantir que suas compras sejam responsáveis e abrangentes de seus impactos. Que tal ajudar a espalhar a tendência de consumo com consciência? Então compartilhe nas redes sociais e divida esse post com seus amigos! banner-GB-2 Leia também: – Compare 5 opções de empréstimo pessoal online  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *