Comprei um carro: Como economizar na escolha do seguro

rechner mit auto

Comprar um carro é realmente um divisor de águas na vida de qualquer cidadão. Mesmo com o trânsito complicado das grandes cidades, muitas vezes vale a pena enfrentar as ruas dentro do próprio carro, do que enfrentar os problemáticos transportes públicos. E para que essa alegria não se transforme em dor de cabeça, é preciso proteger o seu automóvel.

Por isso, veja a seguir as melhores dicas para você economizar na escolha do seguro:

insurance car

Pesquise preços

Hoje em dia existem inúmeras opções de seguradoras, inclusive seguros feitos diretamente em agências bancárias. Por isso, pesquisar bastante vai te ajudar a encontrar as melhores opções. Você pode começar fazendo um levantamento simples pela internet e pedir indicações para os amigos. Mas antes de mais nada é preciso ter claro qual é o tipo de seguro que você procura. Para isso anote algumas informações que toda seguradora vai querer saber antes de passar um orçamento:

  • Sua idade e tempo de carteira;

  • Marca, ano e modelo do veículo;

  • Se você possui vaga de garagem ou se o carro ficará na rua;

  • Tipo de cobertura (será completa ou não?);

  • Quem poderá conduzir o veículo? (outra pessoa além de você vai dirigir?).

Muitas cotações podem ser feitas pela internet, de forma bastante rápida, em uma espécie de atendimento automático. Mas conversar com um corretor pode ajudar muito a evitar problemas.

Procure um bom corretor

Procure um corretor em quem possa confiar, ele será seu consultor. Uma pessoa que vai te auxiliar a traçar o seu perfil pessoal detalhado e encontrar a melhor opção de seguro para o seu automóvel. Outro ponto positivo é que este profissional conhece bem o mercado, portanto, suas orientações serão valiosas.

Fique atento aos “benefícios” extras

Algumas modalidades de seguro oferecem ao cliente serviços adicionais que nada tem a ver com a missão principal que é proteger o seu veículo. É até interessante poder acionar um mecânico 24 horas, mas pense se isso é realmente útil.  Portanto, foco no seu objetivo principal. Esse tipo de oferta pode trazer custos agregados, que é justamente o que você não quer.

Pague à vista

Na hora de fechar o contrato, se for possível pague à vista. As corretoras normalmente oferecem um desconto para quem fizer esta opção. Em alguns casos, o valor do abatimento pode não ser muito atraente, mas se você tiver dinheiro em caixa e puder usá-lo, vale a pena. Quem economiza um pouquinho, sempre sai ganhando.

Acumule bônus: seja um motorista exemplar

Lembre-se que após completar 1 ano sem usar o seguro, as corretoras oferecem uma bonificação em forma de desconto. É uma ação de praxe. Portanto, seja cauteloso no trânsito e evite registrar sinistros sempre que puder. Além de contribuir para um trânsito melhor e mais seguro, ações como essa vão garantir economias futuras. No final das contas todo mundo sai ganhando.

Outra dica importante é anotar na sua agenda um lembrete de “renovar seguro” um pouco antes da data do vencimento da apólice. Assim você terá tempo e tranquilidade para fazer novas cotações e quem sabe encontrar outra empresa com valores mais em conta.

E já que falamos em lembrete, não esqueça de deixar seu comentário sobre o assunto. Tem alguma dica que não mencionamos? Compartilhe!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *