Condomínios em São Paulo: aprenda a reduzir despesas

banner-GB

Como diminuir as despesas dom?sticas mensais

Administrar um condom?nio pode n?o ser uma tarefa t?o simples, uma vez que requer muitos cuidados e um pouco de conhecimento de gest?o. S?o muitas as responsabilidades administrativas e financeiras necess?rias para o s?ndico, que v?o desde conservar a boa conviv?ncia entre os cond?minos at? os manter custos e despesas do condom?nio em ordem. As?contas?s?o um ponto crucial na administra??o de condom?nios. Por isso, saber administrar os disp?ndios e diminu?-los sempre que poss?vel ? algo fundamental. Se voc? quer melhorar a situa??o financeira de condom?nios em?S?o Paulo, aprenda a restringir despesas lendo as dicas deste post!

As despesas b?sicas

As despesas b?sicas de um condom?nio abrangem muitos custos iguais aos de uma unidade habitacional individualizada ? como ?gua, luz e limpeza. Alguns condom?nios possuem contas separadas para cada apartamento, mas em outros casos esses servi?os est?o inclusos na taxa de condom?nio, o que torna o s?ndico respons?vel por controlar e pagar tais contas. Para reduzir o valor das despesas b?sicas ? poss?vel utilizar algumas pr?ticas. A primeira ? a conscientiza??o de todos os cond?minos. Incentivar moradores a economizar??gua?e energia nas ?reas comuns ajuda a diminuir o valor total das contas. Mas, al?m disso, ? preciso fazer uso de outras estrat?gias. A limpeza, por exemplo, demanda grande quantidade de ?gua para lavar o pr?dio. Armazenar a ?gua da chuva para essa finalidade auxiliaria a gastar menos com isso, por exemplo. Utilizar l?mpadas mais econ?micas em todo o pr?dio tamb?m ? uma boa forma de economizar?energia el?trica. Optar pelas l?mpadas com sensor de presen?a nas ?reas comuns e de grande circula??o tamb?m ? important?ssimo.

As reformas do condom?nio

Manuten??es e reformas s?o necess?rias em qualquer im?vel, o que pode ser um custo ou at? uma preven??o no caso de condom?nios em S?o Paulo. A manuten??o preventiva ? uma alternativa excelente para evitar problemas futuros ? sendo assim um investimento que ajuda na redu??o de?custos?inesperados. Pedir para um encanador ou bombeiro verificar poss?veis vazamentos periodicamente poder? economizar tanto nas contas de ?gua como tamb?m evitar infiltra??es e grandes reformas. Na cidade de S?o Paulo h? ?timos profissionais do ramo! A boa manuten??o de outros equipamentos tamb?m pode ser cumprida a fim de evitar danos futuros, como nas instala??es el?tricas e nos elevadores. As reformas muitas vezes s?o inevit?veis, diante de imprevistos. A sa?da, nesses casos, ? buscar or?amentos que caibam no caixa?do condom?nio. ? conveniente, por?m, escolher empresas?respons?veis e?reconhecidas no mercado, que usam materiais de qualidade, para n?o precisar refazer a obra por erros.

A contrata??o de servi?os

Para funcionar perfeitamente o condom?nio deve ter pessoas trabalhando com educa??o e afinco: os porteiros, o seguran?a, o zelador e todos os demais. A folha de pagamento, por?m, pode ser uma despesa enorme para as contas do condom?nio, e a solu??o ? tentar otimizar os servi?os. Vale fazer uma avalia??o honesta e adequar o n?mero de funcion?rios ? realidade do local, bem como avaliar um corte ou redu??o de horas extras. Procure contratar pessoas qualificadas para o servi?o e evite a alta rotatividade de funcion?rios, pois isso acarreta em gastos volumosos com verbas rescis?rias, novas contrata??es ? al?m de tempo de adapta??o e treinamento. Se mora em um dos milhares de condom?nios em S?o Paulo, saiba que h? at? um n?mero de funcion?rios indicado para o pr?dio. O quadro ideal de funcion?rios para manter um condom?nio funcionando corretamente ?: um zelador, que cuidar? de verificar os problemas como reparos e manuten??es, tr?s porteiros para dar conta de todos os turnos, e uma pessoa para cobrir o descanso dos outros e poupar horas extras. ? preciso ao menos um faxineiro para limpar as ?reas comuns, lembrando que ser? preciso tamb?m ter verba para comprar os produtos e acess?rios para tal higieniza??o. Alguns condom?nios terceirizam o servi?o com empresas especializadas na capital paulista. Considere essa alternativa! Pronto! Essas s?o algumas sugest?es para reduzir as despesas de condom?nios em S?o Paulo. Voc? conhece outras maneiras? Deixe seu coment?rio!

banner-GB-2

Leia tamb?m: ??Compare 6 op??es de empr?stimo pessoal online ??As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro ??Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online? ??Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *