Confira as previsões para a economia brasileira em 2013

economia-brasileira-1

As notícias sobre as previsões para o desenvolvimento da economia brasileira em 2013 continuam otimistas, mesmo se nem todos os dados são concordantes. Alguns analistas apontam crescimento maior, outros menor, mas todos indicam que o motor arrancou depois da pane de 2009 e está acelerando. previsoes economia brasileira 2013Naturalmente, o mais otimista é o ministro da Fazenda, Guido Mantega, cujas previsões para o crescimento superam os 4%. Mantega confia nas medidas já tomadas, como a construção de rodovias que farão cair o custo de transporte. Ele aponta também a confiança dos investidores externos numa economia em crescimento quando as perspectivas internacionais não são as melhores. O Banco Central reduziu as taxas de juro para a mínima histórica de 7,25%, com o objetivo de fazer crescer o investimento. Os investidores externos devem voar para cá antes mesmo dos fãs que chegam para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Assim esperamos. ministro guido mantegaMas há sempre o outro lado da moeda. Outros analistas apontam que o crescimento será bem menor que 4% e que a posição do Brasil enquanto receptor de investimento do exterior perde na comparação com outros países da América Latina.

Na verdade, a confiança na economia brasileira e o clima geral de otimismo, reforçado pela aproximação dos grandes eventos de 2014 e 2016, são os principais fatores que levam as previsões a se manterem em alta. E isto apesar dos riscos externos que foram o principal fator das incertezas em 2012. As notícias vindas da União Europeia ainda não são as melhores.

previsoes economia brasileiraUma coisa é certa: mais depressa ou mais devagar, o Brasil ultrapassou os problemas que vieram dos Estados Unidos no fim de 2008 e continua dando certo!]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *